"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Replanejamento 2012

EMEF “ Dr. Evangelista Rodrigues”


EMEIF “ Antônio Benedicto Hummel”

Replanejamento Escolar

23 de julho de 2012

A mente humana tem habilidades incríveis.

Que você aprenda a caminhar dentro de si

e explorá-las.

E se caminhar não tenha medo de se perder.

E se perder-se não tenha medo de mudar rotas.

E se mudar, repense sua vida, mas não desista.

Dê sempre uma nova chance para si mesmo.

Augusto Cury.

BOAS- VINDAS.

SLIDE: REPLANEJAMENTO- O FILME.

SLIDE: VALORES DA VIDA.

DINÂMICA DE GRUPO: O BAMBOLÊ( COM TODA A EQUIPE ESCOLAR).

MOMENTO PARA A ESCRITA DO RESULTADO DA DINÂMICA DO BAMBOLÊ: “ Eu doei... eu recebi...” ( Estes escritos farão parte da montagem do painel de recepção dos alunos: O que eu posso doar para o mundo?).

APRESENTAÇÃO E REFLEXÃO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS DE 2011 E ANOS ANTERIORES:

Como podemos avaliar os resultados do ano de 2011 em comparação aos anos anteriores?

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM NO PRIMEIRO SEMESTRE E EXPECTATIVAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE:

Se hoje, fosse sua primeira semana de aula...

• Quais seriam suas impressões sobre a sua classe?

• Quais expectativas de aprendizagem?

• Sugestões para auxiliar esta sala?

ENTREGA DE LEMBRANÇA.

LANCHE COLETIVO.

ORGANIZAR RECEPÇÃO DOS ALUNOS.

OUTROS.



quinta-feira, 26 de julho de 2012

Dinâmica do bambolê

ESTA DINÂMICA FOI CRIADA POR MIM E E PELA PSICÓLOGA IVA, SENDO DESENVOLVIDA COM TODA A EQUIPE ESCOLAR NO DIA DO NOSSO REPLANEJAMENTO ESCOLAR. OS PROFESSORES TAMBÉM A DESENVOLVERAM COM OS ALUNOS E O RESULTADO DA REFLEXÃO PPOPORCIONADA NESTES MOMENTOS ESTÃO NO PAINEL DE RECEPÇÃO DOS ALUNOS. AMEI!



Dinâmica do bambolê


O animador primeiramente contará uma pequena introdução falando sobre o nosso Planeta Terra, enquanto o grupo estiver em círculo:

O nosso Planeta passa por grandes mudanças, que geram aquecimento global, desertificação e sofrimento nas relações. Existem grupos que se mobilizam na conscientização do papel fundamental de cada ser humano para a revitalização da Terra.

Neste sentido, hoje somos convidados a nos apropriarmos dessa responsabilidade com o ar, a água, a terra e inicialmente com a humanização das relações que começam nas pequenas atitudes com o próximo.

Assim, dentro dessa grande luta, pense que valor você pode oferecer para este grupo. Escolha uma PALAVRA, que traduza a sua contribuição, para que a pessoa ao seu lado, tenha disposição para construir uma vida melhor!

Continuando o grupo no círculo, de mãos dadas, cada um deverá passar o bambolê (que representa o mundo) para o colega ao lado, dizendo seu próprio nome e o que vai doar para o outro( colega ao lado, dizendo o nome da pessoa também), esta pessoa, deverá dizer o que recebeu do outro e o que irá doar para o próximo colega.

Autores: Iva e Renata

Deu a louca nos contos de fadas



Os alunos da Escola Otton, apresentaram para os nossos alunos a peça teatral: Deu a Louca nos Contos De Fadas. foi muiti divertido!

Premiação lanche saudável

Premiação -Lanche saudável: alunos que mais trouxeram frutas no recreio, receberam um prêmio da escola!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Alunos da EJA 1º semestre


Alunos da EJA de nossa escola. No encerramento do primeiro semestre, eles fizeram um caldinho delicioso!
Parabéns professora Maria Amélia , por tudo o que tem feito por nossos educandos! Sua alegria nos contagia!

Concurso de Desenho, Poesia e Crônica do Sítio do Juca-2012


Os alunos do município de Cachoeira Paulista, puderam participar do Concurso de desenho, Poesia e Crônica que teve sede em nossa escola. Tivemos a ilustre presença do Diógenes e do Antônio Galvão.

