"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

TDAH










Neste final de semana, eu e a professora Sandra da CEC da EMEF " Dr. Evangelista Rodrigues", participamos do curso:
LINGUAGEM CORPORAL, COGNITIVA E AFETIVA DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE
EM UM AMBIENTE EDUCACIONAL

Ministrante: Patrícia Arruda da Fonseca - pedagoga e psicomotricista do Núcleo Ideia Viva
Campo Grande - MS
Antes de falar do curso ,preciso agradecer a professora da sala de Recursos Multifuncionais Eliana que nos indicou esta oportunidade riquíssima( ela também tem me passado muitos conhecimentos do curso que está fazendo pelo MEC sobre AEE). E, tenho que falar da professora Sandra, eu tenho a cada dia me admirado mais pelo trabalho que vem realizando: ela com seu jeito doce, calmo , conquistou a confiança de cada aluno, está levantando a autoestima de cada um, conseguiu primeiramente ganhar o " afetivo de cada aluno, para depois ganhar o cognitivo", o resultado é que vejo o brilho no olhar destas crianças mais que especiais: estão se superando nas atividades do dia a dia da escola, nas apresentações que fazem e que mexem com toda a escola, emociona ver todos cantando, fazendo gestos, passando emoção! E , não é só na nossa escola que faz a diferença, sei que faz na escola em que trabalha em Cruzeiro e também foi elogiada pela ministrante do curso que fizemos, Patrícia. Tudo isso acontece porque faz por amor, por dedicação, comprometimento. Parabéns Sandra, pelo seu lindo trabalho!!!
Falando sobre o curso, foram dois dias : sábado e domingo, das 7h30 às 17h30, ufa!!!! Ma, valeu muito a pena, aprendi muito, refleti muito, hoje estou descrevendo um pouco sobre o mesmo, mas aos poucos, vou compartilhando outros conhecimentos:
Fundamentação
O TDA/H é um diagnóstico que identifica crianças que apresentam problemas de atenção, de impulsividade, de autocontrole e de hiperatividade motora. Trata-se de uma população heterogênea, com grandes diferenças em sua sintomatologia e no tipo de ambiente que a desencadeia. São transtornos que provocam um certo estado de confusão, pela sua natureza multidimensional. O curso abordará os critérios de TDA/H, segundo o DSM-IV-TR (APA-2000) e o que poderia ser um programa de intervenção escolar para estruturar as ações didático pedagógicas de uma sala de aula com crianças com TDA/H.
Conteúdo
Conceitualização de TDA/H
Sintomatologia Básica
Critérios diagnósticos segundo DSM-IV
Tipos de trastornos de aprendizagem e o diagnóstico diferencial
O comportamento psicomotor da criança de 03 a 12 anos com TDA/H
O comportamento do professor diante da criança com TDA/H
Programa pedagógico de base psicomotora como intervenção escolar
Programa de alfabetização de base psicomotora para crianças com TDA/H
Diagnóstico avaliativo para o professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I
Estrutura de um planejamento de base psicomotora
Avaliação comportamental bimestral

Metodologia
Aula expositiva, discussão aberta e apresentação prática do programa de intervenção pedagógica com técnicas multissensoriais de base psicomotora.

Público: educadores, estudantes e profissionais das áreas da educação e da saúde.

Data: 21 e 22 de Maio/2011
Horário: 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30
Local: Clínica Interativa - Avenida Pedro de Toledo, 290 - Vila Paraíba - Guaratinguetá - SP -
Organização: Marcia Amoroso


Frases que me marcaram:

A Patrícia organizou uma escola, com classes multisseriadas e desenvolveu nesta um método chamado Ciranda( depois irei explicar melhor). Ela disse que " nas classes multisseriadas, o professor sai da referência e o colega é que é . Assim ,ele aprende muito mais!).

" Quando estudo as áreas do desenvolvimento da criança, não preciso do diagnóstico. O problema é que não estudamos isso, temos livros,mas, não lemos. Não precisa esperar o diagnóstico chegar, para trabalhar, é só colocar dinâmicas, atividades , observar, que vamos conhecendo nossos alunos, vendo as características do aluno."



