"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Visita dos alunos de Recursos
























































Gostaria de relatar que no 28 de setembro, tivemos uma atividade muito rica e prazerosa: os alunos da sala de Recursos Multifuncionais da EMEF “ Dr. Evangelista Rodrigues” foram visitar os alunos da EMEF " Antonio Benedicto Hummel", bairro do Jataí.





Os alunos do Evangelista, cantaram, dançaram , apresentaram teatro e os alunos do Jataí mostraram a mina, as árvores, a horta. Jogaram bola,almoçaram juntos. Um pode reconhecer, respeitar e valorizar a realidade do outro e ficaram muito alegres. Eu fui junto com a Iva e a professora Jozinéia, que aliás arrasou no papel de dona Baratinha e que conseguiu valorizar as habildades de cada aluno!Fomos muito bem recebidos pela professora Jacqueline, a funcionária Patrícia e os doces caseiros Joel e Sílvia e claro as crianças sempre queridas!! Amo estas escolas!





Ao final a diretora Jamilla parabenizou à todos!





Aluna

Este poema nos foi passado para reflexão. Quiça eu não tenha uma aluna dessas. Quero sempre fazer mais pelos meus educandos e meus professores:

Aluna


Conservo-te o meu sorriso
para, quando me encontrares,
veres que ainda tenho uns ares
de aluna do paraíso...

Leva sempre a minha imagem
a submissa rebeldia
dos que estudam todo o dia
sem chegar à aprendizagem...

- e, de salas interiores,
por altíssimas janelas,
descobrem coisas mais belas,
rindo-se dos professores...

Gastarei meu tempo inteiro
nessa brincadeira triste;
mas na escola não existe
mais do que pena e tinteiro!

E toda a humana docência
para inventar-me um ofício
ou morre sem exercício
ou se perde na experiência...


Cecília Meireles

Módelo I- questões para reflexão

Estas são algumas questões propostas no modulo I da pós, para refletirmos:

Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação I, II:

Unidade 1:
1- Para você o que é conhecer?
2- De que depende este conhecimento?
3- Como nasce o conhecimento? Como se desenvolve ?
4- O que já vem pronto? Dado da natureza?
5- O que se ensina e se aprende, através do meio?

Unidade 2:
1-Como tratar a função da escola quando esta se encontra em condições desfavoráveis?
2- A queixa existencial gira em torno de baixa remuneração, desvalorização profissional...com então, a escola vai realmente se sentir feliz na tarefa de educar?
3- Será que a queixa dos profissionais da Educação, é um hábito que perpetua durante décadas?
4- Então se tudo não ocorre como a maioria dos professores espera, porque continuar na carreira do magistério?
5- Será a formação do professor uma comodidade de não ter tido oportunidade de alçar outros vôos profissionais?
6- Existe ainda a ilusão de que ensinar é transmitir conhecimentos?
7- Hoje, todos têm realmente vocação para o Magistério?
8-Os profissionais da educação conhecem a respeito do desenvolvimento intelectual, psíquico e afetivo os alunos?

1-Em que medida a escola tem presente o papel decisivo no auto conhecimento de seus alunos?
2-A escola valoriza os diversos tipos de inteligências ou prioriza alguns?
3- Que alternativas a escola vem buscando para ajudar os alunos que se consideram pouco inteligentes e que assim têm baixa autoestima por não aprenderem no mesmo ritmo da maioria dos alunos?

Unidade 4:
1- Poderá o professor educar se não acreditar no seu aluno?
2- Poderá o aluno aprender se não acreditar em quem o educa?
3- O que ocorre com a imagem do professor ? Qual o papel do professor nos próximos anos?

Disciplina Gestão escolar I, II:
Unidade 3:
1- Quais são os fatores determinantes da escola pública?
2- A escola deve ser para todos ou para a elite?


1- Quais são os determinantes sociais , políticos e econômicos da educação pública?
2- Qual é o perfil que a escola deve formar de acordo com as exigências contemporâneas?
3- Qual é a função social da escola na sociedade contemporânea?

Complete formando um poema:
Eu queria ser:

Sonho para
Flor para
Esperança para
Amizade para
Natureza para
Mistério para
Conquista para
Escola para
Jogo para
Remédio para
Mel para
Coração para
Alimento para
Educação para

Que tal completar este poema?

sábado, 25 de setembro de 2010

O vestido azul


Na pós-graduação, escutamos esta história que é conhecida, mas que devemos sempre nos lembrarmos dela e tentar vivê-la de alguma forma. Na hora me lembrei de você professor e no que está tentando fazer por seus alunos, na resposta que vem buscando para mudar a realidade de sua classe: achei a resposta- não adianta forçar, ir à fonte do problema, este é muito complexo, não se consegue atingir , é preciso conquistar nossas crianças, acreditar nelas, ir devagarzinho colocando o “ vestido azul”...

O Vestido Azul

Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela freqüentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança quase sempre se apresentava suja. Suas roupas eram muito velhas e maltratadas. O professor ficou penalizado com a situação da menina. "Como é que uma menina tão bonita, pode vir para a escola tão mal arrumada?". Separou algum dinheiro do seu salário e, embora com dificuldade, resolveu lhe comprar um vestido novo. Ela ficou linda no vestido azul. Quando a mãe viu a filha naquele lindo vestido azul, sentiu que era lamentável que sua filha, vestindo aquele traje novo, fosse tão suja para a escola. Por isso, passou a lhe dar banho todos os dias, pentear seus cabelos, cortar suas unhas. Quando acabou a semana, o pai falou: "mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more em um lugar como este, caindo aos pedaços? Que tal você ajeitar a casa? Nas horas vagas, eu vou dar uma pintura nas paredes, consertar a cerca e plantar um jardim." Logo mais, a casa se destacava na pequena vila pela beleza das flores que enchiam o jardim, e o cuidado em todos os detalhes. Os vizinhos ficaram envergonhados por morar em barracos feios e resolveram também arrumar as suas casas, plantar flores, usar pintura e criatividade. Em pouco tempo, o bairro todo estava transformado. Um homem, que acompanhava os esforços e as lutas daquela gente, pensou que eles bem mereciam um auxílio das autoridades. Foi ao prefeito expor suas idéias e saiu de lá com autorização para formar uma comissão para estudar os melhoramentos que seriam necessários ao bairro. A rua de barro e lama foi substituída por asfalto e calçadas de pedra. Os esgotos a céu aberto foram canalizados e o bairro ganhou ares de cidadania. E tudo começou com um vestido azul. Não era intenção daquele professor consertar toda a rua, nem criar um organismo que socorresse o bairro. Ele fez o que podia, deu a sua parte. Fez o primeiro movimento que acabou fazendo que outras pessoas se motivassem a lutar por melhorias. Será que cada um de nós está fazendo a sua parte no lugar em que vive? Por acaso somos daqueles que somente apontamos os buracos da rua, as crianças à solta sem escola e a violência do trânsito? Lembremos que é difícil mudar o estado total das coisas. Que é difícil limpar toda a rua, mas é fácil varrer a nossa calçada. É difícil reconstruir um planeta, mas é possível dar um vestido azul. Há moedas de amor que valem mais do que os tesouros bancários, quando endereçadas no momento próprio e com bondade
Autor Desconhecido
Quiçá possamos todos fazer a nossa parte, acreditar que é possível, acreditar na transformação nossa e do outro! Vamos tentar!






