"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

domingo, 27 de janeiro de 2013

5 meses da Manuela

Hoje, 27 de janeiro,comemoração dos 5 meses de vida de  minha linda sobrinha,afilhada Manuela! Deus a abençoe e continue lhe cobrindo de saúde, alegrias, desenvolvimento e tudo e bom!!! Ela enche nossa casa  de paz e alegria !





sábado, 26 de janeiro de 2013

André, o personagem autista de Maurício de Souza

Conheçam este vídeo sobre o autismo, ele mostra o novo personagem de Mauricio de Souza, o André. Lembre-se que cada autista é um e por isso mesmo cada um tem seu jeito de ser:

http://www.youtube.com/watch?v=o32v1puYD0g

Dinâmicas para a EJA

Dinâmicas Para EJA


Quanto tempo eu tenho

Objetivo: Provocar a saída de si mesmo (desinibição) e conhecimento do outro.
Material: Som com música alegre, caixa de fósforos, um cartaz ou fichas - nomes, de onde é, de que mais gosta, uma alegria, uma tristeza etc. (Pode-se criar outras conforme o objetivo proposto).
Desenvolvimento:

1. Todos, em círculo, o facilitador distribui um palito de fósforo, não usado. As fichas devem estar em lugar visível (pode ser no centro do círculo).
2. Pedir a um participante que risque o fósforo. Enquanto o fósforo estiver aceso, vai se apresentando, falando de si.
3. Cuidar para que ele fale só o tempo em que o fósforo estiver aceso. Caso alguém não consiga, o facilitador, poderá usá-lo para que os outros façam perguntas (pessoais) como numa entrevista.
4. Outra variante é fazer com que os participantes conversem em dupla e depois utilizem o fósforo para falar o que conhece do companheiro.
5. Usar a dinâmica para perguntar: que significa amizade ou ainda, para revisar qualquer disciplina.

Discussão: Conseguimos expressar os pontos mais importantes na nossa apresentação? Como me senti? É fácil falar de nós mesmos? O que significa um fósforo aceso? (marcando tempo) O que significa o fogo? (iluminando).

Resultado esperado: Ter feito uma reflexão sobre o tempo que estamos na terra e o que podemos ser para os outros. A maneira como eu utilizo o fósforo é a nossa própria vida. Analisar todas as situações que aparecem durante a dinâmica.

Fonte: Ronildo Rocha, Catolé do Rocha, PB.

A construção coletiva do rosto

Objetivos: Fazer com que os membros do grupo sintam-se à vontade uns com os outros.

Aplicação:
a) Orientar os participantes para sentarem em círculo;

b) O assessor distribui para cada participante uma folha de papel sulfite e um giz de cera;

c) Em seguida orienta para desenhar o seguinte:

- uma sombrancelha somente;

- passar a folha de papel para as pessoas da direita e pegar a folha da esquerda;

- passar novamente;

- desenhar um olho;

- passar novamente;

- desenhar o outro olho;

- passar a direita e... completar todo o rosto com cada pessoa colocando uma parte (boca, nariz, queixo, orelhas, cabelos).

d) Quando terminar o rosto pedir à pessoa para contemplar o desenho;

e) Orientar para dar personalidade ao desenho final colocando nele seus traços pessoais;

f) Pedir ao grupo para dizer que sentimentos vieram em mente.

Fonte: A Construção da solidariedade e a educação do sentimento na escola. Editora Mercado de Letras.

Caça ao tesouro

Objetivo: ajudar as pessoas a memorizarem os nomes umas das outras, desinibir, facilitar a identificação entre pessoas parecidas.

Para quantas pessoas: cerca de 20 pessoas. Se for um grupo maior, é interessante aumentar o número de questões propostas.

Material necessário: uma folha com o questionário e um lápis ou caneta para cada um.

Descrição da dinâmica: o coordenador explica aos participantes que agora se inicia um momento em que todos terão a grande chance de se conhecerem.
A partir da lista de descrições, cada um deve encontrar uma pessoa que se encaixe em cada item e pedir a ela que assine o nome na lacuna.

1. Alguém com a mesma cor de olhos que os seus;

2. Alguém que viva numa casa sem fumantes;

3. Alguém que já tenha morado em outra cidade;

4. Alguém cujo primeiro nome tenha mais de seis letras;

5. Alguém que use óculos;

6. Alguém que esteja com uma camiseta da mesma cor que a sua;

7. Alguém que goste de verde-abacate;

8. Alguém que tenha a mesma idade que você;

9. Alguém que esteja de meias azuis;

10. Alguém que tenha um animal de estimação (qual?).
Pode-se aumentar a quantidade de questões ou reformular estas, dependendo do tipo e do tamanho do grupo.

Somos nós que fazemos a vida

1) Coloque uma música de fundo e peça que as pessoas circulem pelo espaço onde estão e, em silêncio, pensem nas coisas que ameaçam as suas vidas (violência, doenças, trânsito etc.);

2) Peça para que continuem caminhando e falando, em voz alta, como se sentem frente a essas ameaças;

3) Pare a música e peça às pessoas que expressem com o corpo esses seus sentimentos. E permaneçam assim, paralisados, como se fossem estátuas, expressando seus sentimentos de medo, cansaço, tristeza, decepção, raiva, indiferença, pavor frente ao que lhes ameaça a vida;

4) Depois de alguns minutos, convide a repetirem a frase: Somos nós que fazemos a vida, como der, ou puder, ou quiser;

5) Convide as pessoas a tomarem uma atitude: a permanecerem assim paralisadas ou a deixarem de ser estátuas, a se sacudirem, e a dizerem bem alto os seus desejos para a vida, o que buscam na vida: paz, dignidade, alegria, amor etc;

6) Todos voltam a fazer um minuto de silêncio para assumirem um compromisso em favor da vida, para si e para os outros, enquanto ouvem baixinho a música O que, o que é?;

7) Aumente o volume e convide a todos para cantarem com entusiasmo;

8) Finalize com um momento de partilha sobre os sentimentos que trazemos conosco em relação à vida e como eles influenciam as nossas atitudes, deixando-nos paralisados ou mobilizados na defesa da vida.