" O foco da Educação Infantil é a formação de hábitos e atitudes. Depois do quinto ano é estudo, o que é diferente de aprendizagem. A escola tem que preparar o aluno para esta fase."

"Capacidade de preparar o futuro, enquanto ser social'. Não é preparar para o aluno saber contar uma historinha em casa e sim decidir o que quer da vida."

" O comportamento mostra o que sou."

" É preciso conhecer a metodologia científica da alfabetização, independente do método, saber como o cérebro faz isso, esse caminho.Tem que entender o mecanismo,mas, o professor acaba alfabetizando por intuição."


"O professor tem que passar para os alunos que a primeira lei da classe é ele, o professor, segundo as tarefas,atividades a serem desenolvidas . Isso tem que ser rotina e o professor tem que passar isso ao aluno. Tem que conquistar a confiança do aluno. E quando o aluno faz correto, obedece, tem que dar o reforço positivo."

" Às vezes o professor diz: " ah, eu já conheço". Conhece,mas, você não a aplica, essa é a diferença!

" É preciso ter um comando de concentração."

"É preciso respeitar o ritmo de cada um."

"Énsinar dá trabalho. Não basta os alunos ficarem um atrás do outro, e o professor na lousa e depois diz que o aluno não aprendeu. Por que será que não aprendeu? É preciso respeitar o ritmo de cada aluno, buscar conquistá-lo. Ensinar requer trabalho."

" A gente exige muito do aluno e não exige da gente mesmo, exige o que a gente nem trabalhou direito."

As partes específicas do curso, irei postando no blog, aos poucos.

Conheçam o site da formadora Patrícia:

http://ideiavivablogspotcom.blogspot.com/

domingo, 22 de maio de 2011

A Escola dos Bichos

Na última aula da pós-graduação, em nosso livro, havia este texto para reflexão. Vamos pensar nisso?

A ESCOLA DOS BICHOS

Rosana Rizzuti

Conta-se que vários bichos decidiram fundar uma escola. Para isso reuniram-se e começaram a escolher as disciplinas.

O Pássaro insistiu para que houvesse aulas de
vôo. O Esquilo achou que a subida perpendicular em árvores era fundamental. E o Coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída.

E assim foi feito, incluíram tudo, mas...
cometeram um grande erro. Insistiram para que todos os bichos praticassem todos os cursos oferecidos.

O Coelho foi magnífico na corrida, ninguém corria como ele. Mas queriam ensiná-lo a voar.
Colocaram-no numa árvore e disseram: "Voa,
Coelho". Ele saltou lá de cima e "pluft"...
coitadinho! Quebrou as pernas. O Coelho não
aprendeu a voar e acabou sem poder correr também.

O Pássaro voava como nenhum outro, mas o
obrigaram a cavar buracos como uma topeira.
Quebrou o bico e as asas, e depois não conseguia voar tão bem, e nem mais cavar buracos.

SABE DE UMA COISA?

Todos nós somos diferentes uns dos outros e cada um tem uma ou mais qualidades próprias dadas por DEUS.

Não podemos exigir ou forçar para que as
outras pessoas sejam parecidas conosco ou tenham nossas qualidades.

Se assim agirmos, acabaremos fazendo com que elas sofram, e no final, elas poderão não ser o que queríamos que fossem e ainda pior, elas poderão não mais fazer o que faziam bem feito.

RESPEITAR AS DIFERENÇAS É AMAR AS PESSOAS COMO ELAS SÃO.

Apresentação do Programa de Educação para o Trânsito.











No dia 18 de maio de 2011, tivemos a oficina " Estrada para a Cidadania" , da Nova Dutra, que oferece um programa de formação para o trânsito consciente aos professores e alunos do 4° ano. Partciparam comigo as professoras Dulcelha e Cristina, juntamente com os outros professores e coordenadores das outras escolas dos municípios de Cachoeira Paulista e Silveiras. Foi um encontro muito dinâmico, ministardo por Rejane, que é muito simpática, alegre, contagiante. Fique feliz em rever o Natal, que também já tive oportunidade de fazer oficinas dadas por ele em Cruzeiro.

