"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

sábado, 29 de maio de 2010

I Sarau da EJA

















Um momento de encantamento, assim posso traduzir o I Sarau da Educação de Jovens e adultos das escolas Otton, F. Barbosa, Diretor José de Godoy Roseira e Regina Pompéia Pinto, sob orientação da coordenadora pedagógica Renata de Castro Camargo e Diretoria municipal de Educação, Esportes e Lazer.

Para que este sarau pudesse acontecer foram semanas de idealização, preparação, convencimento da equipe e dos alunos.
Ao convidar minha amiga Rita Elisa Seda e seu esposo Wilson, grande companheiro dela de todas as horas, casal que admiro, minha alegria foi intensa e realmente percebo que " amigos são anjos sem asas", que delícia tê-los comigo no sarau,que privilégio, sei de tantos compromissos que possuem e reservaram um tempinho para mim, tempo muito precioso, nossa queria poder ter retribuído melhor a presença deles!

Na hora do almoço do dia 27 de maio fui para a biblioteca municipal arrumar a sala para o sarau, estava fechada, ao esperar para abrir, apareceram duas pessoas especiais: Max e Adilson.Max é o guia do atleta deficiente visual Adilson, com eles pude conhecer um projeto especial que estão desenvolvendo para deficientes se tornarem atletas, me apaixonei pela ideia, conversamos muito e os convidei para partciparem do sarau e contarem sobre o trabalho deles à todos,em especial aos alunos da Escola Regina Pompéia, que trabalham na Canção Nova e são dficientes auditivos e assim acreditando que nada é por acaso, após a apresentação dos alunos que cantaram uma música em libras, lindamente, o Adilson falou sobre sua história de vida , os alunos ficaram empolgados com o convite, espero, torço para que dê tudo certo!


O encontro realizou-se na noite do dia 27 de maio de 2010, na Biblioteca Municipal de Cachoeira Paulista, contando com presenças muitos especiais como da diretora adjunta de educação Gilse, a supervisora Maria Laura. , a coordenadora pedagógica Rita,qurida amiga, o atleta Adilson e seu guia Max, o Cristiano da imprensa, a Andressa assessora do vereador Zé Ritinha e sua amiga Renata e a autora de livros Rita Elisa Seda e seu esposo Wilson, que premiaram os participantes com livros, blocos de anotações e marcadores de páginas.
Estavam também presentes da escola Otton:a diretora Therezinha, a vice-diretora Sília, o coordenador Kélvius e a professora Rosa. Da escola Regina Pompéia: a diretora Valdirene, coordenadora Marlene, a intérprete Sílvia e a profesora Rosângela.Da Escola Diretor José de Godoy Roseira, a diretora Rosa, a vice-diretora Cláudia, a professsora Adriana e o esposo da Rosa, Jairo, que tocou violão acompanhando a apresentação dos alunos, mostrou uma composição de sua autoria e falou lindamente.

Tivemos apresentações de poemas, músicas e danças!Houve momentos de muita emoção, divertimento, conhecimento... só sei que não dava vontade de terminar... estava muito bom...


Este evento ficará marcado para sempre no coração de todos os participantes, foi um resgate da paixão pela literatura e pela ideia de que os “ livros são um alimento para a alma”.

Mais do que especial foi para mim desenvolver este sarau, que só foi possível com o apoio de todos, além do resgate da literatura, me fez fazer e rever amigos e parceiros, me animar mais, me sentir gratificada, com vontade de fazer diferença na sociedade, espero continuar.... espero muito...

terça-feira, 18 de maio de 2010

Festa em comemoração ao dia das mães








A Festa em comemoração ao dia das mães no bairro do Jataí, foi pura alegria, emoção e descontração!
É sempre muito gostoso estar nesta escola tão querida e ver a dedicação e carinho de toda a equipe escolar e dos educandos!
A coordenadora Renata e a diretora Jamilla, aproveitaram a ocasião para contar aos pais e equipe escolar, sobre o Programa Escola Ativa entregando inclusive o material pedagógico recebido e falou também sobre o projeto " escola em ação", em que nossa equipe se chama " Jatái" em homenagem ao bairro.
" Já tá i" a hora de nos unirmos por uma educação de qualidade!Estamos batalhando por isso!
Nós visitamos também a mina e a horta da escola e eu conheci a árvore do Jataí! Que delícia!