Salário Educação

SALÁRIO EDUCAÇÃO
Como foi falado sobre este assunto na pós , resolvi postar aqui , para estudarmos sobre este assunto mais a fundo:

O Salário Educação é uma contribuição social prevista no art. 212, § 5º, da Constituição Federal. O recurso serve de fonte adicional de financiamento do ensino fundamental público. O Decreto 6.003/2006 trouxe novas regulamentações na arrecadação e aplicação dos recursos do salário-educação.

São contribuintes do salário-educação as empresas em geral e as entidades públicas e privadas vinculadas ao Regime Geral da Previdência Social, entendendo-se como tais, para fins desta incidência, qualquer firma individual ou sociedade que assuma o risco de atividade econômica, urbana ou rural, com fins lucrativos ou não, bem assim a sociedade de economia mista, a empresa pública e demais sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público, nos termos do art. 173, § 2o, da Constituição Federal.
Entende-se por entidade pública a sociedade de economia mista, a empresa pública, bem assim as demais sociedades instituídas e mantidas pelo poder público, nos termos do art. 173, § 2º, da Constituição Federal.



ALÍQUOTA

A alíquota é de 2,5%, incidente sobre o valor total das remunerações pagas ou creditadas a qualquer título, no mês, aos empregados.

ISENÇÕES

Estão isentos da contribuição:

A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, bem como suas respectivas autarquias e fundações instituídas e mantidas pelo poder público.
As instituições públicas de ensino de qualquer grau.
As escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, devidamente registradas e reconhecidas pelo competente órgão de educação, e que atendam ao disposto no inciso II do art. 55 da Lei no 8.212, de 1991.
As organizações de fins culturais que, para este fim, vierem a ser definidas em regulamento;.
As organizações hospitalares e de assistência social, desde que atendam, cumulativamente, aos requisitos estabelecidos nos incisos I a V do art. 55 da Lei 8.212, de 1991.



Para obter a íntegra do presente tópico, atualizações, exemplos e jurisprudências, acesse Salário Educação, no Guia Trabalhista On Line
Fonte:

Minha pós graduação 2010

Hoje iniciei meu primeiro módulo na Pós-graduação em Supervisão,Orientação e Inspeção Escolar, pela Sociesc, umaEAD, não é tão distante assim, pois, o pólo é em frente à minha casa, brincadeirinha....que bom só atravessar a rua e estudar e continuar em casa estudando no ambiente virtual.
Quem me conhece sabe que gosto de compartilhar conhecimentos, portanto, hoje inauguro este marcador no meu blog, no qual irei postando um pouquinho do que eu estiver aprendendo , minhas impressões, pesquisas... e tudo o que for surgindo. Estou muito empolgada, que delícia estudar novamente, trocar experiências, parar para refletir, relembrar, conhecer, reconhecer, pesquisar, agir!
Um pouco da EAD- Sociesc:
"É um núcleo de ensino que integra uma nova unidade de educação da SOCIESC, disponibilizando cursos nas mais diferentes áreas. A Educação a Distância Tupy garante ao aluno acesso à educação de qualidade, com modernos recursos didáticos, possibilita a autoaprendizagem, diminuindo distâncias e abrindo novas formas de conhecimento.
Há mais de 50 anos, a SOCIESC desenvolve cursos sob o compromisso de quem é uma organização de excelência e referência em educação e tecnologia.
O objetivo é difundir a educação para todos, proporcionando crescimento e reconhecimento de forma significativa e sustentada, com responsabilidade social e buscando a valorização das pessoas."
Fonte:http://www.sociesc.com.br
O que é EAD:
Educação a distância (EaD, também chamada de teleducação), por vezes designada erradamente por ensino à distância é a modalidade de ensino que permite que o aprendiz não esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem, assim como, permite também que faça seu auto estudo em tempo distinto. Diz respeito também à separação temporal ou espacial entre o professor e o aprendiz.
A interligação (conexão) entre professor e aluno se dá por meio de tecnologias, principalmente as
telemáticas, como a Internet, em especial as hipermídias, mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax, o celular, o iPod, o notebook, entre outras tecnologias semelhantes.
A EaD caracteriza-se pelo estabelecimento de uma comunicação de múltiplas vias, suas possibilidades ampliaram-se em meio às mudanças tecnológicas como uma modalidade alternativa para superar limites de tempo e espaço. Seus referenciais são fundamentados nos quatro pilares da Educação do Século XXI publicados pela UNESCO, que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.[7]
Assim, a Educação deixa de ser concebida como mera transferência de informações e passa a ser norteada pela contextualização de conhecimentos úteis ao aluno. Na educação a distância, o aluno é desafiado a pesquisar e entender o conteúdo, de forma a participar da disciplina.


Fonte:http://pt.wikipedia.org/

terça-feira, 21 de setembro de 2010

A árvore dos amigos

Em homenagem ao dia da árvore postei duas mensagens :
A àrvore dos amigos
Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro.A todas elas chamamos de amigos. Há muitos tipos de amigos. Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles. O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e mãe. Mostram o que é ter vida. Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós. Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e desejamos o bem.Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar o nosso caminho. Muitos desses denominados amigos do peito, do coração. São sinceros, são verdadeiros e nos trazem muitas alegrias.Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora. Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos pertos.Falando em perto, não podemos esquecer dos amigos distantes. Aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra, sempre aparecem novamente entre uma folha e outra.O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdemos algumas de nossas folhas.Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações. Mas o que nos deixa mais feliz é que os que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria através das lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam o nosso caminho.
Desejo a você, folha de, minha árvore. Paz, Amor, Saúde, Sucesso, Prosperidade.Hoje e sempre . . . Simplesmente por que: Cada pessoa que passa em nossa vida é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós.Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente de que duas almas não se encontram por acaso.