O programa oferece um livro para cada aluno, tem a blitz educativa e os alunos escrevem uma cartinha para os motoristas. Foram dadas várias dinâmicas de grupos, que irei repassar aos professores e aos poucos irei postando aqui para que todos conheçam e possam aplicá-las.


Palavras de Rejane que me marcaram:

" A escola com todas as suas dificuldades ainda faz muito pela comunidade!"


"Rubem Alves diz que nós temos que educadar nossos ouvidos!" E como temos... " É preciso ouvir o aluno, ouvor o outro."


" Antes da gente conhecer algo, temos medo, é preciso conhcer, para perdermos o medo."


" Através de cada palavra, vemos o conhecimento que cada um traz e assim você ouve o outro e conhece o outro."


" O professor que não consegue criar , não sai do lugar."


" A gente desperta o outro. que possamos nos despertar! O outro na vida da gente é muito importante!"


"Aquilo que a gente quer ouvir, deve dizer mais!" E como!!!!! Vamos pensar e viver isso!!! Que tal?"

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Feijoada na Escola José de Godoy Roseira













Hoje tive uma noite inesquecível que me fez relembrar a época em que lecionei na Educação de Jovens e Adultos de Cruzeiro, foram 12 anos em que aprendi mais do que ensinei, em que fiz muitas amizades, tive muitos desafios e muitas , muitas conquistas, alegrias!!! Que saudade das rodas de conversas, do cafezinho com os alunos, das comemorações dos aniversariantes do mês, dos carinhos que recebia, da confiança e respeito que os alunos tinham por mim. Como foi bom ensinar alunos de 15 à 85 anos a aprenderem a escrever o próprio nome, ler o ônibus que deveriam pegar, podendo saber fazer suas compras, preencher seus documentos, escrever suas cartas, suas histórias, se sentir gente !Nossa quantas viagens fizemos juntos: Parati, São Lourenço. Baenpendi, Caxambu, Campos do Jordão Taubaté , Itatiaia, Penedo, Itamonte, Passa Quatro e tantos outros! Levei alunos para conhecerem outros lugares, verem a praia pela primeira vez, seu Pedro de 85 anos conheceu a praia comigo! E íamos estudando as paisagens... vivendo!Que saudade também das professoras, colegas de trabalho e de nossos encontros com a coordenadora Fátima, amiga querida, hoje minha afilhada( fui madrinha dela de casamento!).Aprendi muito com todos!Fizemos churrasco para os alunos, teatro, pesquisas, de tudo um pouco!
Hoje não estou mais lecionando, sinto falta, mas, para mim, cada um que passou em minha vida, continua sendo meu querido aluno, têm alguns que passaram desta vida, estou em um lugar especial, estarão sempre em meu coração: dona Maria José, Cida, dona Jandira...

Por tudo isso hoje , dia 18 de maio, tive uma noite especial, pois, sendo atualmente coordenadora da EJA de Cachoeira Paulista, pude participar de uma feijoada na Escola José de Godoy Roseira , em comemoaração ao final do primeiro bimestre, teve até sorteio de cesta básica, como forma de incentivo às aulas( grande inciativa, visto que na EJA há muitas taxas de evasão).

Hoje vi os cadernos dos alunos e deixei um bilhetinho para cada um, conversamos, comemos juntos a feijoada preperada pelos funcionários Jorge e Luzia, estava um delícia! Agradeço esta oportunidade à professora Adriana e a vice-diretora Cláudia, que me receberam com muito carinho.

Todos fizeram um carinho em meu coração, me fez sair leve, fui caminhando da escola até em casa, relembrando tudo o que vivi nesta noite e em muitas outros dias e noites que passei com meus alunos, por muitos anos! Estou aqui muito emocionada e empolgada para sempre fazer muito mais por toda a Educação de Jovens e Adultos!Deixaram um sorriso em meu rosto e que não quer acabar, que bom!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Visita da autora Rita Elisa Seda


















