Jurandir Fábio

Jurandir Fábio, artista cachoeirense e professor da Classe Especial C de nossa escola, mostrando seu trabalho aos alunos.
Temos orgulho de ver suas obras de arte! Parabéns!

Curso Deficiência visual- Aspectos Psicoevolutivos e Educativos

Deficiência Visual – Aspectos Psicoevolutivos e Educativos


Profª Eulália Peixoto

Nova Dutra – Barueri
O QUE NOS MARCOU NO ENCONTRO EM BARUERI:

PARA SE TRABALHAR COM A CRIANÇA ESPECIAL E COM QUALQUER OUTRA PESSOA:

Primeiro a gente acolhe,

Depois conhece,

Assim consegue orientar!

• Como vou dizer de você se não conheço?

Hoje em dia se tem:

80% com baixa visão

20% são cegos

1,5 das pessoas com deficiência apresentam deficiência visual.

* o corpo fala!

- Para saber de mim, conheça- me!

Para trabalhar, comigo, conheça-me muito!

- A visão é 80% da vida de relação!

- Quem é limitado? É quem se deixa limitar!

* Cláudio Werneck – Livro: Quem cabe no seu todos?

-É preciso que o aluno tenha oportunidade de familiarizar com o ambiente, tem que ter referência!

-Precisa ter dados, para ter eficiência de trabalho!

Sinais de possíveis dificuldades visuais, no comportamento:

• Corpo rígido ao ler ou olhar para um objeto distante;

• Inclinar a cabeça para frente ou para atrás ao olhar para objetos distantes;

• Omissão das tarefas de perto;

• Períodos curtos de atenção;

• Giro da cabeça para utilizar um olho só;

• Inclinação lateral da cabeça;

• Colocação da cabeça muito próximo do livro;

• Perda da linha;

• Uso do dedo ou lápis como guia - dislexo também usa.

• Olho se coça com o cotovelo, ou seja, não coça!

• Leitura em voz alta ou movendo os lábios (às vezes é hábito);

• Mexer a cabeça no lugar dos olhos;

• Dificuldades gerais de leitura: tendências a inverter letras ou palavras, ou confundir;

• Esbarrar em objetos, dificuldade motoras evidenciadas;

(Tem deficiente visual, que é considerado autista, desenvolve maneirismo, bate a mão/ tem que ocupar a mão dele e dar atividade)

- É preciso acolher, conhecer e daí orientar.

Gardner é vesgo e era considerado estabanado.

Queixas associadas ao uso dos olhos: dores de cabeça, náuseas, vertigens, visão turva a qualquer momento; confusão de palavras ou linhas; dores oculares.

- Escola Acessível (governo federal recebendo verba)

- Mesa preta ou pano de feltro preto para aluno com glaucoma, pois, a luz o incomoda.

O acesso ao currículo:

Adaptações curriculares:

Ledor – lê para o DV em 1 prova ou prova em braile.

- contexto

- elementos materiais

- elementos básicos de ensino/aprendizagem

- elementos pessoais (provisão de serviços)

Contexto: pensar na pessoa; como ensinar muralha da China para DV? Se teve visão anteriormente, tem memória visual, se não tem será vivência! E tem certas coisas que não tem sentido para ele!

*Quando se fala de necessidades educativas, devemos ter consciência de que o limite entre o “comum” e o “extraordinário” é indeterminado. (não é mensurável, não dá para medir).

*TV Rio Sul (tem casal DV dando depoimento).

- Estimulação Multissensorial:

Exemplo de atividade:(rolinhos– rolo de papel higiênico com velcro para o aluno grudar um no outro - sozinho para estimular, DV não junta as mãos-DV congênito

*Bichinhos de pelúcia com som para estimulação;

* Bicho em miniatura para o DV conhecer.

* É necessário, que exista uma estimulação sistemática e correta, que abranja todas as capacidades para atingir um desenvolvimento normal. Deve-se potencializar ao máximo os sentidos da audição, tato, paladar e olfato.

*DV sonha colorido, normal.

Leitura e Escrita:

a) A tinta;

b) Em braile.