Fonte: desconheço o autor

A árvore dos problemas

A árvore dos problemas

Autor desconhecido
Eu contratei um carpinteiro para me ajudar a restaurar uma velha casa de fazenda. Ele teve um dia de trabalho muito pesado. Um pneu furado fez com que ele perdesse uma hora de trabalho, sua serra elétrica pifou e, no fim do dia, o motor de sua velha camionete se recusou a funcionar. Ele permaneceu totalmente em silêncio, enquanto eu lhe dava uma carona até sua casa.

Ao chegarmos, ele me convidou para conhecer sua família. Quando nos dirigíamos para a entrada da casa ele parou frente a uma pequena árvore e tocou as pontas de alguns galhos com ambas as mãos. Assim que a porta abriu, ele mudou seu semblante totalmente. Sorrindo ele abraçou com alegria seus dois filhos pequenos e beijou sua esposa.

Quando ele me acompanhava até o carro, eu não resisti e perguntei qual o significado do que ele tinha feito quando passamos pela árvore antes de entrar em casa. “Oh, esta é a minha árvore dos problemas”, ele respondeu. “Eu sei que não há como evitar alguns problemas no trabalho, mas de uma coisa estou certo, problemas não devem entrar em minha casa, onde estão minha esposa e filhos. Então, eu simplesmente penduro os problemas na árvore antes de entrar em casa. De manhã eu os pego de volta” Ele sorriu e disse: “Uma coisa engraçada, quando eu os pego de manhã, eles são menos numerosos e menos graves do que eram quando eu os pendurei na noite anterior”.

sábado, 18 de setembro de 2010

Mudança

Mudança
Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa. Mais tarde, mude de mesa.Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua. Depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente, observando com atenção os lugares por onde você passa.Tome outros ônibus.Mude por uns tempos o estilo das roupas. Dê os seus sapatos velhos. Procure andar descalço alguns dias. Tire uma tarde inteira para passear livremente na praia, ou no parque, e ouvir o canto dos passarinhos.Veja o mundo de outras perspectivas.Abra e feche as gavetas e portas com a mão esquerda. Durma no outro lado da cama... Depois, procure dormir em outras camas. Assista a outros programas de tv, compre outros jornais... leia outros livros.Viva outros romances.Não faça do hábito um estilo de vida. Ame a novidade. Durma mais tarde. Durma mais cedo.Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua.Corrija a postura.Coma um pouco menos, escolha comidas diferentes, novos temperos, novas cores, novas delícias.Tente o novo todo dia. O novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, o novo amor.A nova vida. Tente. Busque novos amigos. Tente novos amores. Faça novas relações.Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes, tome outro tipo de bebida, compre pão em outra padaria.Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa.Escolha outro mercado... outra marca de sabonete, outro creme dental... Tome banho em novos horários.Use canetas de outras cores. Vá passear em outros lugares.Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes.Troque de bolsa, de carteira, de malas, troque de carro, compre novos óculos, escreva outras poesias.Jogue os velhos relógios, quebre delicadamente esses horrorosos despertadores.Abra conta em outro banco. Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros, outros teatros, visite novos museus.Mude.Lembre-se de que a Vida é uma só. E pense seriamente em arrumar um outro emprego, uma nova ocupação, um trabalho mais light, mais prazeroso, mais digno, mais humano.Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as. Seja criativo.E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa, longa, se possível sem destino. Experimente coisas novas. Troque novamente. Mude, de novo. Experimente outra vez.Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores do que as já conhecidas, mas não é isso o que importa.O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia. Só o que está morto não muda !Repito por pura alegria de viver: a salvação é pelo risco, sem o qual a vida nãovale a pena!
Texto de Clarice Lispector
pense nisso!!!! Que tal?

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

lançamento do livro do Professor Ivo Triches


Saudações!
Sou o Prof. Ivo José Triches.
Tomo a liberdade de chegar até você para divulgar os locais onde estarei nos próximos meses fazendo o lançamento do meu livro:
UM CAMINHO PARA VIVER MELHOR: a Filosofia ao alcance de todos.
Caso você more em um dos locais abaixo ou próximo a eles, será uma alegria recebê-lo (a) para poder dialogar sobre essa obra:
· Em Cambé – PR, no dia 13/09 às 15h00 na biblioteca do Centro Cultural da cidade;
·
· Em Londrina - PR, no dia 13/09 às 19h30 nas Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Catuí;
·
· Em Curitiba - PR, no dia 14/09 s 19h30, nas livrarias Curitiba do Shopping Palladium;
·
· Em Florianópolis - SC, no dia 15/09 às 19:30, nas Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping;
·
· Em Joinvile - SC, no dia 16/09 às 18h00 na Livraria Midas;
·
· Em Curitiba - PR , no dia 06/10 ás 19h00 no SESC da Água Verde;
·
· Em Descanso – SC, no dia 19/10 às 13h30 na PMD
·
· Em Santa Helena – PR, no dia 21/10 ás 19h00 na Câmara Municipal;
·
· Em Pato Branco – PR, no dia 22/10 às 19 horas, na Câmara Municipal;
·
· Em Stº Antonio do Sudoeste – PR, no dia 23/10 às 8h30 na Câmara Municipal.
·
· Em Toledo – PR, no dia 25/10 às 19h30 horas na Biblioteca Municipal;
·
· Em Cruzeiro – SP dia 18/11/10 às 18h30 em local a ser marcado;
·
· Em Caçapava SP em 19/11/10 às 18h30 em local a ser marcado;
No Youtube você encontrará um pequeno vídeo que fizemos para ajudar no processo de divulgação. Se puder veja-o. É só procurar pelo título do livro que encontrará.
Na página da nossa editora (Editecne), publicamos o prefácio do livro, que foi feito pelo meu amigo Lúcio Packter. WWW.editecne.com.br
O livro está à venda nas Livrarias Curitiba, nas livrarias do Chaim e na Vozes.
Na Internet você poderá adquirí-lo no próprio portal www.editecne.com.br, por meio de um link para as Livrarias Curitiba, que se encontra na aba ONDE ENCONTRAR O LIVRO.
O valor é R$ 24,90.

Se puder, divulgue para sua rede de contatos.
Gratidão pela ajuda e um forte abraço a todos e a todas que já estão me ajudando a fazer com que este livro chegue a muitas pessoas!


Prof. Ivo José Triches
Conselho Gestor
ivo@itecne.com.br
(45) 3226 0110 / (41) 3281-1200
ivo@itecne.com.br

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Festival de panela de pressão

Festival de Panela de Pressão( pura delícias!!! É só para relaxar e saborear eo melhor tud rápido, fácil e prático para fazer! Pode me convidar para experimentar, vou adorar!).