Hoje tivemos uma visita mais que especial em nossa escola:a autora Rita Elisa Seda.
Ela veio rever os alunos do 3º ano A da professora Mariza que no ano passado escreveram um bilhete para ela . Conhecemos o Seishum e ela presentou os alunos com a fadinha, para que esta possa dar muitas ideias para eles !E, propôs um desafio: elaborar dicas de como recuperar a perninha da Jaque. Logo veremos o resultado!
Rita Elisa também foi entrevistada pela equipe de pesquisadoras/entrevistadoras do 5º ano A e todos os alunos e professores puderam assistir este momento e conhecer um pouco mais sobre o universo desta ecritora encantadora!
A professora de Artes, Angela, mostrou o trabalho que está desenvolvendo com os alunos baseado no livro "Fábulas para Seishum", foi um encontro extraordinário! Angela ficou muito feliz em conhecer a autora do livro que ela está trabalhando, dizendo que foi a primeira vez que isso lhe aconteceu!
Rita Elisa presentou a escola com livros e com seu carinho, sua simpatia,nos fez viver uma manhã mágica!



Agradeço muito à minha querida amiga por tudo, por nos dar esta oportunidade única!



Sei que nossos alunos vão ter muito mais vontade de ler, escrever, estudar, desenvolver sua cultura, que é algo que ninguém nos tira, que nunca se acaba,ao contrário, sempre pode se ampliar!



Não canso de me lembrar como é bom ter amigos, que estes são anjos em minha vida, que todos nós temos que cultivar nossas amizades a cada dia e dar graças a Deus por elas. E claro, eu em particular tenho que agradecer à Nossa Senhora das Graças por esta ligação tão terna com Rita Elisa, pois, nos conhecemos acredito por intercessão Dela, e, hoje recebi a Medalha Milagrosa de minha amiga e com ela sei que recebo uma " chuva de bençãos" e desejo tudo de bom a todos que estão em minha volta!


Que bom foi também contar com toda a atenção e carinho da diretora Jamilla e da psiccóloga Iva: elas ficarm tirando as fotos, que acabei ficando sem fotos delas para colocar nesta postagem!



Querida Rita Elisa que a cada dia você possa realizar todos os seus sonhos, ter muitas ideias, fazer e rever muitos amigos, ensinar e aprender , conquistar, ter muita saúde, paz e ser muito feliz!



Nossa escola estará sempre de braços abertos para recebê-la!



Ficamos com gostinho de quero mais!!! É sempre muito bom ter a presença de Rita Elisa: seja virtual ou melhor ainda pessoalmente!



Conheçam o site de Rita Elisa Seda:
http://palavrasdeseda.blogspot.com/

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Coaching

Coaching é o processo de apoiar uma pessoa a ter a melhor vida profissional ou pessoal que ela pode criar.
Coaching é uma parceria estabelecida entre Coach (profissional) e Coachee (cliente) buscando atingir objetivos, resultados, metas, sucesso, transformação. Resumindo em uma frase, o Coaching leva você de onde está – situação atual- para onde deseja
O coaching é o processo de equipar as pessoas com as ferramentas, o conhecimento e as oportunidades de que precisam para se desenvolver e se tornar mais efetivas e eficazes, coaching em português significa treinador, treinar no intuito de instruir a carreira profissional.
Os coaches não desenvolvem pessoas, apenas dão condições para que elas se auto desenvolvam. Raramente você terá tempo para se envolver com cada aspecto do desenvolvimento. E raramente você terá todas as informações, habilidades e a sabedoria de que alguém pode precisar para garantir seu desenvolvimento. Felizmente, não há necessidade de ser perfeito para ser um coach efetivo. Pelo contrário, entenda seu papel como um catalisador do desenvolvimento.

O coaching é um processo contínuo, não uma conversa eventual ou um acontecimento isolado. O líder coaching pode ser comparar com um maestro, que em alguns momentos trabalha com apenas com um integrante, em outros orienta todos à distância e, em outros, corta os vínculos para que possam se desenvolver em áreas completamente fora do seu escopo. Você as leva a aprender e a treinar regularmente, ajuda-as a canalizar sua paixão pela aprendizagem para as melhores oportunidades e harmonizar a participação delas e dos demais integrantes da organização.