Mural da paz
Este é um trabalho para ser mantido em exposição. Assim, outras pessoas terão a oportunidade de receber essa mensagem de paz. Este mural não inspira solidariedade apenas em quem trabalha nele, mas em qualquer um que esteja disposto a construir um mundo melhor. Uma opção que gera a inclusão é convidar grafiteiros da comunidade para fazer o mural da paz nas paredes da escola!

Material necessário:

• Folhas de papel grande para forrar a parede;

• Tinta e outros materiais que se deseje utilizar na montagem;

• Cola ou fita adesiva.
Desenvolvimento:
• O grupo faz um painel de papel para desenhar ou prepara uma parede para ser pintada.
• Tudo o que se tem a fazer é representar, cada um a seu jeito, o que entende por Cultura de Paz. É aconselhável colocar, no local que vai ser pintado, os seis pontos do Manifesto/2000: respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso, redescobrir a solidariedade, preservar o planeta e ouvir para compreender.
• Cada participante começa trabalhando num pedaço do mural e, depois, todos podem interagir e completar os desenhos feitos por todos. Ao final, cada um pode completar o desenho com uma frase sobre o que acha necessário fazer para atingir a paz.
• Outro ponto importante desta atividade é o próprio resultado. Como as pessoas enxergam a questão da paz? Quais foram os elementos que mais apareceram? O que falta na nossa vida pessoal e coletiva para atingir essa paz?

Fonte: Paz, como se faz?, de Lia Diskin e Laura Gorresio Roizman

Um mergulho no meu ser
Esta dinâmica é uma proposta de auto-avaliação e conhecimento do potencial criativo que cada um possui. Concentração do grupo e preparação anterior são necessárias.
Material necessário:
Almofadas, espelhos (quantidade suficiente para todos), toca-cd, CDs com música instrumental.
Local:

Sala ampla, tendo no lugar de cada participante um espelhinho.
Desenvolvimento:
- O(a) coordenador(a) convida cada participante a olhar no espelho, perguntando-se: “quem sou?”.

- Para isso, coloca-se um fundo musical e estipula-se um tempo para reflexão.

- Sabendo quem é você, responda: “quanto valho?”.

- Depois de breve espaço para interiorização, todos são convidados a conversar com o espelho, falando alto, murmurando: Quais são as minhas qualidades? Em que posso contribuir mais para o grupo e para a sociedade?

- De acordo com a música, cada um vai se virando, formando pequenos grupos (tudo com muita ordem para não perder a concentração).

- Colocar os espelhos no chão, arrumando-os defronte de si e continuar murmurando o que estava dizendo antes.

- Com tranqüilidade, ir formando um grande círculo, tendo no centro os espelhos.

- Abraçados, caminhar em círculo olhando-se e olhando os outros nos espelhos, aprendendo a ver além...

- Agora é a hora da expressão! Quem quiser, pode dizer o que sentiu ou pensou.

Dinâmica publicada junto ao artigo "O pensar criativo" na edição nº 379, jornal Mundo Jovem, agosto de 2007, página 20.

RECREAÇÃO

Dinâmicas de Grupo

1. O Presente

Esta dinâmica nos foi enviada e funciona muito bem no lugar de um amigo oculto em festas de fim de ano, para um grupo onde os membros já se conheçam bem. É um trabalho muito interessante para ressaltar as qualidades de cada um desse grupo, dando oportunidade de reconhecimento de certos sentimentos e causa um impacto muito interessante entre os participantes. Experimente !



Como desenvolver a dinâmica: Estabelece-se o número de participantes e seleciona-se o mesmo número de qualidades para serem abordadas durante a dinâmica. Poderão ser introduzidas algumas que achar relevante dentro da situação em que vive. A pretensão é que todos escolham uns aos outros durante a mesma, podendo acontecer de algum participante não ser escolhido.

O Presente: O organizador pode escolher como presente alguma guloseima como uma caixa de bombom com o mesmo número de participantes, ou outro que possa ser distribuído uniformemente no final da dinâmica. Este presente deve ser leve e de fácil manejo pois irá passar de mão em mão. Tente embrulhá-lo bem atrativo com um papel bonito e brilhante para aumentar o interesse dos participantes em ganhá-lo.

Disposição e local: os participantes devem estar em roda ou descontraidamente próximos.

Início: O organizador com o presente nas mãos diz (exemplo): Caros amigos, eu gostaria de aproveitar este momento para satisfazer um desejo que há muito venho querendo fazer. Eu queria presentear uma pessoa muito especial que durante o ano foi uma grande amiga e companheira e quem eu amo muito. Abraça a pessoa e entrega o presente. Em seguida pede um pouquinho de silência e lê o parágrafo 1:

1. PARABÉNS!

*Você tem muita sorte. Foi premiado com este presente. Somente o amor e não o ódio é capaz de curar o mundo. Observe os amigos em torno e passe o presente que recebeu para quem você acha mais ALEGRE.

Ao repassar o presente, a pessoa que recebe deve ouvir o parágrafo 2 e assim por diante:

2. ALEGRIA! ALEGRIA!

Hoje é festa, pessoas como você transmitem otimismo e alto astral. Parabéns, com sua alegria passe o presente a quem acha mais INTELIGENTE.