Bobó de camarão
· 5 colheres (sopa) de azeite de dendê
· 500g de camarão médios
· 1kg de mandioca ralada
· 1 tomate picado
· 1 cebola picado
· 2 dentes de alho picado
· 1 pimentão vermelho picado
· 750ml de água
· 1 vidro de leite de coco
· 1 colher (chá) de coloral apimentado
· salsinha a gostoModo de preparo:Na panela de pressão,coloque o azeite, o tomate, a cebola,o alho,o pimentão,deixe murchar,coloque o camarão,a mandioca,o água ,o leite de coco,tampe a panela de pressão ,e assim que pegar pressão ,conte 7 minutos.



· Macarrão à bolonhesa
· 1 colher (sopa) de azeite
· 1 cebola pequena picada
· 1 dente de alho
· 250g de carne moída
· sal a gosto
· 2 lata de molho de tomate pronto
· 1 tablete de caldo de carne
· 400ml de água
· 1 pacote de macarrão tipo penneModo de preparo:Na panela de pressão ,coloque todos ingredientes,e assim que pegar pressão conte 3 minutos.Pudim de pão
· 3 ovos
· 1 xícara (chá) de leite
· 1 lata de leite condensado
· 3 pães amanhecidos
· 3 colheres (sopa) de leite em póModo de preparo:Umedeça os pães e coloque em uma tigela. Em seguida, coloque os ovos, o leite, o leite condensado e o leite em pó. Despeje em uma forma caramelada. Tampe com papel alumínio coloque a forma dentro da panela de pressão e coloque com água no fundo. Tampe a panela e assim que pegar pressão conte 10 minutos.



Costela com linguiça
· 3 colheres (sopa) de azeite
· 1kg de costela de boi
· 1kg de lingüiçaModo de preparo:Coloque o azeite, coloque uma camada de costela, outra de lingüiça e assim até acabar, tampe a panela de pressão,e conte 40 minutos.Batata recheada
· 4 batatas grandes
· papel alumínioRecheio:
· 250g de peito de peru
· 250g de provolone
· 200g de mussarela
· 1 bisnaga de queijo cremoso
· 100g de azeitonas picadas
· 100g de parmesão raladoModo de preparo:Na panela de pressão, coloque as batatas envolvidas no papel alumínio, tampe a panela e conte 10 minutos. Retire as batatas, deixe esfriar um pouco, abra a batata e recheie.Recheio:Misture todos os ingredientes menos o parmesão.Coloque o papel alumínio, no fundo da batata e coloque a batata já recheada novamente na panela de pressão por 3 minutos.
assiste('');



Berinjela recheada:
· 3 berinjelas médias
· 2 dentes de alho
· ½ cebola ralada
· 1 ovo
· 50ml de creme de leite
· 500g de carne moída
· 1 colher (sopa) de farinha de trigo
· temperos a gosto
· 1 lata de molho de tomate
· 1 xícara (chá) de águaModo de preparo:Em uma tigela misture a carne moída, o alho, a cebola, o ovo, o creme de leite, a farinha de trigo, e os temperos a gosto. Recheie as berinjelas, coloque na panela pressão, jogue o molho por cima, tampe a panela e assim que pegar a pressão conte 8 minutos.Arroz com frango defumado
· 2 dentes de alho
· 2 colheres (sopa) de azeite
· ½ cebola ralada
· 250g de frango defumado
· 1 lata de milho
· ½ xícara (chá) de tomate cereja picado
· 1 xícara (chá) de arroz
· 2 xícaras (chá) de águaModo de preparo:Em uma panela de pressão, coloque todos os ingredientes, e assim que pegar pressão conte 7 minutos.


Maminha recheada
· 1 peça de maminha
· 150g de queijo coalho
· 100g de tomate seco
· 1 lata de cerveja preta
· 1 pacote de sopa de cebola
· 1 raminho de alecrim
· 3 xícara (chá) de águaModo de preparo:Recheie a maminha com queijo coalho e o tomate seco. Espete palitos para fechar. Coloque na panela de pressão, despeje a cerveja preta, a sopa de cebola, e o raminho de alecrim. Tampe a panela de pressão e conte 45 minutos a 1 hora.Frango à passarinho
· 1 kg de frango à passarinho temperado a gosto
· 1 litro de óleoModo de preparo:Em uma panela de pressão coloque óleo e deixe aquecer. Coloque o frango aos poucos e deixe dourar. Tampe a panela e assim que pegar pressão conte 15 minutos.

Polenta:
· 250g de fubá
· 2 caldos de galinha
· 1 e ½ litro de água Modo de preparo:Na panela de pressão, coloque 1 litro de água e os cubos de caldo de galinha. Deixe ferver, dissolva o fubá em ½ litro de água restante e misture na panela. Tampe e após pressão deixe por aproximadamente 15 minutos.



Bolo pudim
Massa:
· 2 ovos
· 2 colheres (sopa) de açúcar
· 2 colheres (sopa) de farinha de trigoPudim:
· 1 lata de leite condensado
· ½ xícara (chá) de leite
· 3 ovos
· 1 colher (sobremesa) de amido de milho
· 1 xícara (chá) de açúcar (para caramelar a forma)Modo de preparo:Na batedeira, prepare a massa: bata os ovos com o açúcar até dobrar de volume. Desligue a batedeira e incorpore a farinha de trigo. Reserve.Para o pudim, bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje o pudim em uma forma caramelada e por cima a massa reservada. Cubra com o papel alumínio e coloque na panela de pressão com 2 xícaras (chá) de água. Assim que pegar pressão conte 30 minutos.


Brigadeirão
· 1 lata de leite condensado
· ½ xícara (chá) de leite
· ½ xícara (chá) de chocolate em pó
· 3 ovos
· 100g de chocolate ½ amargo derretido
· granulado para polvilharModo de preparo:Bata todos ingredientes no liquidificador, despeje em forma untada com margarina e polvilhada com açúcar. Tampe a forma com papel alumínio e coloque dentro da panela de pressão com 2 xícaras (chá) de água. Assim que pegar pressão conte 15 minutos



· Torresmo
· 1kg barriga de porco
· 2 dentes de alho
· sal a gostoModo de preparo: Depois de temperar a barriga de porco com alho e sal, coloque-a na panela de pressão untada com um fio de óleo. Tampe a panela sem o pino, deixe 35 minutos mais ou menos, abrindo a panela a cada 10 minutos, tire do fogo quando estiver pururuca.


