"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Leitura dinâmica

Esta leitura dinâmica foi trabalhada na Oficina de Educação Infantil: na medida em que eu ia lendo o texto a cada citação de um personagem , o professor responsável usava o instrumento musical que estava com ele. É uma forma de trabalhar a musicalidade e despertar o gosto pelas histórias e leituras.

Leitura Dinâmica



A história que eu vou contar é a história de uma menina, essa menina, nasceu numa praia. A praia parecia prateada.
Só que não se sabe como essa menina um dia desapareceu e depois de alguns anos, 15 anos para ser exata, ela estava vivendo lá longe, longe mesmo, longe onde morava o Vovô Tempo.
Essa menina recebeu um outro nome, ela recebeu o nome de Menina das Nuvens. Mas a menina morava com o Vovô Tempo.
O Vovô Tempo era um homem bem velhinho que cuidava do tempo eterno. Ele morava num castelo enorme e no castelo dele tinham umas portas gigantescas, nessas portas dizem que se colocam todas as vozes do mundo, todas as vozes do mundo!
Todos os instrumentos, todos os sons, todos os barulhos, que estavam guardados nas grandes portas do Vovô Tempo. E o Vovô Tempo que está cuidando agora da Menina das Nuvens.
A Menina das Nuvens, ela tinha muitos amigos. Ela morava ali, depois daquela estrela, no castelo do Vovô Tempo. Ela tinha muitos amigos! O amigo preferido dela era um raio, pequenininho, já viram um raio bem pequenininho? Um raio que ainda não cresceu. Um raio pequenininho chamado Corisco.
O Corisco, Corisco é o amigo da Menina das Nuvens e o maior sonho do Corisco é se tornar um grande raio de Sol. Todos os raios querem se tornar um raio de Sol. E ele é tão pequenininho e sapeca, muito sapeca, ele como é pequeno, acaba batendo aqui, batendo ali. Ele acaba destruindo áreas e coisas. Em pouco tempo fica louco com ele! Mas a Menina das Nuvens adora o Corisco.
Acontece que com os dois anda um terceiro que não tem formato ainda, pequenininho, ele ainda não se transformou, ele é o Vento Variante.
O Vento Variante adora levar Corisco pra lá e pra cá junto com a Menina das Nuvens.
O Vovô Tempo fica maluco com eles três. Não aguenta porque eles estão sempre arrumando confusão!
Um dia a menina das nuvens estava andando pelo castelo e viu uma porta especial, uma porta do quarto. Comprida, que será que tinha atrás daquelas porta?
Mas o que será que ela podia fazer? O vovô era tão bom pra ela, e ela não podia fazer nada mais. Mas quem sabe o Corisco?
O Corisco foi atrás da porta e ele saltou brincando e brincando, e o vento variante começou a entoar, a entoar, a entoar e espalho todas aquelas gavetas daquela porta pelo chão.
A Menina das Nuvens percebeu que pertinho dela tinha uma gaveta diferente.
Era uma gaveta que estava bem guardada e lá tinha uma voz de uma moça dizendo:
- Á minha filha, eu estou sentindo saudades, mas você está muito bem com o Vovô Tempo.
Mas a Menina das Nuvens dizia:
- Conheço esta voz...esta voz é da minha mãe! Ah eu quero vê-la de novo, ela está lá na Terra!
E ela viu o endereço ali nas gavetinhas.
- Eu vou até lá! Mas como vou fazer? Vento Variante!
O Vento Variante pegou a Menina das nuvens e saiu rodando, rodopiando, rodopiando e levou a Menina das Nuvens com muito carinho até a Terra.
O Vovô Tempo ficou sabendo e ficou muito nervoso... muito nervoso!
E quando viu o corisco, disse:
- Corisco, você quer se transformar em um raio de sol, não quer? Eu farei com que seu sonho se torne realidade se..., e somente se..., você fizer com que a Menina das Nuvens continue sã e salva, tá?
E o Corisco foi correndo para a terra e quando ele foi correndo para a terra caiu bem em cima da cabeça de um soldadinho de chumbo e o soldadinho de chumbo olhou, olhou e disse:
- O que é isso? Raio agora?
E viu que era um corisco.
O Corisco saiu correndo e foi ali para traz e viu a Menina das Nuvens chegando com o Vento Variante.
Onde chegando na casinha, uma casinha simples, mas a moça, a mãe da Menina das Nuvens, quando a viu, acolheu a menina, queria tanto fazer carinho nela, matar a saudade de tanto tempo.
Só que nesse momento, o soldadinho de chumbo entrou pela porta da casa e achou estranho aquela menina tão diferente por ali. Quem será essa menina?
E o soldadinho de chumbo entrou na casa. A Menina das Nuvens ficou assustada, o Corisco arregalou os olhos e o Vento Variante correu só pra ver o que acontecia. Quando o soldadinho de chumbo disse:
- Todas as pessoas dessa ilha deverão trazer um presente para o príncipe que vai se casar amanhã a tarde. Vocês deverão trazer um presente para o príncipe também.
Mas seu guarda nós somos tão pobre. Não temos nada para dar ao príncipe.
O soldado, o soldadinho de chumbo não ligou... eu quero o presente amanhã a tarde. E foi embora.
A Menina das Nuvens ficou muito triste e lágrimas escorreram em seu rosto, mas ela não ficou parada, ficou pensando em uma forma de conseguir um presente. Então, conversou com o Corisco, conversou com o Vento Variante. E ao cair da noite, a lua, a sua amiga, estava lá...ela queria descer sobre o luar.
Por muitos anos a Menina das Nuvens morando depois das estrelas não sabia como descer pela luz do luar, e ela ficou pensando...
A Menina das Nuvens agora estava lá na Terra tão longe dos seus amigos, mas estava ajudando sua mãe. Ela fez um manto maravilhoso e ali perto, bem perto de onde ela vivia um rapaz passava. Ele passava, olhava a menina e a achava tão perfeita, feita a luz do luar. Então ele decidiu que não queria se casar mais com sua noiva e sim com aquela que ele estava vendo todos os dias.
Mas, o soldadinho de chumbo percebeu que o príncipe estava com problemas sentimentais e contou para a rainha que quis prender a Menina das Nuvens.
Só que o Corisco estava lá, não deixou prender a Menina das Nuvens e quis bater no soldadinho de chumbo... mas o Vento Variante estava lá e soprou... soprou... e mandou o soldadinho de chumbo para bem longe.
A rainha percebeu que todo o seu feito de nada iria adiantar e entendeu que aquela menina não era uma menina qualquer. Então, aceitou e consentiu que seu filho príncipe de casasse com a Menina das Nuvens. Que hoje em dia não está mais morando com o Vovô Tempo. Mas, o Vovô Tempo veio para o casamento e trouxe todos os amigos da Menina das Nuvens. E o Corisco começou a bater de um lado para o outro de tanta felicidade junto com o Vento Variante. E o soldadinho de chumbo nem apareceu. Mas, a Menina das Nuvens foi feliz para sempre.