Orientação e Mobilidade:

Bengala

Bene- DV que estava no curso também, mostrou como se usa a bengala. E disse que senti algo diferente ao caminhar, a bengala detecta o obstáculo e quem enxerga torce o pé num obstáculo e o cego não.

Atividade da Vida Diária e Social – importante ensinar

Mais recursos:

Reglete

Tablet

Punção

Máquina de escrever em braille

Calculadora

Sorobã

Maquina perkins.

Braille fácil- programa no PC.

*quadro como ima de bolinha para ensinar braile

Avaliações escolares:

Prova Oral

Prova Escrita – Deve ser o que facilita o aluno, mas, mas não o exclua. Você quer , na verdade é facilitar a vida do aluno ou facilitar a sua vida?

Existe também livro falado.

Revista Cláudia , tem CD para o DV.

Óculos 3D , para quem tem problemas na retina não dão perfeição em 3D.

Sugestões de filmes:

A cor do pássaro.

Janela da alma.

Vermelho como o céu.

“ Conhecimento que se divide, se multiplica.”

Quanta coisa a gente não sabe do outro!

Foi uma experiência muito rica para mim e poder participar do curso junto com a Gisely, foi gratificante! A formadora ficou empolgadíssima com a possibilidade de ter um DV para confirmar tudo ou não o que ela estava nos passando.

Agradeço a oportunidade.

Renata de Castro Camargo

Maio/junho de 2012.

Olimpiáda de Matemática





As escolas Dr. Evangelista Rodrigues e Yvonne Cipolli Ribeiro, de Cachoeira Paulista fizeram no primeiro semestre,  com seus alunos a primeira etapa da Olimpíada de Matemática, organizada por mim e pela coordenadora Lúcia, com apoio da direção das escolas. Foi uma experiência muito rica e os alunos selecionados, mostraram que são feras! Parabéns!

terça-feira, 24 de julho de 2012

Estagiárias

Eu, Jamilla e Leonina com as estagiárias do período da tarde, Rose, Joana, Clarisse e Gisely: elas estaõ contribuindo muito com o aprendizado dos alunos da EMEF Dr. Evangelista Rodrigues.
Parabéns  e obrigada por tudo o que vocês estão fazendo por nossa escola!

Festa Julina 2012

Festa Julina da EMEF Dr. Evangelista Rodrigues. Foi muito linda!!!! Tivemos quadrilha ensaiada pela professora Jozinéia e teve a participação da estagiária Gisely, um show!
Tivemos várias apresentações, barracas de brincadeiras e comidas típicas, coração do Rei e Rainha Caipira,além da Quadrilha diferente da Escola Otton!

Curso -Trabalhando com a deficiência visual



Eu  e a estagiária Gisely, participamos de um curso em São Paulo, promovido pela Nova Dutra, sobre deficiência visual e depois em HTPC repassamos aos professores de nossa escola. No início foi feita uma dinâmica para os professores vivenciarem esta experiência de ser DV- não ter enxergar com os olhos, mas, enxergar co os olhos do coração!
Estamos aprendendo muito com ela!

Concurso de Mascotes



Os alunos do 5° ano , das professoras Crsitina e Gilce confeccionaram mascotes com material reciclado- uam proposta do programa de Meio Ambiente da Nova Dutra, que partcipam.
Todos os alunos e  equipe escolar votaram para escolher o melhor mascote. Cada alunos fez propaganda escrita e oral para divulgar seu trabalho. Muito bom!

Coisinhas simples que deixam a gente feliz


EU SOU MESMA ABENÇOADA E PRIVILEGIADA: TENHO UM POEMA QUE CITA MEU NOME DE UMA AUTORA QUE TANTO ADMIRO:

Coisinhas simples que deixam a gente feliz

Izabel Fortes



Pessoas trabalhando,

Crianças brincando,

Amigas conversando,

Professores ensinando.

Agasalho bem quentinho,

Quintal muito limpinho,

Casa sempre arrumadinha,

Comida pronta e cheirosa,

E um jardim cheio de rosas,

Algumas flores na janela,

Brancas, azuis e amarelas,

Crianças indo pra escola.