3. A inteligência nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento, pois muitas pessoas são inteligentes e a sociedade, com seus bloqueios de desigualdade, impede que eles desenvolvam sua própria inteligência. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem lhe transmite PAZ.

4. O mundo inteiro clama por paz e você gratuitamente transmite esta tão grande riqueza. Parabéns! Você está fazendo falta às grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita Paz, passe o presente a quem você considera AMIGO.

5. Diz uma música de Milton Nascimento, que "amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração". Parabéns por ser amigo, mas o presente. . . ainda não é seu. Passe-o a quem você considera DINÂMICO.

6. Dinamismo é fortaleza, coragem, compromisso e irradia energia. Seja sempre agente multiplicador de boas idéias e boas ações em seu meio. Parabéns! Mas passe o presente a quem acha mais SOLIDÁRIO.

7. Parabéns! Você prova ser continuador e seguidor dos ensinamentos de CRISTO. Solidariedade é de grande valor. Olhe para os amigos e passe o presente a quem você considera ELEGANTE (bonito, etc...).

8. Parabéns! Elegância (beleza, etc...) completa a criação humana e sua presença torna-se marcante, mas o presente ainda não será seu, passe-o a quem você acha mais SEXY.

9. Parabéns! A sensualidade torna a presença ainda mais marcante e atraente. Mas o presente não será seu. Passe-o a quem você acha mais OTIMISTA.

10. Otimista é aquele que sabe superar todos os obstáculos com alegria, esperando o melhor da vida e transmite aos outros a certeza de dias melhores. Parabéns por você ser uma pessoa otimista! É bom conviver com você, mas o presente ainda não será seu. Passe-o a quem você acha COMPETENTE.
11. Competentes são pessoas capazes de fazer bem todas as atividades a elas confiadas e em todos os empreendimentos são bem sucedidas, porque foram bem preparadas para a vida. Essas são pessoas competentes como você. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você considera CARIDOSO.

12. A caridade é como diz São Paulo aos Coríntios: "ainda que eu falasse a língua dos anjos, se não tiver caridade sou como o bronze, que soa mesmo que conhecesse todos os mistérios, toda a ciência, mesmo que tomasse a fé para transportar montanhas, se não tiver caridade de nada valeria. A caridade é paciente, não busca seus próprios interesses e está sempre pronta a ajudar, a socorrer. Tudo desculpa, tudo crê, tudo suporta, tudo perdoa". Você que é assim tão perfeito na caridade, merece o presente. Mas mesmo assim, passe o presente a quem você acha PRESTATIVO.

13. Prestativo é aquele que serve a todos com boa vontade e está sempre pronto a qualquer sacrifício para servir. São pessoas agradáveis e todos se sentem bem em conviver. Você bem merece o presente. Mas ele ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que é um ARTISTA.

14. Você que tem o dom da Arte e sabe transformar tudo, dando beleza, luz, vida, harmonia a tudo que toca. Sabe suavizar e dar alegria a tudo que faz. Admiramos você que é realmente um artista, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que tem FÉ.

15. Fé é o dom que vem de Deus. Feliz de você que tem fé, pois com ela você suporta tudo, espera e confia porque sabe que Deus virá em socorro nas horas difíceis e poderá ser feliz. Diz o salmo 26 " O Senhor é a minha luz e minha salvação, de quem terei medo?" Se você acredita e espera tanto de Deus, sabe também esperar e ter fé nos homens e na vida e assim será feliz. Mas o presente não é seu, pois você não precisa dele. Passe-o a quem você acha que tem o espírito de LIDERANÇA.

16. Líderes são pessoas que sabem guiar, orientar e dirigir pessoas ou grupos, com capacidade, dinamismo e segurança. Junto de você que é líder sentimos seguros e confiamos em tudo o que você diz e resolve fazer. Confiamos muito em você, que é líder, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha mais JUSTO.

17. Justiça! Foi o que Cristo mais pediu para o seu povo e por isso foi crucificado. Mas não desanime. Ser justo é colaborar com a transformação de nossa sociedade. Mas já que você é muito justo, não vai querer o presente só para você. Abra e distribua com todos, desejando-lhes FELICIDADES !

E assim o presente é distribuído entre todos !

Autor: Desconhecido

Dinâmica do "O que você parece pra mim..."

Esta dinâmica pode ser empregada de duas maneiras, como interação do grupo com objetivos de apontar falhas, exaltar qualidades, melhorando a socilização de um determinado grupo.

Material: papel cartão, canetas hidrocor e fita crepe.

Desenvolvimento: Cola-se um cartão nas costas de cada participante com uma fita crepe. Cada participante deve ficar com uma caneta hidrocor. Ao sinal, os participantes devem escrever no cartão de cada integrante o que for determinado pelo coordenador da dinâmica (em forma de uma palavra apenas), exemplos:

1) Qualidade que você destaca nesta pessoa;

2) Defeito ou sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa;

3) Nota que cada um daria para determinada característica ou objetivo necessário a atingir nesta dinâmica.

Autor: Desconhecido

3. Dinâmica do Desafio

Material: Caixa de bombom enrolada para presente

Procedimento: colocar uma música animada para tocar e vai passando no círculo uma caixa(no tamanho de uma caixa de sapato, explica-se para os participas antes que é apenas uma brincadeira e que dentro da caixa tem uma ordem a ser feita por quem ficar ccom ela quando a música parar. A pessoa que vai dar o comando deve estar de costas para não ver quem está a caixa ao parar a música, daí o coordenador faz um pequeno suspense, com perguntas do tipo: tá preparado? você vai ter que pagar o mico viu, seja lá qual for a ordem você vai ter que obedecer, quer abrir? ou vamos continuar? Inicia a música novamente e passa novamente a caixa se aquele topar em não abrir, podendo-se fazer isso por algumas vezes e pela última vez avisa que agora é para valer quem pegar agora vai ter que abrir, Ok? Esta é a última vez, e quando o felizardo o fizer terá a feliz surpresa e encontrará um chocolate sonho de valsa com a ordem 'coma o chocolate'.