Autor desconhecido

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Oficina de Educação Infantil












































































Oficina:Contando, tocando e cirandando na educação infantil: é hora de brincar, é hora de aprender, é hora de se encantar!


No dia 19 de setembro ministrei uma oficina para os professores da educação infantil a convite da supervispora Morena da Secretaria de Educação do Município. Foi muito bom ter esta oportunidade, trocar experiências, fizemos contação de história, refletimos sobre as noções que devem ser trabalhadas na educação infantil, tais como lateralidade, espacialidade, noções de quantidade, tempo, musicalidade , entre outros. Foi apresentado também o método Ciranda, de linha desenvolvimentista que aprendi em curso ,este consiste em um circuito de atividades em que o aluno escolhe a ordem das atividades em que quer desenvolver, nesta é respeiatdo o ritmo de cada educando, descobre-se talentos e habilidade, além de despertar o gosto por aprender! São também valorizadas as inteligências múltiplas.
Agradeço o apoio das coordenadoras da educação infantil: Gláucia, Rita e Loraine.



Homenageio as professoras Márcia e Josiane do Embaú: meus primeiros aprendizados sobre a educação infantil foram coom elas, observando a dedicação delas com as crianças a cada dia.



Também convive com outras queridas professoras da educação infantil no Emabú e que aprendi bastante: Julieta, Verônica e Mariane.

Obras de Artes das Fábulas para Seishum




































Obras de Artes dos alunos da EMEF " Dr. Evangelista Rodrigues", realizadas pela professora Angela e baseadas no livro Fábula para Seishum da minha amiga e autora Rita Elisa.

Ficaram lindos ! Parabéns!











Sacola: Hoje é dia de...













Os alunos do 3º ano, da professora Mariza realizaram uma reescrita do Conto do Pinóquio para mim, uma tarefa que eu fiz para o curso Lá Vem História. Como fiquei muito feliz com o resultado, visto que estão escrevendo bem , tirei da minha " sacola mágica" , um adesivo para cada aluno. Os alunos ficaram também muito felizes. Parabéns ao trabalho da Professora Mariza! Esta classe me enche de orgulho!










quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Sabida


























Recebemos na EMEF Dr. Evangelista Rodrigues e Antonio Benedicto Hummel, a equipe da Editora Rica e a Sabida- personagem de um revista que está nas bancas de Cachoeira Paulista também. Foi muito gostoso tê-los conosco. Os alunos partciparam ativamente de uma contação de História.

Eles estão levando uma mensagem baseada em valores ! Lindo!