Convite ao I Sarau da EJA-2010

Poesia é brincar com palavras como se brinca com bola, papagaio, pião. Só que bola, papagaio,pião de tanto brincar se gastam. As palavras não: quanto mais se brinca com elas mais novas ficam. Como a água do rio que é água sempre nova. Como cada dia que é sempre um novo dia. Vamos brincar de poesia?

Assim eu vejo avida!

O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificarMinha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vidae delas me sirvo
Aprendi a viver.


Sarau: é toda aquela reunião festiva entre amigos, onde ouve-se música, , lê-se trechos de livros, faz-se poesia! Onde a gente soma conhecimentos e delícias, onde a gente descobre junto e vivencia!
A EJA vai realizar um Saraupara exercitar sua arte.Verso bom ou verso mau,não importa, tudo serve!
O importante é compartilhar,
Sorrir, se encantar,
Você só não pode é
deixar de participar!


Nosso Sarau realizar-se-à na Biblioteca Municipal do Município, no dia 27 de maio de 2010, às 18h30.
A Educação de Jovens e Adultos de Cachoeira Paulista aguarda sua visita, temos o prazer de ensinar e de aprender!



Responsáveis:

Diretoria Municipal de Educação, Esportes e Lazer- DEEL

Renata de Castro Camargo, Coordenadora Pedagógica da EJA

Professora Rosa Maria Caetano A. Moreira, responsável pelos alunos da EMEF “ Otton Fernandes Barbosa”.

Professora Adriana Aparecida Assunção, responsável pelos alunos da EMEIEF “Dir. José de Godoy Roseira”

Professora Kellen Roberta de Paula S. Candido, responsável pelos alunos da EMEF” Regina Pompéia Pinto”.

Receitinha de Sarau


Receitinha de Sarau


Um sarau (do latim seranus, através do galego serao) é um evento cultural ou musical realizado geralmente em casa particular onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura e teatro.Evento bastante comum no século XIX que vem sendo redescoberto por seu caráter de inovação, descontração e satisfação. Consiste em uma reunião festiva que ocorre à tarde ou no início da noite, apresentando concertos musicais, serestas, cantos e apresentações solo, demonstrações, interpretações ou performances artísticas e literárias. Vem ganhando vulto por meio das promoções dos grêmios estudantis e escolas.
Esta “receita” é apenas uma possibilidade de acontecer de um sarau, já que não existem (felizmente) modelos oficiais a serem seguidos rigorosamente.
Resultado de muitos saraus realizados em várias e distintas localidades brasileiras ,é como uma receita de bolo que a vovó faz com muito carinho e, mesmo sem saber as quantidades exatas ou tempo de forno, fica sempre gostoso!
Nesta receita, o sarau começa sempre com a escolha de um casal de mestre de cerimônia, um homem e uma mulher escolhidos sem antecedência. Essa é uma pitada especial. O casal é escolhido pelo padrinho ou madrinha do sarau,(padrinho ou madrinha é a pessoa que ofereceu o sarau, aquele que é dono da casa ou responsável pelo espaço ou atividade) e referendado pelos participantes através de uma salva de palmas ou outra aclamação. Depois de aclamados, o casal recebe uma flor ou buquê -para a mulher – e um chapéu – para o homem. Flor e chapéu embelezam o sarau e identificam o casal que cuidará para que tudo saia bem. Os mestres precisam ser bem escolhidos entre os presentes, pois levarão as atividades até o fim e têm a tarefa de animar a todos fazendo com que participem e se apresentem.
Depois da escolha, o padrinho se junta ao restante do grupo e os mestres iniciam o pedido de bênçãos que servem para iluminar filosófica e poeticamente a atividade do sarau.
O primeiro pedido é dos mestres de cerimônia.
Terminada a acolhida, é hora de aquecer voz e coração. Todos são convidados a cantar alguns versos de canções conhecidos. Que começa são os mestres de cerimônia que iniciam (puxam) uma canção sem necessidade de acompanhamento instrumental. Não é preciso, nem recomendável, que se