Objetivos:essa dinâmica serve para nós percebermos o quanto temos medo de desafios, pois observamos como as pessoas têm pressa de passar a caixa para o outro, mas que devemos ter coragem e enfrentar os desafios da vida, pois por mais dificil que seja o desafio, no final podemos ter uma feliz surpresa/vitória.

Contribuição enviada pela usuária: Elizabete/Fortaleza - CE

4. Dinâmica "Tiro pela Culatra"

Essa dinâmica, é desenvolvida exatamente como a número 3 acima. A única diferença é que ao invés de se dizer uma parte do corpo do colega da direita, deve dizer uma tarefa para que esse colega execute.

Quando todos tiverem escolhido a tarefa, Coordenador dá um novo comando:

_Cada pessoa deverá praticar a tarefa, exatamente como foi escolhida para o colega da direita.

É uma dinâmica bem engraçada e é muito utilizada como "quebra gelo ".

Autor: Desconhecido

5. Dinâmica do Sociograma

Esta dinâmica é, geralmente, desenvolvida a fim de se descobrir os líderes positivos e negativos de um determinado grupo, pessoas afins, pessoas em que cada um confia. É muito utilizada por equipes esportivas e outros grupos.

Material: papel, lápis ou caneta.

Desenvolvimento: Distribui-se um pedaço de papel e caneta para cada componente do grupo. Cada um deve responder as seguintes perguntas com um tempo de no máximo 20-60 segundos, cronometrados pelo Coordenador da dinâmica. Exemplo de Perguntas:

1) Se você fosse para uma ilha deserta e tivesse que estar lá por muito tempo, quem você levaria dentro desse grupo?

2) Se você fosse montar uma festa e tivesse que escolher uma (ou quantas desejarem) pessoa desse grupo quem você escoheria?

3) Se você fosse sorteado em um concurso para uma grande viagem e só pudesse levar 3 pessoas dentro desse grupo, quem você levaria?

4) Se você fosse montar um time e tivesse que eliminar (tantas pessoas) quem você eliminaria deste grupo?

Obs: As perguntas podem ser elaboradas com o fim específico, mas lembrando que as perguntas não devem ser diretas para o fim proposto, mas em situações comparativas.

De posse dos resultados, conta-se os pontos de cada participante e interpreta-se os dados para utilização de estratégias dentro de empresas e equipes esportivas.

Autor: Desconhecido

6. Dinâmica do Emboladão

Esta dinâmica propõe uma maior interação entre os participantes e proporciona observar-se a capacidade de improviso e socialização, dinamismo, paciência e liderança dos integrantes do grupo.

Faz-se um círculo de mãos dadas com todos os participantes da dinâmica.

O Coordenador deve pedir que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a mão direita e a mão esquerda.

Em seguida pede que todos larguem as mãos e caminhem aleatoriamente, passando uns pelos outros olhando nos olhos (para que se despreocupem com a posição original em que se encontravam). Ao sinal, o Coordenador pede que todos se abracem no centro do círculo" bem apertadinhos". Então, pede que todos se mantenham nesta posição como estátuas, e em seguida dêem as mãos para as respectivas pessoas que estavam de mãos dadas anteriormente (sem sair do lugar).

Então pedem para que todos, juntos, tentem abrir a roda, de maneira que valha como regras: Pular, passar por baixo, girar e saltar.


O efeito é que todos, juntos, vão tentar fazer o melhor para que esta roda fique totalmente aberta.

Ao final, pode ser que alguém fique de costas, o que não é uma contra-regra. O Coordenador parabeniza a todos se conseguirem abrir a roda totalmente!

Obs: Pode ser feito também na água.

Autor: Desconhecido

7. Dinâmica do Sentar-se no Colo

Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes:

O coordenador propõe que o grupo fique de pé, de ombro-á-ombro, em círculo. Em seguida pede que todos façam 1/4 de giro para um determinado lado ficando em uma fila indiana (assim: xxxxxxxxxxxx), embora em círculo. Ao sinal o Coordenador pede que todos se assentem no colo um do outro e depois repitam para o outro lado. É bem divertido, causando muitos risos !

Autor: Desconhecido

8. Dinâmica do "João Bobo"

Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes e também pode ser observado o nível de confiança que os os participantes têm um no outro:

Formam-se pequenos grupos de 8-10 pessoas. Todos devem estar bem próximos, de ombro-á-ombro, em um círculo. Escolhem uma pessoa para ir ao centro. Esta pessoa deve fechar os olhos (com uma venda ou simplesmente fechar), deve ficar com o corpo totalmente rígido, como se tivesse hipnotizada. As mãos ao longo do corpo tocando as coxas lateralmente, pés pra frente , tronco reto. Todo o corpo fazendo uma linha reta com a cabeça.

Ao sinal, o participante do centro deve soltar seu corpo completamente, de maneira que confie nos outros participantes. Estes, porém devem com as palmas das mãos empurrar o "joão bobo" de volta para o centro. Como o corpo vai estar reto e tenso sempre perderá o equilíbrio e penderá para um lado. O movimento é repetido por alguns segundos e todos devem participar ao centro.

Obs: Pode ser feito também na água.

Autor: Desconhecido

9. Dinâmica do Nome

Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.

Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.


Variação: Essa dinãmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pesso, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.

Autor: Desconhecido

10. Dinâmica do "Escravos de Jó"

Esta dinâmica vem de uma brincadeira popular do mesmo nome, mas que nessa atividade tem o objetivo de "quebra gelo" podendo ser observado a atenção e concentração dos participantes.

Em círculo, cada participante fica com um toquinho (ou qualquer objeto rígido).

Primeiro o Coordenador deve ter certeza de que todos sabem a letra da música que deve ser:

Os escravos de jó jogavam cachangá;

os escravos de jó jogavam cachangá;

Tira, põe, deixa o zé pereira ficar;

Guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá (Refrão que repete duas vezes)

1º MODO NORMAL:

Os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA);

os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA);

Tira (LEVANTA O TOQUINHO), põe (PÕE NA SUA FRENTE NA MESA), deixa o zé pereira ficar (APONTA PARA O TOQUINHO NA FRENTE E BALANÇA O DEDO);

Guerreiros com guerreiros fazem zigue (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA), zigue (VOLTA SEU TOQUINHO DA DIREITA PARA O COLEGA DA ESQUERDA), zá (VOLTA SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA) (Refrão que repete duas vezes).

2º MODO:

Faz a mesma sequência acima só para a esquerda

3º MODO:

Faz a mesma sequência acima sem cantar em voz alta, mas canta-se em memória.

4º MODO:

Faz a mesma sequência acima em pé executando com um pé.

5º MODO:

Faz a mesma sequência acima com 2 toquinhos, um para cada lado.

11. Dinâmica da "Escultura"

Esta dinâmica estimula a expressão corporal e criatividade.

2 x 2 ou 3 x 3, os grupos devem fazer a seguinte tarefa:

Um participante trabalha com escultor enquanto os outro (s) ficam estátua (parados). O escultor deve usar a criatividade de acordo com o objetivo esperado pelo Coordenador, ou seja, pode buscar:

-estátua mais engraçada

-estátua mais criativa

-estátua mais assustadora

-estátua mais bonita, etc.

Quando o escultor acabar (estipulado o prazo para que todos finalizem), seu trabalho vai ser julgado juntamente com os outros grupos. Pode haver premiação ou apenas palmas.

Autor: Desconhecido

12. Dinâmica da "Sensibilidade"

Dois círculos com números iguais de participantes, um dentro e outro fora. O grupo de dentro vira para fora e o de fora vira para dentro. Todos devem dar as mãos, sentí-las, tocá-las bem, estudá-las. Depois, todos do grupo interno devem fechar os olhos e caminhar dentro do círculo externo. Ao sinal, o Coordenador pede que façam novo círculo voltado para fora, dentro do respectivo círculo. Ainda com os olhos fechados, proibido abrí-los, vão tocando de mão em mão para descobrir quem lhe deu a mão anteriormente. O Grupo de fora é quem deve movimentar-se. Caso ele encontre sua mão correta deve dizer _Esta ! Se for verdade, a dupla sai e se for mentira, volta a fechar os olhos e tenta novamente.


Obs: Essa dinâmica pode ser feita com outras partes do corpo, ex: Pés, orelha, olhos, joelhos, etc. Tem o objetivo de melhorar a sensibilidade, concentração e socialização do grupo.

Autor: Desconhecido

13. Dinâmica do"Mestre"

Em círculo os participantes devem escolher uma pessoa para ser o advinhador. Este deve sair do local. Em seguida os outros devem escolher um mestre para encabeçar os movimentos/ mímicas. Tudo que o mestre fizer ou disser, todos devem imitar . O advinhador tem 2 chances para saber quem é o mestre. Se errar volta e se acertar o mestre vai em seu lugar.

Esta dinâmica busca a criatividade, socialização, desinibição e a coordenação.

14. Dinâmica do "Rolo de Barbante"

Em círculo os participantes devem se assentar. O Coordenador deve adquirir anteriormente um rolo grande de barbante. E o primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante, jogar o rolo para alguém (o coordenador estipula antes ex: que gosta mais, que gostaria de conhecer mais, que admira, que gostaria de lhe dizer algo, que tem determinada qualidade, etc.) que ele queira e justificar o porquê ! A pessoa agarra o rolo, segura o barbante e joga para a próxima. Ao final torna-se uma "teia" grande.

Essa dinâmica pode ser feita com diversos objetivos e pode ser utilizada também em festas e eventos como o Natal e festas de fim de ano. Ex: cada pessoa que enviar o barbante falar um agradecimento e desejar feliz festas. Pode ser utilizado também o mesmo formato da Dinâmica do Presente .

15. Dinâmica do "Substantivo"

Em círculo os participantes devem estar de posse de um pedaço de papel e caneta. Cada um deve escrever um substantivo ou adjetivo ou qualquer estipulado pelo Coordenador, sem permitir que os outros vejam. Em seguida deve-se passar o papel para a pessoa da direita para que este represente em forma de mímicas. Podendo representar uma palavra mais fácil, dividí-la e ajuntar com outra para explicar a real palavra escrita pelo participante, mas é proibido soltar qualquer tipo de som.

Autor: Desconhecido

16. Dinâmica da"Verdade ou Consequência? "

Em círculo os participantes devem estar de posse de uma garrafa que deve ficar ao centro. Ao sinal do Coordenador, alguém gira a garrafa e para quem o bico da garrafa apontar é perguntado: _Verdade ou Consequência? Caso ele escolha verdade, a pessoa onde o fundo da garrafa apontou deve perguntar algo e ele obrigatoriamente deve responder a verdade. Se ele responder consequência deve pagar uma prenda (executar uma tarefa) estipulada pela pessoa que o fundo da garrafa apontou. A que respondeu gira a garrafa.