Frango Inteiro de Panela de Pressão
· 1 frango inteiro (temperado a gosto)
· 2 cebolas
· 1 litro de óleoModo de Preparo:Coloque dentro do frango as cebolas e o bacon e costure. Na panela de pressão esquente o óleo, coloque o frango e deixe dourar um pouco. Feche a panela e assim que pegar pressão conte 15 minutos. Retire a pressão e está pronto.

Lanche de pressão
· 1 pão de forma
· 200g mussarela
· 200g presunto
· 3 tomates em rodelas
· Orégano a gostoMolho:
· 2 dentes de alho
· 2 colheres (sopa) margarina
· 1 litro de leite
· 2 colheres (sopa) farinha de trigoModo de preparo:Molho:Em uma panela, derreta a margarina, frite o alho, junte a farinha e vá acrescentando o leite aos poucos, deixe engrossar e está pronto.Montagem:Unte a panela de pressão com um fio de azeite, coloque uma camada de pão, presunto, mussarela, tomate, orégano e molho. Repita mais duas camadas, terminando com o molho. Salpique parmesão, tampe a panela e assim que pegar pressão conte 3 minutos.

Torta de Calabresa com queijo
Massa:
· 3 ovos
· ½ xícara (chá) óleo
· 50g parmesão ralado
· 1 xícara (chá) leite
· 1 xícara (chá) farinha de trigo
· 1 colher (sobremesa) fermento em póRecheio:
· 1 gomo de linguiça calabresa defumada
· ½ cebola
· 50g azeitonas pretas
· 100g queijo prato
· 1 tomate
· 100g parmesão ralado
· salsinha a gostoModo de preparoMassa:Bata todos os ingredientes no liquidificadorMontagemEm uma forma de 15 cm de diâmetro, untada e enfarinhada, coloque metade da massa. Em seguida coloque a calabresa, a cebola, as azeitonas, o queijo prato, o tomate e o restante da massa. Salpique parmesão e salsinha. Cubra com papel alumínio e coloque na pressão por 30 minutos.


Doce de melancia
· 1kg casca de melancia ralado
· 500g açúcar
· cravo e canela a gosto
· 150g coco raladoModo de preparo: Coloque todos os ingredientes na panela de pressão, assim que pegar pressão contar 5 minutos e tirar.

· Arroz com Linguiça e Ervilha Fresca
· 2 colheres (sopa) de azeite
· 1 dente de alho amassado
· 1 xícara (chá) de ervilha fresca
· 1 gomo de lingüiça calabresa cortada em cubos
· 1 sachê de tempero pronto
· 1 xícara (chá) de arroz
· 1 xícara (chá) de água
· sal a gostoModo de Preparo:Na panela de pressão coloque o azeite, frite a lingüiça, adicione o alho, a ervilha, o arroz, o sachê de tempero pronto, o sal e a água.Tampe a panela e assim que pegar pressão conte 5 minutos, deixe sair toda a pressão e está pronto.




Macarrão
· 1 pacote de macarrão tipo penne ou parafuso
· 2 latas de molho pronto
· 2 latas de água
· 1 caixa de creme de leite
· 2 gomos de lingüiça calabresa
· 100g de parmesão ralado
· sal, orégano e pimenta a gostoModo de Preparo:Coloque todos os ingredientes na panela, misture e feche. Depois que pegar pressão conte 3 minutos. Abra a panela, salpique parmesão e sirva quente.

Maionese
· 3 batatas cortadas em cubos
· 1 cenoura cortada em cubos
· 200g de vagem cortada
· 1 litro de água
· 1 alho poró
· ½ cebola picada
· 2 colheres (sopa) de vinagre
· sal e orégano a gosto
· 500g de maionese
Modo de preparo:Na panela de pressão,coloque,a batata,a cenoura ,a vagem,e a água ,deixe cozinhar por 10 minutos,desligue,tire a pressão,coe,e misture os demais ingredientes.


Lentilha com costelinha
· 2 xícaras (chá) de lentilha
· 2 colheres (sopa) de azeite
· 5 xícaras (chá) de água
· 2 dentes de alho
· 1 cebola picada
· 2 tomates picados
· 2 caldos de costelinha
· 100g de bacon
· ½ kg de costelinha de porco
· sal e pimenta a gostoModo de preparo:Deixe de molho a lentilha na água quente,em seguida na panela coloque o azeite,o alho,a cebola,deixe fritar,coloque o tomate,e o caldo,e a costelinha,o sal a pimenta,em seguida,junte a lentilha e água,tampe a panela e assim que pegar pressão,conte 15 minutos.

Frango ensopado
· 1kg de frango temperado
· 2 cebolas cortadas em pétalas
· 3 tomates picados
· 1 pimentão vermelho
· ½ xícara (chá) de azeite
· ½ xícara (chá) de água
· 4 batatas cortadas em tiras
· salsinha a gostoModo de preparo:Na panela,coloque o azeite,frite o frango,coloque as cebolas,os tomates,o pimentão,a água,tampe a panela,e conte 10 minutos,abra a panela,e coloque as batatas e deixe mais 5 minutos.Compota de maçâ
· 6 maças sem casca
· ½ litro de vinho tinto
· ½ litro de groselha
· ½kg de açúcar
· cravo e canela a gostoModo de preparo:Na panela coloque todos ingredientes,e assim que pegar pressão,conte 8 minutos.

Fonte: http://www.band.com.br/diadia/conteudo.asp?ID=340498

Dança solta





Dança solta

Esta dica é maravilhosa!!!! Eu já gostava de praticar em casa e com os amigos há muito tempo, sem saber o nome. Que tal você também praticar? É tudo de bom !!!! Bem que alguma academia da nossa região poderia promover esta dança ou melhor ainda, nossa escola, nosso local de trabalho! Depois de um dia de serviço, ir para a dança solta.... seria pura delícia, quem sabe...