cante toda a canção, apenas alguns versos. Também é bom que a música escolhida seja conhecida para favorecer que os participantes acompanhem com alegria e realmente possam se aquecer. Depois de alguns versos, passa-se a música pra frente, ou seja, a mestre joga a flor ou buquê para alguém escolhido. A pessoa que recebe o buquê começa (puxa) – imediatamente -, outra música e também canta apenas alguns versos e também passa pra frente e assim sucessivamente.
O aquecimento é sempre muito gostoso, pois os participantes precisam lembrar de uma canção e tentar ser acompanhado. Caso o sarau tenha muitos participantes, o aquecimento pode ser feita em duplas ou trios, o importante é que todos cantem um pouquinho para realmente aquecer e colocar sua memória poética-musical em alerta.
Todos devidamente aquecidos, os mestres preparam o enredo-programação do sarau. Trata-se agora de anotar nomes das pessoas que se apresentarão e suas atividades: música, poesia, contação de história, anedota, dança. Os mestres devem fazer uma programação bem organizada buscando alternar as atividades. Caso aconteça de poucos se inscreverem, cabe aos mestres incentivar o grupo, chamando para a atividade.
Enquanto os mestres organizam as apresentações, pode-se colocar música para dançar, poetas declamando em CDs ou vídeos ou outra programação que os mestres criarem.
Os participantes vão se apresentando de acordo com a programação feita pelos mestres até o fim da lista.
Dicas:
Levar para o sarau livros ou textos soltos de poesia. Alguns participantes podem ficar com desejo de declamar, mas talvez não se lembrem de nenhum verso, então poderão recorrer ao arsenal trazido. Quanto mais contagiante forem os mestres de cerimônia e as apresentações, mais pessoas ficarão com desejo de participar.
Dança combina muito com sarau, e, em geral, as pessoas têm pouca oportunidade de dançarem juntas em tempos modernos. Valsas, maxixes, lundus e modinhas que relembram os saraus antigos dão um toque de leveza e cadência aos encontros poéticos.
Aproveitar o espaço para outras atividades literárias: a troca e empréstimo de livros, o varal de textos inéditos, homenagem a algum poeta especial, etc.
Procurar fazer saraus rotineiros: o grupo estará sempre mais á vontade e cada vez aprendendo e participando com mais energia, levando seus textos e se esmerando na atividade.
Os saraus estão voltando! Muitos leitores e amantes da poesia estão reunindo amigos, alunos e públicos em geral para essa atividade que já estava sendo esquecida.

Fonte: Letras de Luz.



Que o I Sarau da EJA inspire muitos outros!!!!

Renata de Castro Camargo
Coordenadora Pedagógica da EJA
Cachoeira Paulista, maio de 2010.

domingo, 2 de maio de 2010

Projeto de trabalho da coordenação pedagógica

EMEF “Dr. Evangelista Rodrigues”

Coordenadora Pedagógica: Renata de Castro Camargo
Município: Cachoeira Paulista.
Clientela: Alunos do 1º ao 5ºAno, Classes Especiais e escola vinculada ( Escola do Campo)- EMEF “ Antonio Benedicto Hummel”
Ano: 2010


Projeto: Coordenando pedagogicamente a educação no dia a dia da escola

Justificativa

A EMEF “Dr. Evangelista Rodrigues”, é uma escola municipal, situada no centro do município de Cachoeira Paulista, recebe alunos de todos os bairros, provenientes de diferentes classes sociais e culturais.
Este projeto se justifica na necessidade de elaborar planos de ações que colaborem com a formação continuada dos educadores, estabeleça parcerias com a comunidade, exerça-se a gestão democrática e permita o sucesso no processo de ensinoaprendizagem dos educandos.

Objetivos

- Exercer uma gestão democrática;
- promover a formação continuada da equipe escolar;
- desenvolver a autoestima dos professores, funcionários e educandos;
- enriquecer o processo de ensinoaprendizagem;
- estabelecer parcerias com a comunidade e órgãos externos;
- conquistar o apoio da família;
- desenvolver nos educandos os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais;
- despertar o interesse, criatividade e autonomia dos educadores e educandos.

Conteúdos

_ Formação Continuada para a equipe escolar.
_ Análise dos semanários, cadernos , materiais dos alunos e visitas às salas.
_ Análise de relatórios, mapas de classes e outros documentos.
_ Uso de bilhetes, cartazes e cartões como estímulo à leitura, criatividade, desenvolvimento da autoestima.
_ Orientações Individuais à equipe de educadores.
_ Formação da equipe gestora.
_ Estabelecendo parcerias.
_ Formação continuada através do Blog e email.
_ Atividades da coordenação pedagógica com os educandos.
_ Equipe de Apoio à Educação Especial - EAEE.
_ Organização dos documentos pedagógicos.
_ Escola Ativa.