Não precisar pedir esmola,

Fazer macarronada

Na panela bem lavada,

Não amontoar louça na pia,

Varrer a casa todo dia,

Andar de roupa cheirosa,

Merecer sempre uma rosa,

Aprender a ler e a escrever

Como bom aluno do EJA,

Ser amigo da Renata

Que é uma verdadeira gata,

Estar neste sarau perfeito

Com meus amigos do peito,

Nesta fria e gostosa 5ª feira,

Com companheiros e companheiras.

Ah!

E em Jesus acreditar

E ter sempre Amor pra dar!!!



31/05/2012

 

Conquistas

Em nossa escola, fizemos um varal com poesias dos autores da região, a estagiária transcreveu estas poesias em braille e também colocamos em nosso varal:


 Eu propus aos alunos que escrevessem poesias para mim e a professora Maria Paula, colocou estas em lindas roupinhas em nosso varal. Pura arte!


Calendário em homenagem a alguns autores da região, idealizado por mim e confeccionado pela estagiária Éricka:

Sarau da EJA 2012

Sarau da EJAEste sarau envolve duas escolas da EJA de Cachoeira Paulista:


EMEF “ Dr. Evangelista Rodrigues”

Diretora Jamilla Satim Vieira

Vice-diretora Leonina da Silva Duarte

Coordenadora Renata de Castro Camargo

Professora Maria Amélia Barbosa da Silva Mota

EMEIEF “ Ana Ferreira Marcondes

Diretora Helena da Silva Mendonça Queiroz

Professora Maria Helena Miranda Moreira

Desde já, agradecemos muito a presença e aparticipação dos alunos da EJA, que tem nos dado muita alegria e orgulho!

Um sarau é um evento cultural ou musical onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura e teatro.Evento bastante comum no século XIX que vem sendo redescoberto por seu caráter de inovação, descontração e satisfação.
__________________________________

A EJA vai fazer um Sarau

pra exercitar nossa arte.

Verso bom ou verso mau,

não importa, tudo serve!

O importante é compartilhar,

Sorrir, se encantar,

Você só não pode é

deixar de participar!

_____________________________________

A Educação de Jovens e Adultos de Cachoeira Paulista, neste ano de 2012, está realizando seu sarau em homemanem aos autores da região, por isso o tema: autores do meu coração, autores dos nossos corações( MOSTRAR A ÁRVORE DO PAINEL).

Os autores homenageados da noite são:

Ruth Guimarães, Izabel Fortes, Iran Barboza e Carlos Varella de Cachoeira Paulista. E os autores Rita Elisa Seda, Paulo Barja e Ednalva da Silva de São José dos Campos.

Temos um varal com poesia dos referidos autores de desenhos realizados pelos alunos de nossas escolas, inspirados nas obras destes queridos autores.

Temos também a toalha dos autores.



A arte do Vale do Paraíba é riquíssima e temos muito a conhecer!

Sarau é pura emoção!

Tem poesia, contos, crônica e canção!

Tem também Ballet, artes plásticas e

Cada apresentação!!!

É hora de reunir os amigos

Pegar um livro, um violino

e um violão!

Declamar, cantar , contar, ouvrir,

Sorrir e se divertir!

Sarau é respirar a arte!

Compartilhar a arte!

Reconhcer a arte!

E arte se tem por toda parte!

E você topa se aventurar nesta paixão?



JAMILLA-Nesta noite iremos respirar muita arte e para iniciarmos convido o Ballet do Estúdio de Dança Joviania Prieto com alunos de Cachoeira Paulista e Cruzeiro:

 1ª COREOGRAFIA: As camponesas. Apresentando: Amanda Pontes, Maria Clara, Lívia, Luiza, Ana Júlia e Sofia.

 2ª COREOGRAFIA: A Valsa dos meus sonhos. Apresentando Joviania Prieto.

 3ª COREOGRAFIA: Clássico Brilhante. Apresentando: Amanda Rosa, Fábia e Maria Gabriela.

 4ª COREOGRAFIA: A Valsa. Apresentando: Difany Gisely e a coordenadora Renata

LEONINA- Ednalva da Silva- esta autora começou a escrever seus poemas aos 18 anos, inclusive o que iremos ouvir em seguida, foi um de seus primeiros poemas.Hoje ela tem 24 anos, o que nos mostra quenão há idade para sonhar, se inspirar e realizar). Ela trabalha no Mac Donalds de São José dos Campos e tem vários livros publicados.