Ruth Guimarães






Hoje vou tomar um café ,mas, antes tomei um suco de limão , limão este da própria casa de Ruth Guimarães Botelho.Que alegria, que chuva de conhecimento, cultura, simplicidade , carinho recebo a cada vez que me encontro com esta pessoa, que é de uma doçura imensurável!
Ela é de Cachoeira Paulista,nasceu em 13 de junho de 1920 É uma poetisa, cronista, romancista, contista e tradutora brasileira.
Foi a primeira escritora brasileira negra que conseguiu projetar-se nacionalmente desde o lançamento do seu primeiro livro, o romance Água Funda, em 1946.
Com dez anos de idade, publicou os seus primeiros poemas em jornais da terra natal. Com 18 anos mudou-se para a cidade de São Paulo, onde se formou em Filosofia pela USP. Profissionalizou-se como jornalista e colaborou assiduamente na imprensa paulista e carioca, além da seção permanente que manteve durante vários anos na Revista do Globo, de Porto Alegre. Escreveu crônicas para grandes jornais como Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Tem uma coluna semanal de crônicas no jornal Valeparaibano, de São José dos Campos.
Escreveu 40 livros, traduziu cerca de 20 livros! Nossaaaaaaaaaaaaaaaaaa! E pensar que tem gente que não a conhece, como pode isso! Por que estes livros não estão nas escolas!!!!!!!( Na minha já tem um pouco, estou levando para a escola e estou indo em busca destas obras).
Que sentimento bom estou tendo a cada página de livros que leio desta autora.
Dona Ruth, espero ainda conviver e aprender muito com a senhora!
Que orgulho foi " tomar este café", que possamos tomar muitos outros!!!!!

Visita ao Museu Dr. Costa Júnior

Hoje fui com algumas alunas do 5° ano A ,visitar o Museu Dr. Costa Júnior, localizado no Parque Ecológico de Cachoeira Paulista. Fou um passeio muito interessante e de reconhecimento à cultura do município!
Precisamos conhecer mais sobre este acervo!
Me lembrei da época em que fui voluntária no Museu de Cruzeiro, aprendi muito lá! Saudades!
Observação: ainda não fotografei todo o museu, logo farei isso!São relíquias que precisam ser conservadas, conhecidas por toda a população!




Reunião de Pais e Mestres e Depoimento " dengue"





Hoje foi a Reunião de Pais e Mestres na EMEF " Antonio Benedicto Hummel", como sempre a maioria dos pais estiveram presentes, o que mostra que há parceria entre escola e família!
A professora Valéria foi também à escola para dar seu depoimento " Dengue esteja alerta!" aos pais e alunos. Todos participaram com muita atenção! Ao final tivemos um lanche delicioso!

Visita virtal ao blog

Os alunos da CEA da professora Valéria visitaram meu blog para conferirem o trabalho que realizaram no Projeto" Dengue : esteja alerta!", fizeram comentários sobre tudo o que viram e também sobre o que eles têm feito a fim de combater este mal, além do que ainda temos que fazer! Adorei a visita! Adoro também todos os alunos desta sala e também a professora Valéria!

Comentários dos alunos da CEA, durante visita ao blog:

Leonardo

Comentou sobre o terreno abandonado próximo a sua casa, onde é um possível criadouro de dengue.

Luis Felipe

Comentou sobre as palestras, local das residências onde foram feitas as fotos, e as comentou.

Andressa

Achou muito legal o comentário sobre a dengue, isso é muito importante.

Bruna

Gostou muito da palestra, aprendeu que não pode deixar lixos parados, para não juntar dengue.

José Vitor

Achou legal. Não pode deixar juntar potes com água, garrafas, tampinhas viradas, colocar areias nos pratinhos de vasos, e não deixar a água parada.

Ana Carolina

Contra a dengue é bom não deixar água parada, cada pessoa tem que fazer sua parte. Eu (Carol) olho o quintal de minha casa, para ver se existem focos do mosquito da dengue.

Thais

A dengue pode matar as pessoas, sempre ficar alerta com a dengue, cuidar das casas contra a dengue, toma cuidado com o mosquito. Todos cuidar de suas casas para não pegar dengue.

Lidiana

A dengue é muita perigosa e se nos cuidamos será melhor para o planeta.