Metodologia

1-Formação continuada nos HTPCs :

As pautas dos HTPCS terão espaços para o “Cantinho das Informações”, com registros de novas leis publicadas, livros e outros materiais recebidos na escola, haverá a
“Agenda da Coordenação”, para que o professor tome ciência dos passos, compromissos da mesma, e também a “ Agenda da Escola”, para que a equipe possa se organizar e preparar para os eventos ocorridos ao longo do ano. Este espaço se justifica, pois, muitas são as atribuições, novidades e ações a serem desenvolvidas e necessita-se de um instrumento de registro. É também um documento da escola, comprovando que todas as informações foram repassadas aos interessados.
Haverá também a “troca de experiências”, em que os professores poderão trocar ideias, materiais, anseios, angústias e conquistas. Todos os projetos, eventos e ações da escola são decididos em conjunto com a equipe escolar.
A “Formação Continuada” será desenvolvida através de estudos de textos variados, materiais dos alunos, análise de relatórios e outros documentos, vídeos, palestras, oficinas e outros.

1.1-Lista de temas para a Formação Continuada:

Regimento Escolar do Município.
Trabalho com produção de textos.
O uso da sondagem como forma de orientar o processo de ensinoaprendizagem.
Programa Ler e Escrever.
Letramento.
Uso da Nova Ortografia.
Trabalho com resoluções de problemas.
Inteligências múltiplas.
Trabalho com desafios.
Uso de autódromo e outros recursos como avaliação da aprendizagem.
Instrumentos de avaliações.
Oficina de Tangram.
Oficina de Leitura.
Importância da saúde física e mental.
Saúde do professor.
Importância da inclusão.
Desenvolvimento de valores.
Leis educacionais.
Dificuldade de Aprendizagem.
Dinâmicas de grupos.
Jogos Pedagógicos.
Ensino da História, Geografia e Ciências de forma lúdica, contextualizada e atualizada.
A educação Física no contexto Escolar.
Importância do fazer artístico.
Recursos pedagógicos.
História e cultura indígena e afro-brasileira.
Educação Emocional.
Psicomotricidade.
Atualidades.



2- Análise dos semanários, cadernos , materiais dos alunos e visitas às salas.

Todas as segundas-feiras, os semanários dos professores são vistados, a partir deste são sugeridas atividades a serem desenvolvidas de acordo com a necessidade de cada classe.
Regularmente os cadernos, pasta de avaliações e outros materiais dos alunos são carimbados pela coordenação pedagógica na sala durante as aulas dos professores e os resultados das observações são registrados em pasta própria.


3- Análise de relatórios, mapas de classes e outros documentos.

A prática do registro do desenvolvimento do processo de ensinoaprendizagem é realizada através de relatórios (início, término do primeiro semestre, final do ano e outros casos solicitados), estes são comparados, analisados e servem como instrumento de tomada de atitudes da direção, coordenação e professores, permitem a intervenção nos casos de dificuldades de aprendizagem, necessidades de encaminhamentos à psicóloga, fonoaudióloga, neurologista, oftalmologista, conversa com a família e outros.
Os mapas das classes são analisados, observando-se o progresso ou não de cada aluno e as possíveis intervenções a serem realizadas. Este mapa é enviado à Diretoria Municipal de Educação que traça um perfil dos níveis das hipóteses de escrita de todo o município. A maioria das sondagens é realizada pela coordenação da escola, juntamente com os professores.
No caso de alunos dos primeiro ao terceiros anos e classes especiais são realizadas sondagens através da lista do campo semântico, além de sondagens de conhecimentos do alfabeto, idade, cores, números e noção de tempo. Os alunos dos quarto ao quinto anos são realizadas avaliações diagnósticas através da reescrita, interpretação oral e escrita de textos,resoluções de problemas e conhecimento das operações matemáticas.

4- Uso de bilhetes, cartazes e cartões como estímulo à leitura, criatividade, desenvolvimento da autoestima.

Através de bilhetes espalhados pela escola com desafios aos educandos, funcionários e professores, e consequente entrega de prêmios, pretende-se estimular a leitura e a percepção da importância de estar atento a tudo à nossa volta.
Cartazes e cartões de reconhecimento do trabalho dos funcionários, educadores e educandos serão espalhados pela escola, considerando a fundamental necessidade de valorização da pessoa e desenvolvimento da autoestima.

5- Orientações Individuais à equipe de educadores.