 LEONINA- DIRETORA JAMILLA: Poema: Ainda Falta, da autora de São José dos Campos, Ednalva da Sillva Pereira:

 JAMILLA- Convidamos a ALUNA DA EMEF DR EVANGELISTA RODRIGUES, MARIA APARECIDA, que irá nos apresentar o poema Depende de Nós, de Ednalva da Silva Pereira.


 JAMILLA- Convidamos os alunos da EMEIF Ana Ferreira Marcondes, 3 Marias Aparecida, João Batista e Adail , para lerem o poema, da autora Ednalva da Silva, _________________

 JAMILLA- Vamos ouvir da Vice-diretora Leonina: Pra se contar uma história... Batista Filho


 JAMILLA- Renata fará a contação de História: Autores do meu coração,autores dos nossos corações”.


SORTEIO 1


IZABEL FORTES: nasceu em Cachoeira Paulista, fez faculdade de Letras .Casada , teve três filhos, foi professora, após se aposentar se tornou avó de seis netos,e para eles conta muitas histórias. Um dia ,resolveu passar para o papel tudo o que já leu, todas as histórias que conta aos seus netos.

Doce escritora, delícia ouvir suas histórias sobre os índios, sobre , sobre ser educadora, ser escritora, sobre ser gente. Ouvir e ler seus contos do Livro, “ Os tantos cantos da memória. Quem desejar ler seu primeiro livro publicado, se chama: A Ubá do Curumim. Eu recomendo!


 ACRÓSTICO: autora de Cachoeira Paulita: Izabel Fortes ( professora Jozinéia).


Convidamos a AUTORA IZABEL FORTES para nos blindar com uma de suas poesias: Coisinhas simples deixam a gente feliz!

A AUTORA IZABEL FORTES,IRÁ RECEBER UMA HOMENAGEM DA EJA.

 DESAFIO: QUEM VIER AQUI E DECLAMAR UM POEMA, UMA PARLENDA OU CANTIGA, GANHA UMA MUDA.

 Nosso professor SÁVIO E SUA FILHA MOARA, irão apresentar a música tears in heaven.
 RENATA , poema : Tem tudo a ver.
Esta noite vamos continuar com muitas histórias, ouvir muitas poesias , músicas e sairmos cheios de alegria!


Carlos Varella é um autor de Cachoeira Paulista,que mistura ficção e realidade em seus contos, e, nos deixa com gostinho de desvendar estes mistérios! Tem vários livros publicados, entre eles : Garranchos; Terra de Histórias, Santo Frei, entre outros.



 ACRÓSTICO CARLOS VARELLA. ( Seu Norival).


 CONVIDAMOS O AUTOR CARLOS VARELLA PARA RECEBER UMA HOMENAGEM DA EJA.



Temos também a exposição de desenhos e pinturas de retratos de Jurandir Fábio, de Cachoeira Paulista, professor da escola Evangelista Rodrigues. Ele também é autor do romance, O expectador da vida.

 CONVIDAMOS O ARTISTA JURANDIR FÁBIO PARA FAZER USO DA PALAVRA.



 O AUTOR JURANDIR FÁBIO, SERÁ HOMENAGEADO PELA EJA.



 A PROFESSORA DE ARTES, ANGELA GUEDES SERÁ HOMENAGEADA PELA EJA.


SORTEIO 2


 ALUNOS DA EMEF DR EVANGELISTA RODRIGUES E PROFESSORA MARIA AMÉLIA COM A MÚSICA TOCANDO EM FRENTE- DE ALMIR SATER.



 CORDEL PAULO BARJA: Este autor é deSão José dos Campos:


Cordel das Adivinhas

Meus amigos, venham quentes

Porque eu já estou fervendo

Vou fazer umas perguntas

Não queiram sair correndo

Quem não souber dessas coisas

Vai ouvindo e aprendendo



Pra acertar até que é fácil:

É só prestar atenção

Nas rimas do fim dos versos

Como se faz na canção

O som no final é o mesmo

Ouçam a repetição



Duas fileiras branquinhas

De soldados imponentes

Se não ficam bem limpinhos

Podem acabar doentes

Atacam mesmo a comida

É o exercito dos ____________



Se alguém acha na comida

Já tem nojo só de vê-lo

Quem não tem sente, no frio,

Lá no alto aquele gelo

Tem comprido e tem curtinho

Careca não tem: ____________



Ele tem seus companheiros

Bem pertinho, ali na mão

Diz “ok” indo pra cima

Pra baixo é “não gostei não”

é mais gordinho e baixinho

ele é o seu _________________



Parabéns, esse é um treino

Bom pra exercitar a mente

Adivinha com poesia:

Raciocínio diferente

Já que sabem todas essas

Agora passem pra frente!