Que tal aprender uma atividade para exercitar, não só o corpo, mas a mente? Conheça, então, a dança solta! A ideia deste novo estilo é colocar todo mundo para dançar, mas cada um se mexe do seu jeito.
Não existe coreografia e passo marcado. Diversão garantida e ótima para acabar com o estresse. “As pessoas vêm aqui para se soltar, por isso o nome ‘dança solta’. O professor fica à frente e os alunos são convidados a participar. O aluno não é obrigado a fazer. Se ele não consegue pode fazer do jeito que quiser. Não existe coreografia ou passo marcado”, explicou o professor Sander Luiz Nunes. A aluna Vera Maria da Costa é uma das adeptas da dança solta. “Se não fosse a dança solta não teria tido forças para enfrentar os meus problemas de saúde. Se estou triste a dança é maravilhosa e me sinto na Broadway”, falou com alegria. Ana Maria ficou curiosa e chamou o professor Sander, mais conhecido como “Mineirinho”, para mostrar um pouco da dança. Logo no início da conversa, ele explicou como surgiu este estilo de dança.
“Fui fazer um show de tango e a minha parceira, que era a atração principal, não pôde ir. Tive que criar alguma coisa. Subi no palco e convidei as pessoas do salão para dançarem um bolero. Aí vi que as pessoas estavam gostando e, de repente, virou um grande carnaval. Criei a aula, ainda sem nome, e de tanto os alunos falarem que se soltavam, o nome virou ‘dança solta’. O bom dela é que é democrática”, explicou.
Depois de mostrar um pouco da animada dança, Sander contou que o mais legal é que este estilo reúne pessoas de todas as idades. “Temos alunos de 13 e de 90 anos fazendo a mesma aula. Isso é que é bacana”, falou o professor.

sábado, 4 de setembro de 2010

O professor está sempre errado

AGORA AOS PROFESSORES!!!!

O professor está sempre errado...

Jô Soares

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta ao colégio, é um 'caxias'.
Precisa faltar, é um 'turista'.
Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama a atenção, é um grosso.
Não chama a atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances do aluno.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.Elogia, é debochado.
O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, deu 'mole'.
É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeçaa ele!


É verdade não é fácil ser professor, ainda mais um educador!!! Eu vou sempre defender os professores com quem trabalho
(embora não precisem de defesa), pois, são os que conheço e sei que se esforçam, ninguém é perfeito e que bom,assim podemos sempre buscar crescer, ser melhor...pena que a educação se desvalorizou tanto, pena que nem todos os profissionais, são realmente profissionais, pena que nem sempre podemos contar com a família, pena que faltam projetos políticos-pedagógicos reais e eficientes, pena que há alunos que precisam de muito mais do que podemos dar... mas, eu não desisto, amo o que faço e acredito no que faço e acredito em dias melhores...

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Izabel Fortes








































Hoje junto com as professoras da EMEF " Dr. Evangelista Rodrigues", escola que já amo de paixão, vou tomar um café com a autora Izabel Fortes: doce escritora, delícia ouvir suas histórias sobre os índios, sobre , sobre ser educadora, ser escritora, sobre ser gente.

Izabel Fortes nasceu em Cachoeira Paulista, fez faculdade de Letras .Casada , teve três filhos, foi professora, após se aposentar se tornou avó de seis netos,e para eles conta muitas histórias. Um dia ,resolveu passar para o papel tudo o que já leu, todas as histórias que conta aos seus netos.

Mais uma surpresa maravilhosa em minha vida foi conhecer esta autora, ela foi convidada pela professora Cristina ,para participar do nosso sarau, porém justo no dia ela não pode... porém nada é por acaso... melhor ainda aconteceu ... a professora Raquel propôs a seus alunos que fizessem um trabalho sobre indígenas e uma de suas alunas procurou uma vizinha,professora aposentada para lhe emprestar algum material sobre o assunto, quem era esta vizinha? Nada mais nada menos que Izabel, assim, ela emprestou seu dicionário de palavras indígenas, portuguesas e japonesas e seu livro: " A Ubá do Curumim" e ainda se propôs a ir à escola para falar à todas as crianças sobre o seu livro!!! E assim foi, grande lição para todos nós: contou-nos sobre sua vida, como produzir um livro e muitos conhecimentos sobre os índios e seu livro!!! Mais ainda, nos passou a lição de que não podemos desistir de nossos sonhos, por mais que pareçam impossíveis: para publicar seu livro, teve que fazer um rascunho, revisá-lo, nós vimos esta riqueza!!! Depois é feito o chamado " Original", texto digitado que vai para a editora... ir para a editora , ela mandou para seis,até ser aceita, isto em 2007: a editora " Roda e CIA", aceitou seu livro e disse que seria publicado em 2010, com certeza deve ter parecido longe e este longe está aí seu livro foi publicado e têm outros para serem também, tomara que estas verdadeiras obras de artes cheguem logo para nós!!!

Nos disse também uma frase que jamais irei esquecer: se você quiser ser, ter algo diferente, tem que fazer algo diferente. É isso aí!!!

Disse ainda que uma amiga do bairro do Embaú estava mostrando seu livro para as crianças e dizendo que conhecia a autora , de repente, uma das crianças perguntou se a autora era uma mulher ou se só as máquinas que faziam os livros, vejam só!!!! Que privilégio o meu e de nossos professores e alunos de terem contato com uma autora,e, quantos outros também poderiam, deveriam ter este contato!

Mais uma vez fico a pensar como pode nossas escolas, não terem estas obras literárias riquíssimas em suas bibliotecas e mais ainda na sala de aula!!! Bem, nossa escola Evangelista Rodrigues, já tem... queremos mais!!!!


A Ubá do Curumim:
Acari passava os dias inventando brincadeiras com os outros índios e subindo nas árvores atrás dos saguis. O curumim amava seu pai e se encantava com as histórias de seu povo que ele ia contando. Mas, para desvendar os mistérios do rio, carecia navegar numa ubá só dele. Enfrentar as águas sozinho. Enfrentar-se. Conhecer as manhas do rio. Conhecer-se. Um dia... quem sabe!Formato: 20 x 27 cm - 24 páginasISBN 978-85-89598-30-9 Temas abordados: natureza, folclore, cultura indígena, pai, criança, adolescente, rituais de passagem, auto-conhecimento, ciclo de vida.Temas transversais: Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente.



Você sabe o que significa Ubá? E Curumim? Eu já sei , para saber estas e outras palavras indígenas é só ler o livro de Izabel Fortes: texto lindo e riquíssimo, ilustração, maravilhosa!!!

Gustavo Barroso


Gustavo Barroso
Nome completo Gustavo Dodt Barroso

Nascimento 29 de dezembro de 1888
Fortaleza
Morte 3 de dezembro de 1959 (70 anos)
Rio de Janeiro
Nacionalidade Brasileiro
Ocupação Advogado, professor, político, contista, folclorista, cronista, ensaísta e romancista
Gustavo Dodt Barroso (Fortaleza, 29 de dezembro de 1888 — Rio de Janeiro, 3 de dezembro de 1959) foi um advogado, professor, político, contista, folclorista, cronista, ensaísta e romancista brasileiro.

Foi um dos líderes nacionais da Ação Integralista Brasileira e um dos seus mais destacados ideólogos.