Autor: Desconhecido

17. Dinâmica do " Qualidade"

Cada um anota em um pequeno pedaço de papel a qualidade que acha importante em uma pessoa. Em seguida todos colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro da roda. Ao sinal, todos devem pegar um papel e em ordem devem apontar rapidamente a pessoa que tem esta qualidade, justificando.

Autor: Desconhecido

18. Dinâmica do " Pegadinha do Animal"

Entrega-se a cada participante um papel com o nome de um animal, sem ver o do outro. Em seguida todos ficam em círculo de mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo coordenador, a pessoa correspondente ao animal, deve se agachar tentando abaixar os colegas da direita e da esquerda. E os outros devem tentar impedir que ele se abaixe.

Obs: todos os animais são iguais, e quando o coordenador chama o nome do animal todos vão cair de "bumbum" no chão, causando uma grande risada geral.

Objetivo: "quebra gelo" descontração geral.

Autor: Desconhecido

Dicas de volta às aulas

Gostei bastante deste blog: http://simonehelendrumond.blogspot.com.  Conheçam!!!!




Há várias dicas de volta às aulas:
http://simonehelendrumond.blogspot.com.br/search/label/Volta%20as%20Aulas

E tem postagens sobre o autismo e muito mais!

Livros infantis no site

Este site é muito bom: tem livros de literatura infantil para serem baixados, e-books , cursos gratuitos e muito mais, confiram:

http://canaldoensino.com.br/blog/20-livros-gratis-de-literatura-infantil-para-voce-baixar

TDAH

Conheçam este vídeo sobre TDAH:

http://www.youtube.com/watch?v=nY-4B7WzLP0

E também conheçam o site: www.tdah.org.br  , é muito interessante.

Vejam um pouco que pesquisei por lá:

A Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) é uma associação de pacientes, sem fins lucrativos, fundada em 1999, com o objetivo de disseminar informações corretas, baseadas em pesquisas científicas, sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Além disso, oferecemos suporte a portadores desse transtorno e a seus familiares através de grupos de apoio, atendimento telefônico e, especialmente, resposta a e-mails e postagens de conteúdos em nosso site que é tido como referência nacional na web, com uma média de 200 mil visitas mensais.

O TDAH, também chamado de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção) ou, em inglês, de ADD, ADHD ou de AD/HD, é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, reconhecido oficialmente pela OMS (Organização Mundial da Saúde), através da CID-10 (Classificação Internacional de Doenças).

Algumas Estratégias Pedagógicas para Alunos com TDAH:

Atenção, memória sustentada:

Algumas técnicas para melhorar a atenção e memória sustentadas

1 – Quando o professor der alguma instrução, pedir ao aluno para repetir as instruções ou compartilhar com um amigo antes de começar as tarefas.

2 – Quando o aluno desempenhar a tarefa solicitada ofereça sempre um feedback positivo (reforço) através de pequenos elogios e prêmios que podem ser: estrelinhas no caderno, palavras de apoio, um aceno de mão... Os feedbacks e elogios devem acontecer SEMPRE E IMEDIATAMENTE após o aluno conseguir um bom desempenho compatível com o seu tempo e processo de aprendizagem.

3 – NÃO criticar e apontar em hipótese alguma os erros cometidos como falha no desempenho. Alunos com TDAH precisam de suporte, encorajamento, parceria e adaptações. Esses alunos DEVEM ser respeitados. Isto é um direito! A atitude positiva do professor é fator DECISIVO para a melhora do aprendizado.

4 – Na medida do possível, oferecer para o aluno e toda a turma tarefas diferenciadas. Os trabalhos em grupo e a possibilidade do aluno escolher as atividades nas quais quer participar são elementos que despertam o interesse e a motivação. É preciso ter em vista que cada aluno aprende no seu tempo e que as estratégias deverão respeitar a individualidade e especificidade de cada um.

Optar por, sempre que possível, dar aulas com materiais audiovisuais, computadores, vídeos, DVD, e outros materiais diferenciados como revistas, jornais, livros, etc. A diversidade de materiais pedagógicos aumenta consideravelmente o interesse do aluno nas aulas e, portanto, melhora a atenção sustentada.

5 – Utilizar a técnica de “aprendizagem ativa” (high response strategies): trabalhos em duplas, respostas orais, possibilidade do aluno gravar as aulas e/ou trazer seus trabalhos gravados em CD ou computador para a escola.

6 – Adaptações ambientais na sala de aula: mudar as mesas e/ou cadeiras para evitar distrações. Não é indicado que alunos com TDAH sentem junto a portas, janelas e nas últimas fileiras da sala de aula. É indicado que esses alunos sentem nas primeiras fileiras, de preferência ao lado do professor para que os elementos distratores do ambiente não prejudiquem a atenção sustentada.

7 – Usar sinais visuais e orais: o professor pode combinar previamente com o aluno pequenos sinais cujo significado só o aluno e o professor compreendem. Exemplo: o professor combina com o aluno que todas as vezes que percebê-lo desatento durante as atividades, colocará levemente a mão sobre seu ombro para que ele possa retomar o foco das atividades.

8 – Usar mecanismos e/ou ferramentas para compensar as dificuldades memoriais: tabelas com datas sobre prazo de entrega dos trabalhos solicitados, usar post-it para fazer lembretes e anotações para que o aluno não esqueça o conteúdo.

9 – Etiquetar, iluminar, sublinhar e colorir as partes mais importantes de uma tarefa, texto ou prova.


Tempo e processamento das informações


1 – Usar organizadores gráficos para planejar e estruturar o trabalho escrito e facilitar a compreensão da tarefa. Clique aqui para ver um exemplo.