Marcela

Eu(Marcela) cuido do meu quintal, mais meu vizinho não, cuido para não correr o risco de pegar dengue.


sábado, 7 de maio de 2011

Improvisação teatral





Hoje participei do workshop de Improvisação teatral, que ocorreu no Auditório Municipal de Cachoeira Paulista, ministrado pela atriz Ana, de São José dos Campos. Minha amiga Sandy também participou e arrasou!Algumas alunas de enfermagem da ETEC do município também partciparam, adorei conhecê-las!

Foi um dia muito descontraído.





Fizemos apresentações usando o corpo e sons variados, imitamos máquinas, fizemos exercícios para trabalharmos diferentes olhares e percebemos a importância de olhar no olho do outro. Também conduzimos e fomos conduzidas pelos nossos pares de olhos fechados, encenamos pequenas peças e fizemos uma radionovela. Tudo na improvisação, tudo muito bom de fazer! Amei!


Ilka Siqueira de Barros

Ilka Siqueira de Barros( Eternizado seu nome na sala de PROINFO da EMEF " Dr. evangelista Rodrigues"). Homenagem merecida! Conheçam um pouco da história dela:



Filha de Avelino Vieira de Siqueira e da professora Carolina Motta de Siqueira( que também foi professora na EMEF “ Dr. Evangelista Rodrigues”), nasceu no dia 11 de dezembro de 1911 no bairro do Jataí( também conhecido como bairro do Sapé), Distrito de Cachoeira Paulista. Assim começa sua ligação com nossa instituição, visto que a EMEF Antonio Benedicto Hummel, escola situada neste bairro, é vinculada à EMEF Dr. Evangelista. Rodrigues.
Faleceu no dia 22 de dezembro de 2001, com 91 anos, totalmente lúcida, uma vez que até a véspera de sua morte “ comandava” a cozinha e a parte financeira da sua casa.
Estudou interna em Taubaté, no Colégio de Freiras, chamado Bom Conselho.
Depois terminou seus estudos na antiga escola normal “ Conselheiro Rodrigues Alves”, de Guaratinguetá, onde formou professora, em 1932.
Ela falava Francês muito bem, gostava muito de ler, bordava, costurava , fazia as próprias roupas dos filhos( como toda mulher prendada da sua época). E, tocava piano com perfeição, pois, estudou durante muitos anos.
Dona Ilka casou-se em 1933, com José Benedito de Barros, também cachoeirense e tiveram como padrinhos Dr. João evangelista Rodrigues, o patrono da nossa escola. Tiveram seis filhos: Maria Ilzi, Maria José( Yeyé), José Maria, Maria Léia, José Rui e Maria Iza. Tiveram 14 netos e 19 bisnetos me foram casados por 61 anos.
Ela ingressou no Magistério Paulista, em 1936, numa escola rural no bairro da Aparição, município de Cunha. Depois foi removida para um grupo escolar na cidade Onda Verde, no norte do estado de São Paulo. Finalmente foi removida para o grupo escolar “Dr. Evangelista Rodrigues” em Cachoeira Paulista, onde ficou por muitos anos, até se aposentar em 1962.
Uma curiosidade, sua filha, Maria Ilzi de Barros Correia, foi removida para esta escola no mesmo ano de aposentadoria de sua mãe ( 1962) e lecionando na mesma sala de 4º ano, continuando desta maneira o trabalho de dona Ilka por muitos anos.
Era uma professora exigente, porém, muito dedicada, transmitia muita paz e serenidade, falava sempre baixo, nunca se exaltava, sabia se fazer ser ouvida e atendida com um simples olhar. Procurou sempre despertar o patriotismo de sés alunos. Todas as semanas reunia todos os alunos dos quartos anos e tocava no piano( a escola tinha piano) o Hino Nacional, Hino da Bandeira, Hino da Proclamação da República e ensinava a cantar os Hinos da Nossa Pátria.
Deixou muitos exemplos bons e saudades entre seus alunos, amigos e familiares.
Deixou também uma aluna muito especial para nossa escola, a professora Ângela de Freitas Guedes, que faz trabalhos artísticos lindos, que tem trabalhado com nossos educandos a importância dos valores e desenvolvendo as habilidades e criatividades de cada um.
Dona Ilka não foi somente uma excelente, mas, uma a mãe exemplar, dedicada, amiga que procurava despertar em seus filhos a importância da união entre os membros de uma verdadeira família.
Os ensinamentos e exemplos marcantes que dona Ilka transmitiu aos seus alunos, nos leva a homenageá-la nesse dia 28 de abril de 2011, em reconhecimento a uma vida dedicada à Educação e em especial a esta Escola, eternizando seu nome na sala de PROINFO da EMEF “ Dr. Evangelista Rodrigues”.