Eleito em 8 de março de 1923 para a cadeira 19, na sucessão de Dom Silvério Gomes Pimenta, e recebido em 7 de maio de 1923, pelo acadêmico Alberto Faria.

Filho de Antônio Filinto Barroso e de Ana Dodt Barroso, fez os seus estudos nos externatos São José, Parthenon Cearense e Liceu do Ceará.

Cursou a Faculdade Livre de Direito do Ceará, bacharelando-se em 1911 pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, atual Faculdade Nacional de Direito da UFRJ

Foi redator do Jornal do Ceará (1908-1909) e do Jornal do Commercio (1911-1913); professor da Escola de Menores, da Polícia do Distrito Federal (1910-1912); secretário da Superintendência da Defesa da Borracha, no Rio de Janeiro (1913); secretário do Interior e da Justiça do Ceará (1914); diretor da revista Fon-Fon (a partir de 1916); deputado federal pelo Ceará (1915 a 1918); secretário da Delegação Brasileira à Conferência da Paz de Venezuela (1918-1919); inspetor escolar do Distrito Federal (1919 a 1922); diretor do Museu Histórico Nacional (a partir de 1922); secretário geral da Junta de Juriconsultos Americanos (1927); representou o Brasil em várias missões diplomáticas, entre as quais a Comissão Internacional de Monumentos Históricos (criada pela Liga das Nações) e a Exposição Comemorativa dos Centenários de Portugal (1940-1941). Participou do movimento integralista. Embora não concordasse com o rumo dos acontecimentos a partir de 1937, manteve-se fiel à doutrina filosófica do integralismo.

Estreou na literatura, aos vinte e três anos, usando o pseudônimo de João do Norte, com o livro Terra de Sol, ensaio sobre a natureza e os costumes do sertão cearense. Além dos livros publicados, sua obra ficou dispersa em jornais e revistas de Fortaleza e do Rio de Janeiro, para os quais escreveu artigos, crônicas e contos, além de desenhos e caricaturas. A vasta obra de Gustavo Barroso, de cento e vinte e oito livros, abrange história, folclore, ficção, biografias, memórias, política, arqueologia, museologia, economia, crítica e ensaio, além de dicionário e poesia. Pseudônimos: João do Norte, Nautilus, Jotanne e Cláudio França.

Obteve certa notoriedade em razão de denunciar a corrupção moral e social advinda do judaísmo. Em seu livro, publicado em três volumes a partir de 1937, A História Secreta do Brasil os judeus são apresentados como inimigos históricos da civilização cristã. São narrados episódios como a participação em rituais de sacríficio no sertão baiano no século XIX até a sociedade secreta da faculdade de direito de São Paulo (chamada 'A Bucha'). Profundamente patriota, o anti-semitismo do autor se insere no quadro histórico da ascenção do fascismo (daí sua filiação ao integralismo).

Sua atividade na Academia Brasileira de Letras também foi das mais relevantes. Em 1923, como tesoureiro da instituição, procedeu à adaptação do prédio do Petit Trianon, que o Governo francês ofereceu ao Governo brasileiro, para nele instalar-se a sede da Academia. Exerceu alternadamente os cargos de tesoureiro, de segundo e primeiro secretário e secretário-geral, de 1923 a 1959; foi presidente da Academia em 1932, 1933, 1949 e 1950. Em 9 de janeiro de 1941 foi designado, juntamente com Afrânio Peixoto e Manuel Bandeira, para coordenar os estudos e pesquisas relativos ao folclore brasileiro.

Era membro da Academia Portuguesa da História; da Academia das Ciências de Lisboa; da Royal Society of Literature de Londres; da Academia de Belas Artes de Portugal; da Sociedade dos Arqueólogos de Lisboa; do Instituto de Coimbra; da Sociedade Numismática da Bélgica, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e de vários Estados; e das Sociedades de Geografia de Lisboa, do Rio de Janeiro e de Lima.

Obras:
Terra do sol. Natureza e costumes do Norte (1912);
Praias e várzeas (1915);
Idéias e palavras (1917);
Heróis e bandidos: os cangaceiros do Nordeste (1917);
Tradições militares (1918);
Tratado de Paz (1919);
A ronda dos séculos (1920);
Mosquita muerta (1921);
Casa de marimbondos (1921);
Ao som da viola (1921);
Mula sem cabeça (1922);
Pergaminhos (1922);
Coração da Europa (1922);
Uniformes do Exército (1922);
Alma sertaneja (1923);
Antes do bolchevismo (1923);
Mapirunga (1924);
O anel das maravilhas (1924);
Livro dos milagres (1924);
O sertão e o mundo (1924);
En el tiempo de los Zares (1924);
O ramo de oliveira (1925);
Tição do inferno (1926);
Através dos folclores (1927);
Almas de lama e de aço (1928);
A guerra do Lopez (1928);
A guerra do Flores (1929);
A guerra do Rosas (1929);
Mythes, contes et legendes des indiens du Brésil (1930);
A guerra de Vidéo (1930);
A guerra de Artigas (1930);
O Brasil em face do Prata (1930);
Inscrições primitivas (1930);
O bracelete de safiras (1931);
Aquém da Atlântida (1931);
A ortografia oficial (1931);
A senhora de Pangim (1932);
Osório, o Centauro dos pampas (1932);
Luz e pó (1932);
Mulheres de Paris (1933);
As colunas do templo (1933).
O santo do brejo (1933);
Tamandaré,
O Nélson brasileiro (1933);
O Integralismo em marcha (1933);
O Integralismo e o mundo (1933);
Brasil - Colônia de Banqueiros (1934);
O integralismo de norte a sul (1934);
O quarto império, integralismo (1935);
A palavra e o pensamento integralista (1935);
O que o integralista deve saber (1935);
A Destruição da Atlântida, 2 vols. (1936);
O Espírito do Século XX (1936);
História Secreta do Brasil, 3 vols. (1936, 1937 e 1938);
Os Protocolos dos Sábios de Sião (1936);
A Sinagoga Paulista (1937);
A Maçonaria: Seita Judaica (1937);
Judaísmo, Maçonaria e Comunismo (1937);
Os Civilizados (1937);
Integralismo e Catolicismo (1937);
Pequeno dicionário popular brasileiro (1938);
Corporativismo, cristianismo e comunismo (1938);
O livro dos enforcados (1939);
Coração de menino (1939);
O Brasil na lenda e na cartografia antiga (1941);
Liceu do Ceará (1941);
Consulado da China (1941);
Portugal - Semente de impérios (1943);
Anais do Museu Histórico Nacional, vols. I a V (1943-1949);
Caxias (1945);
Seca, Meca e Olivais de Santarém, descrições e viagens (1947);
Fábulas sertanejas (1948);
As sete vozes do espírito (1950);
História do Palácio
Itamarati (1953).