Ruth Guimarães tem magia com as palavras, por isso, muitos a chamam de fada, seu filho a chama carinhosamente de bruxa, só sei que quem convive com ela se encanta, tem inúmeros livros de sua autoria publicados e muitos outros que traduziu , e não para continua escrevendo, esta autora cachoeirense , que muito temos orgulho!

 ACRÓSTICO RUTH GUIMARÃES.

 CONVIDAMOS A AUTORA RUTH GUIMARÃES PARA NOS ENCHER DE ALEGRIA COM SUAS SÁBIAS PALAVRAS);

 A AUTORA RUTH GUIMARÃES RECEBERÁ UMA HOMENAGEM DA EJA.

 SORTEIO.

 CONVIDAMOS DA Escola Dr. Evangelista Rodrigues, A FUNCIONÁRIA SANDY E A PSICÓLOGA IVA , para cantar:Semente do Amanhã de Gonzaguinha.



Cantar e tocar realmente é um dom e aproveito para agradecer a dedicação da psicóloga Iva com nossa escola , e também da Sandy, que já faz parte do nosso sarau e de todas as apresentações.

IRAN BARBOZA: Cachoeirense, tem três livros de poesias publicados: Dona Sebastiana de Tal ... e outros poemas inoportunos, porém, anódinos"., Um quê de poesia e Café com iças. Bom demais é ler e ouvir suas poesias!

 ACRÓSTICO IRAN BARBOZA.

 ALUNO ANTÔNIO, da EMEF DR EVANGELISTA RODRIGUES, que nos apresentará o poema, Primeira Leitura, de Iran Barboza.



 ALUNA REGINA CÉLIA, da EMEF DR EVANGELISTA RODRIGUES, com o poema, Aquilo que ser da vida, de Iran Barboza.



 CONVIDAMOS O AUTOR IRAN BARBOZA PARA RECEBER UMA HOMENAGEM DA EJA.

SORTEIO 3

 DIRETORA HELENA, DA ESCOLA ANA FERREIRA MARCONDES, com o poema de Cora Coralina, Assim eu vejo a vida.( Cora publicou seu primeiro livro, quando tinnha 75 anos, senhora de poderosas palavras, escrevia com simplicidade , foi e continua sendo um exemploo de vida).



 PROFESSORA MARIA HELENA, DA ESCOLA ANA FERREIRA MARCONDES, com o poema de Cora Coralina, Aninha e suas pedras.



SORTEIO 4



RITA ELISA SEDA , AMIGA , UMA ARTISTA ILUMINADA, AMOROSA, QUE CONQUISTA A TODOS POR ONDE PASSA, é santarritense de nascença (Santa Rita do Sapucaí-MG), joseense de coração (São José dos Campos-SP) e vilaboense de alma (Goiás-GO). Suas atividades são moldadas em: filosofia, jornalismo, arqueologia, fotografia, artesanato e escrita. JÁ ESCREVEU MUITOS LIVROS, DENTRE ELES, FÁBULAS PARA SEISHUM, RETALHOS DE OUTONO, Pipa Gurreira,Cora Coralina: Raízes de Aninha ,ENTRE OUTROS.



 ACRÓSTICO RITA ELISA SEDA.



 Convidamos a ALUNA DIVINA DA EMEF DR EVANGELISTA RODRIGUES, para nos presentear com a poesia Cotidiano de Rita Elisa Seda.



 ALUNOS ANA CAROLINA, VALDEMIR, LEONARDO E LUCAS, DA EMERF DR EVANGELISTA RODRIGUES, IRÃO HOMENAGEAR A AUTORA RITA ELISA SEDA COM A POESIA, PASSAGEM .