2 – Permitir como respostas de aprendizado apresentações orais, trabalhos manuais e outras tarefas que desenvolvam a criatividade do aluno.

3 – Encorajar o uso de computadores, gravadores, vídeos, assim como outras tecnologias que possam ajudar no aprendizado, no foco e motivação.

4 – Reduzir ao máximo o número de cópias escritas de textos. Permitir a digitação e impressão, caso seja mais produtivo para ao aluno.

5 – Respeitar um tempo mínimo de intervalo entre as tarefas. Exemplo: propor um trabalho em dupla antes de uma discussão sobre o tema com a turma inteira.

6 – Permitir ao aluno dar uma resposta oral ou gravar, caso ele tenha alguma dificuldade para escrever.

7 – Respeitar o tempo que cada aluno precisa para concluir uma atividade. Dar tempo extra nas tarefas e nas provas para que ele possa terminar no seu próprio tempo.

Organização e técnicas de estudo

1 – Dar as instruções de maneira clara e oferecer ferramentas para organização do aluno desenvolver hábitos de estudo. Incentivar o uso de agendas, calendários, post-it, blocos de anotações, lembretes sonoros do celular e uso de outras ferramentas tecnológicas que o aluno considere adequado para a sua organização.

2 – Na medida do possível, supervisionar e ajudar o aluno a organizar os seus cadernos, mesa, armário ou arquivar papéis importantes.


3 – Orientar os pais e/ou o aluno para que os cadernos e os livros sejam “encapados” com papéis de cores diferentes. Exemplo: material de matemática – vermelho, material de português – azul, e assim sucessivamente. Este procedimento ajuda na organização e memorização dos materiais.

4 – Incentivar o uso de pastas plásticas para envio de papéis e apostilas para casa e retorno para a escola. Desta forma, todo o material impresso fica condensado no mesmo lugar minimizando a eventual perda do material.

5 – Utilizar diariamente a agenda como canal de comunicação entre o professor e os pais. É extremamente importante que os pais façam observações diárias sobre o que observam no comportamento e no desempenho do filho em casa, assim como o professor poderá fazer o mesmo em relação às questões relacionadas à escola.

6 – Estruturar e apoiar a gestão do tempo nas tarefas que exigem desempenho em longo prazo. Exemplo: ao propor a realização de um trabalho de pesquisa que deverá ser entregue no prazo de 30 dias, dividir o trabalho em partes, estabelecer quais serão as etapas e monitorar se cada uma delas está sendo cumprida. Alunos com TDAH apresentam dificuldades em desempenhar tarefas em longo prazo.

7 – Ensine e dê exemplos frequentemente. Use folhas para tarefas diárias ou agendas. Ajude os pais, oriente-os como proceder e facilitar os problemas com deveres de casa. Alunos com TDAH não podem levar “toneladas” de trabalhos para fazer em casa num prazo de 24 horas.


Técnicas de aprendizado e habilidades metacognitivas

1 – Explicar de maneira clara e devagar quais são as técnicas de aprendizado que estão sendo utilizadas. Exemplo: explicar e demonstrar na prática como usar as fontes, materiais de referência, anotações, notícias de jornal, trechos de livro, etc.

2 – Definir metas claras e possíveis para que o aluno faça sua autoavaliação nas tarefas e nos projetos. Este procedimento permite que o aluno faça uma reflexão sobre o seu aprendizado e desenvolva estratégias para lidar com o seu próprio modo de aprender.

3 – Usar organizador gráfico (clique aqui para ver) para ajudar no planejamento, organização e compreensão da leitura ou escrita.

Inibição e autocontrole

1 – Buscar sempre ter uma postura pró-ativa. Antecipar as possíveis dificuldades de aprendizado que possam surgir e estruturar as soluções. Identificar no ambiente de sala de aula quais são os piores elementos distratores (situações que provocam maior desatenção) na tentativa de manter o aluno o mais distante possível deles e, consequentemente, focado o maior tempo possível na tarefa em sala de aula.

2 – Utilizar técnicas auditivas e visuais para sinalizar transições ou mudanças de atividades. Exemplo: falar em voz alta e fazer sinais com as mãos para lembrar a mudança de uma atividade para outra, ou do término da mesma.

3 – Dar frequentemente feedback (reforço) positivo. Assinale os pontos positivos e negativos de forma clara, construtiva, respeitosa. Este monitoramento é importante para o aluno com TDAH, pois permite que ele desenvolva uma percepção do seu próprio desempenho, potencial e capacidade e possa avançar motivado em busca da sua própria superação.


4 – Permitir que o aluno se levante em alguns momentos, previamente combinados entre ele e o professor. Alunos com hiperatividade necessitam de alguma atividade motora em determinados intervalos de tempo. Exemplo: pedir que vá ao quadro (lousa) apagar o que está escrito, solicitar que vá até a coordenação buscar algum material, etc., ou mesmo permitir que vá rapidamente ao banheiro ou ao corredor beber água. Este procedimento é extremamente útil para diminuir a atividade motora e, muitas vezes, é ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO para crianças muito agitadas.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Diâmica - Tudo sobre mim



Primeiro dia de Aula dinâmica - Tudo sobre mim


Objetivos dessa dinamica para primeiro dia de aulas é conhecer o participante, promover o auto-conhecimento e conhecimento do outro além de promover o relacionamento interpessoal e a autoconfiança.

Materiais: Uma folha contendo o formulário abaixo:

a. O que eu mais gosto de fazer?

b. O que menos gosto de fazer?

c. Uma qualidade minha é:

d. Um defeito meu é:

e. Pretendo chegar a ser:

Procedimento: Cada participante receberá uma folha contendo o formulário.