Malba Tahan

Malba Tahan - eu tenho verdadeiro fascínio por ele, gostaria de ter tido aulas com este encanto de educador... ainda quero fazer um curso sobre ele... é simplesmente fantástisco!
Você conhece Malba Tahan?

Júlio César de Mello e Souza nasceu no dia 6 de maio de 1895 na cidade de Queluz, estado de S. Paulo, Brasil e celebrizou-se sob o psedónimo de Malba Tahan. Foi um caso raro de um professor de matemática, quase tão famoso como um jogador de futebol. Na verdade, foi um professor criativo e ousado que estava muito além do ensino exclusivamente expositivo do qual foi um feroz crítico. "O professor de Matemática em geral é um sádico", acusava. "Ele sente prazer em complicar tudo." Além disso, criou uma didáctica própria e divertida, até hoje viva e respeitada.
Procurando lançar-se como escritor, Mello e Souza resolveu criar uma figura exótica e estrangeira e fazer-se passar como tradutor dos seus contos e livros. Com base na sua paixão pela cultura árabe, cuja língua estudou, e nas suas leituras enquanto jovem dos Contos das Mil e Uma Noites, construiu um personagem raro: Malba Tahan.
Malba Tahan nasceu em 1885 na aldeia de Muzalit, Península Arábica, perto da cidade de Meca, um dos lugares santos do islamismo. A convite do emir Abd el-Azziz ben Ibrahim, assumiu o cargo de queimaçã (prefeito) da cidade árabe de El-Medina. Estudou no Cairo e em Constantinopla. Aos 27 anos, recebeu uma grande herança do pai e iniciou uma longa viagem pelo Japão, Rússia e Índia. Morreu em 1921, lutando pela libertação de uma tribo na Arábia Central. Em cada aventura, Malba Tahan acabava sempre por se envolver com algum engenhoso problema matemático, que resolvia magistralmente.
O sucesso desta ideia foi imediato. De tal modo que Mello e Souza acabou por escrever dezenas de livros para o "seu" Malba Tahan, tais como:
· A Sombra do Arco-Íris (o seu livro predilecto)
· Lendas do Deserto
· Lendas do Céu e da Terra
· Céu de Allah
· Contos e lendas orientais
· Salim, o Mágico
· Lendas do Oásis
· Mil Histórias sem Fim
· O Homem que Calculava (traduzido para várias línguas, vendeu mais de 2 milhões de exemplares só no Brasil onde está na 42ª edição).
Júlio César de Mello e Souza viveu 79 anos (1895 - 1974), a maior parte, no Rio de Janeiro. Desde 6 de Maio de 1995, data do centenário do seu nascimento, aí se celebra o Dia da Matemática no dia do seu nascimento, 6 de Maio.

Fonte: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/4livros/malba_tahan.htm






quarta-feira, 1 de setembro de 2010

História para construir o tangram

História para construir o tangram

Era uma vez um quadrado que estava cansado de ser quadrado. Um dia ele voltou-se para si mesmo( dobrar o papel ao meio e formar dois triângulos). Ficou feliz da vida por ter se tornado dois triângulos, porém o ser humano vai se cansando de ser sempre a mesma coisa, ele queria mais. Então, deixou uma parte sua de lado e com a outra voltou-se mais uma vez para si mesmo ( dobrar novamente o triângulo ao meio e formar mais dois) e formou mais dois triângulos, assim, não estava muito contente pois só se tornava triângulo.
Mas, o ser humano tem uma capacidade incrível de se transformar, usar sua criatividade, então ele olhou para a sua outra parte do triângulo e percebeu que tinha um chapéu de palhaço, ficou feliz da vida e fez muitas palhaçadas, se alegrou e alegrou quem estava sua volta, brincou, deu muitas cambalhotas, tanto fez que acabou quebrando a ponta do chapéu( dobrar a ponta do triângulo), ficou triste, mas o ser humano sabe dar a volta por cima e ele olhou e viu que tinha um barco, saiu mar a fora, conheceu outros lugares, outras pessoas , tanto andou mar a fora que seu casco quebrou ao meio( dobrar a figura ao meio e cortar), mais uma vez ficou muito triste, nossa vida é assim, temos os altos e baixos, até que ele olhou bem e viu que tinha dois sapatos, não podia sair por mar, saiu por terra,e, andou muito, por todos os cantos, viu muitas coisas, conheceu muitas pessoas, tanto andou que seu calcanhar partiu( dobrar e formar um triângulo e um paralelogramo), saiu só com um pé , deu uma topada( dobrar e formar um triângulo e um quadrado), assim, voltou a ser quadrado, mostrando que passamos por muitas experiências, transformações, mas a nossa essência continua a mesma.

1º de setembro -dia do professor de Educação Física

Professor de Educação Física

Lei nº 11.342, de 18º de agosto de 2006Dispõe sobre o Dia do Profissional de Educação Física.O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica instituído o dia 1º de setembro como o Dia do Profissional de Educação Física.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


Brasília, 18 de agosto de 2006; 185º da Independência e 118º da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Este texto não substitui o publicado no DOU, 21/08/2006

Achei bonita esta mensagem e quero compartilhar com vocês:

Não sei o que combina mais contigo ,Uma poesia, um livro, uma pintura, Sinceramente fico pensando No que deve dar alegria A alguém que é objeto da alegria de tantos. Na verdade, o professor de verdade, É aquele que prefere dividir o que possui, Do que ter somente para si. O verdadeiro mestre, sente-se feliz Quando percebe que o caminho que Ele abriu tem sido trilhado por muitos. O mestre tem a sua realização no aprendizado Do pupilo, da passagem da experiência. É por isso que meras palavras Não podem recompensar A alguém que optou por esta carreira Que muitas vezes é dolorosa e cheia de espinhos. Chamo-te somente mestre, abnegado coração Que se sensibiliza com os olhos sedentos Por uma vida menos escura, mas cheia de luz. E essa luz, está em suas mãos, Em seu coração, em seu olhar. Que bom que existe um dia Reservado só para você! Obrigado por sua obstinação incontida, Pois graças a ela, você nunca desiste. Você é muito importante, Espero que você seja sempre assim.




Dia 1 de Setembro..Dia do Profissional de Educação Física!
Parabéns professor por este dia, em especial aos professores que já trabalharam ou trabalham comigo: Cardoso, Carlão, Celso, Guilherme e João Marcelo .

Aproveito para indicar o site:http://educacaofisicaeacao.blogspot.com