Respondendo cantando

A professora Raquel deu a ideia de fazermos esta dinâmica no dia das mães( eu ía fazendo as perguntas e as mães foram respondendo cantando).Foi muoto legal!


RESPONDENDO CANTANDO...


1) Mãe, qual é o seu lema no corre- corre do seu dia-a –dia?
R- Entre razões e emoções a saída é fazer valer a pena.

2) E quando algo não dá certo?
R-Há, há vai ter que rebolar á.
Há, há vai ter que rebolar!!!

3) O que alimenta seu dia a dia?
R- O amor, é o calor, que aquece a alma

4) Para você, qual o segredo da vida?
R- Viver e não ter a vergonha de ser feliz...

5) E qual é o segredo para você se manter sempre jovem?
R- É o amor, que mexe com a minha cabeça e me deixa assim...Que faz eu pensar em você e esquecer de mim...que faz eu entender que a vida é feita pra viver...

6) Quando você está triste, o que você faz?
R-Tristeza, por favor, vá embora, minha alma que chora está perto o meu fim. Fiz do meu coração a sua moradia,já é demais o meu penar.Quero voltar àquela vida de alegria, quero de novo cantar...lá lá ia lá...la ia lá lá ai lá ia lá

7) Nos momentos de aflição, a quem você recorre?
R-Jesus Cristo, Jesus Cristo, Jesus Cristo eu estou aqui...

8) E falando desse nosso encontro, o que sempre acontece no final?
R- E vai rolar a festa, vai rolar... o Evangelista mandou avisar...avisou...avisou...avisou
Avisou...Que vai rolar a festa...

9) E o futuro?
R_ Como será o amanhã, responda quem puder. O que irá me acontecer, o meu destino será como Deus quiser.

10) Qual é a menor maneira de terminar esta homenagem?
R-Obrigado Senhor, por mais um dia. Obrigado Senhor, agradeço ,obrigado Senhor!

Dia das mães

Cronograma em comemoração ao dia das mães na EMEF " Dr. Evangelista Rodrigues":
6 de maio de 2011

Período da manhã:

Para as mães:Respondendo cantando.
4º A: teatro: As crianças e Deus
3º A e CEB: Música: Pra você- Paula Fernandes.
Poesia: aluna Pâmela.
5ºA: Música: Mãe: Rick e Rener.
CEA: música:Minha vovó.
- Homenagem à diretora Jamilla pelo dia do seu aniversário( entrega de flores, cartão de desenho produzidos pelos alunos)
- entrega de cartão para a Mamãe..
- lanche para os pais e alunos.

Período da tarde:
Para as mães: Respondendo cantando.
CEC: Música- Aos olhos do Pai.
Aluna Sarah- Poesia- Para Sempre.
3º B e 4º B: Jogral: Obrigado, minha mãe.
1º A, 3º B e 4º B:Música: Sou fã.
Todos: Teatro: memórias de uma mãe.
Todos:Música: Pra você.
Homenagem.
Apresentação do Projeto Guri.
- entrega de cartão.
- lanche para os pais e alunos.

Foi um dia muito bonito!



Dia da mães





Na EMEF " Antonio Benedicto Hummel", foi comemorado no dia 5 de maio, o dia das mães . Os alunos fizeram apresentações, em agradecimento por tudo o que as mães fazem por eles. A professora Jusseni preparou tudo com muito carinho: enfeitou a escola, organizou lembrancinhas para as mães. A Sílvia e a dona Maria como sempre estavam juntas ajudando e a mãe da Jusseni fez um almoço delicioso! Eu sempre fico muito feliz quando vou à esta escola! Parabéns a todos!