 ESTAGIÁRIA GISELY, ela é deficiente visual ,está realizando um lindo trabalho em nossa escola e nos ensinado que é possível enxergar com os olhos do coração. Ela irá ler em braille, a poesia Quatro Estações de Rita Elisa Seda.


NOSSA ESCOLA ESTÁ MOSTRANDO AOS ALUNOS ESTA FORMA DE COMUNICAÇÃO CHAMADA BRAILLE.



 CONVIDAMOS A AUTORA RITA ELISA SEDA PARA FAZER USO DA PALAVRA.



 A AUTORA RITA ELISA SEDA SERÁ HOMENAGEADA PELA EJA.



Árvore de livros: quem desejar, ao final do saru pode pegar um livro de presente e levar para casa.



 CONVIDAMOS A PROFESSORA DA EJA MARIA AMÉLIA PARA RECEBER UMA HOMENAGEM EM AGRADECIMENTO AO SEU TRABALHO.



 COVIDAMOS A PROFESSORA MARIA HELENA PARA RECEBER UMA HOMENAGEM DA EJA, EM AGRADECIMENTO PELO SEU TRABALHO.


 Convidamos a professora de artes, Mariza para receber nosso carinho! ( dar um livro)

 Convidamos a professoara Angelina que tem acompanhado o trabalho da Eja e também merece nosso carinho. ! ( dar um livro)



 Com carinho, chamamos DA Escola Dr. Evangelista Rodrigues, A FUNCIONÁRIA SANDY, a ESTAGIÁRIA CLARISSE E A PSICÓLOGA IVA , para cantar:Semente do Amanhã de Gonzaguinha.


A estagiária Clarisse tem nos ajudado muito em especial com os alunos do primeiro ano, parabéns e obrigada.
AGRADECIMENTOS:



“ A GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO E AMIGOS SÃO FLORES QUE NUNCA MURCHAM. Por isso eu não poderia deixar de agradecer a todos os presentes, ao carinho de todos que nos ajudaram a concretizar este momento: a diretora Jamilla e vice-diretora Leonina, a diretora Helena,as professoras Maria Helena e Maria Amélia, a coordendora Rita, grande amiga e que também está conosco dede o primeiro sarau a toda a equipe da Escola Evangelista que nos ajudou na preparação deste momento com tanto carinho: Cecília, seu Norival, dona Rosa, Giselda, Patrícia, Ingrid, Luan, Sandy, Sávio, Angela e Iva.As estagiárias Clarisse, Joana e Ericka.



________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


A todos que se apresentaram e aos autores presentes, artistas das palavras, que tem o dom de nos encantar!


DIRETORA HELENA FAZER USO DA PALAVRA. EU RECEBI PALAVRAS MUITO CARINHOSAS DE MINA AMIGA HELENA, E, QUE ME EMOCIONOU MUITO!

DIRETORA JAMILLA FAZER USO DA PALAVRA. RECEBI FLORES DE JAMILLA E LÉO: LINDAS!!!!
LANCHE.
Pra se contar uma história

há-de se vestir de história.

Pra se vestir de história

há-de se despir da própria pele

se tatuar de gestos largos e comedidos

se impregnar de sons e cheiros

ter no olhar o brilho das estrelas

e o escuro do poço mais fundo

- sem perder as nuances, todas elas

que habitam entre o clarão e o escuro!



Pra se contar uma história

há-de se mergulhar nela

sem medo de morrer afogado

há-de se levá-la às alturas

sem medo de despencar do alto.



Pra se contar uma história

há-de se inventar palavras

há-de se despertar choro

há-de se acender risos

sem se dar por isso.



Pra se contar uma história

há-de se cantar cada palavra

com gosto de palavra nova

e cada palavra nova

o som dos sinos trazer consigo

a ecoar desde o sempre até ao infinito

fundindo silêncio e grito

de toda memória...



Pra se contar uma história

há-de se despir da própria pele

se tatuar de gestos largos e comedidos

se impregnar de sons e cheiros

ter no olhar o brilho das estrelas

e o escuro do poço mais fundo

- sem perder as nuances, todas elas

que habitam entre o clarão e o escuro










O SARAU FOI LINDO!
TODA A EQUIPE ESCOLAR SE ENVOLVERU FIQUEI MUITO FELIZ E REALIZADA!