Nos horários vagos dos professores regulares (enquanto os alunos estão em aula de Educação Física, Arte ou outros), a coordenação pedagógica oferece orientações aos professores de acordo com a necessidade, através de sugestões de atividades, análise de semanários, atividades diagnósticas dos educandos e de relatórios e outros. É traçado um perfil da classe e das necessidades de cada aluno, os avanços, interesses, dificuldades e facilidades e possíveis ações da escola e da família.
São promovidos encontros entre professores de classes em comum ou com interesses e necessidades semelhantes para troca de experiências.
São elaborados CDs com atividades pedagógicas e fornecidos como subsídio para o trabalho dos professores.

6- Formação da equipe gestora.

A equipe gestora mantém um grupo de estudos entre direção e coordenação da escola e de outras instituições, para troca de experiências e formação continuada.
Regularmente há reuniões para elaboração de planos de ações, reconhecimento das realidades da escola, organização de eventos e outros.
A equipe também participará de seminários, oficinas, cursos , formação com as supervisoras da DEEL.

7- Estabelecendo parcerias.

A coordenação da escola estabelecerá parcerias com outras instituições de ensino do município que já atendem a clientela da escola, como o Lar de Assistência ao Menor( LAM), PROGEM e Casa do Amigo, afim de estender o atendimento, trocar experiências, desenvolver projetos educativos.
Estabelecerá parcerias com a Promoção Social, Conselho Tutelar, Postos de Saúde, Vigilância Sanitária, Secretaria de Cultura e outros a fim de oferecer atendimento a alunos e famílias, palestras, orientações, eventos etc.
Outras parcerias serão estabelecidas a fim de permitir enriquecer o processo de ensinoaprendizagem.

8- Formação continuada através do Blog e email.

A coordenação pedagógica possui um blog(http:// coordenadorarenata.blogspot.com) em que é utilizado também como um instrumento de formação continuada, através da postagem de mensagens, reflexões, momento de lazer e relaxamento, acesso a outros blogs e sites interessantes, entre outros.
O email é utilizado como veículo de troca de informações, atividades e formação continuada. Além de ser uma forma de economia de papel, tinta e um apoio ao meio ambiente.

9- Atividades da coordenação pedagógica com os educandos.

_ Desenvolvimento de simulados das provas externas, como Prova, Provinha Brasil e Saresp.
_ Realização de atividades diagnósticas.
_ Orientações individuais (pedagógica, afetiva, social e outras).
_Envolvimento em projetos da sala de aula, como troca de cartas, desenvolvimento de experiências científicas e outros.

10- Equipe de Apoio à Educação Especial - EAEE.

Este grupo da EAEE é formado pela direção, coordenação, psicóloga, professores das classes especiais e recursos da escola. Se reúnem de quinze em quinze dias para tratar do desenvolvimento dos alunos atendidos nestas classes e alunos inclusos.
O grupo oferece apoio aos professores das classes regulares do município que possuem alunos inclusos.
Desenvolve oficinas de inclusão e valores, e, é responsável pelo censo inclusivo das escolas municipais de Cachoeira Paulista.
Realiza ações de apoio à família, através de conversas, encaminhamentos a atendimento especializados e à projetos sociais.

11- Organização dos documentos pedagógicos.

Toda a documentação da escola, que formam o histórico pedagógico dos educandos são organizados em pastas específicas, o que permite o fácil acesso e análise dos mesmos.
Algumas destas pastas são:
_ Salas de Recursos.
_ Classes Especiais.
_ Mapas de Classes.
_ Projetos.
_ Relatórios.
_ Avaliações internas.
_ SARESP.
]_ Provinha Brasil.
_ Eventos Escolares.
_ Formação continuada.
_ Sugestões de Atividades.
_ Oficinas Pedagógicas.
_ Escola Ativa.

12-Projeto Chá em família

Projeto idealizado pelo setor de psicologia, em que direção, coordenação e psicóloga, reúnem os pais em momentos descontraídos, para orientações, reflexões, congratulações e outros.
São realizadas também orientações individuais aos alunos e pais que necessitam do apoio da escola.

13- Escola Ativa

A equipe gestora e professora da escola vinculada receberão formação ao longo do ano a respeito do Programa Escola Ativa, destinado às escolas do campo. As atividades propostas nestes encontros serão desenvolvidas na escola.
Além disso, a coordenação faz visitas à escola, analisando o processo de ensinoaprendizagem, e, todos os conteúdos mencionados neste projeto serão também desenvolvidos nesta escola.

Avaliação

A avaliação será realizada através de autoavaliação, observações constantes, registros,reflexões, relatórios e conversas com toda a equipe escolar e supervisão do município.

Cachoeira Paulista, 30 de março de 2010.

_________________________________

Renata de Castro Camargo
Coordenadora Pedagógica