Os participantes terão 15 minutos para responder.

Depois dos 15 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.

Dicas: Promover um ambiente agradavel e descontraído para que todos possam se apresentar.

Observar se o participante tem um bom auto-conhecimento, como reage as respostas de seus colegas.

Tempo de aplicação: 30 minutos

Número máximo de pessoas: 10

Número mínimo de pessoas: 2

Fonte:  http://www.esoterikha.com/

Dinâmicas de grupo, volta às aulas

DINÂMICAS DE GRUPO - ATIVIDADES VOLTA ÀS AULAS


Por que as dinâmicas são ão importantes para facilitar o processo ensinoaprendizagem e desenvolvimento humano?
"Em sala de aula muitas vezes eu professora (Vilmabel) fazia-me às seguintes perguntas:

1) Como posso fazer para que eu consiga assegurar a atenção do meu aluno para o aprendizado sem ter que obrigá-lo?

2) Como dar /apontar limite ao meu aluno?

3) Como melhorar o desempenho do aprendizado dos meus alunos?

4) Como melhorar os valores, atitudes, relacionamento interpessoal e autoestima dos alunos?

5) Como formar seres pensantes e críticos ao mesmo tempo em que transformadores e amáveis?

Em minhas experiências vivenciais em sala de aula obtive o resultado de que as dinâmicas de grupos, exercícios teatrais, brincadeiras, parábolas, fábulas... são técnicas facilitadoras do processo ensinoaprendizagem." (Depoimento da autora Vilmabel Soares)

 DINÂMICAS DE GRUPO AQUI NESSA PÁGINA: LIVRO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VIVENCIAIS


GRAVAR O NOME DO COLEGA

Objetivo: Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.

Material: Nenhum

Procedimento: Em círculo, sentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome, juntamente com um gesto qualquer. Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela. Sendo que todos devem repetir em somatória.



DINÂMICA DO GARGALHAR

Os jogadores sentam-se em círculos escolhendo-se uma para começar. Ao sinal de início, o jogador escolhido exclama: “Há!” ao que o seguinte completa: “Há!, Há!”, cabendo ao terceiro falar: “Há!, Há!, Há!” e assim por diante. Antes mesmo de se completar a volta inteira do círculo, o grupo estará com muita vontade de rir, mas não poderá fazê-lo, pois quem ri sai da brincadeira. É uma prova de resistência. Vence quem ficar por último.


Dinâmicas diversas para trabalhar com o Projeto Virtudes no guia completo que trabalha com virtudes e princípios morais e éticos... no livro: “Práticas Pedagógicas Vivenciais – dinâmicas para trabalhar, valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento, Inteligências Múltiplas/Potencialidades e autoconhecimento”. Vilmabel Soares. Editora Vozes/RJ. 2º Edição. 2010.


"Práticas Pedagógicas Vivenciais - Dinâmicas para trabalhar: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento, autoconhecimento e inteligências múltiplas", editado e publicado pela Editora Vozes, Rio de Janeiro/Petrópolis. 2º Edição. 2010.


Fonte: http://teatroevida.blogspot.com.br/2012/02/acervo-dinamicas-de-grupo-volta-as.html

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Concurso Volta Às aulas com a sabida

REGULAMENTO DO CONCURSO VOLTA ÀS AULA COM A SABIDA




1. OBJETIVO

1.1 A Editora RICA realizará o Concurso Cultural "Volta às Aulas com a Sabida" de acordo com o artigo 3º, inciso II, da Lei nº 5.768/71, que tem como objetivo eleger, de acordo com as regras determinadas por este regulamento, as 3 (três) melhores respostas para a pergunta: “Por que a volta às aulas com a Sabida é mais legal?”.



2. VALIDADE DO CONCURSO/CRONOGRAMA

2.1 INSCRIÇÃO: Início em 21/01/2013 às 09h00 com Té...rmino em 18/02/2013 às 17h00.

2.2 DIVULGAÇÃO DAS 10 (DEZ) FRASES FINALISTAS: 19/02/2013.

2.3 ABERTURA PARA VOTAÇÃO PÚBLICA: Início em 20/02/2013 às 09h00 com Término em 22/02/2013 às 17h00.

2.4 DIVULGAÇÃO DO RESULTADO: 25/02/2013.



3. QUEM PODE PARTICIPAR

3.1 O concurso é aberto a todas as pessoas físicas domiciliada no Brasil, exceto para os colaboradores (funcionários) da Editora RICA e parentes diretos (pais, irmãos, sobrinhos e filhos) de quaisquer outras pessoas envolvidas na organização deste concurso.



4. COMO PARTICIPAR

4.1 Para concorrer o interessado deverá acessar e CURTIR a Fan Page www.facebook.com/asaventurasdasabida, clicar no aplicativo de promoções com o logo do concurso, preencher, gratuitamente, o formulário com os dados solicitados: nome, sexo, data de nascimento, telefone, email, endereço e responder à pergunta: “Por que a volta às aulas com a Sabida é mais legal?”.

4.2 Cada participante poderá enviar no máximo 3 (três) frases, contendo no máximo 200 caracteres, sendo consideradas as primeiras enviadas. As frases enviadas após o limite máximo de 3 (três) frases serão prontamente descartadas e desclassificadas do concurso.

4.3 Para serem aceitas, as frases não poderão conter palavras que incitem à violência, contrárias à moral e aos bons costumes, palavras de baixo calão, palavrões ou ofensas ao nome ou moral de qualquer pessoa física ou jurídica.

4.3.1 Da mesma forma, serão automaticamente desclassificadas as frases que fizerem referências desonrosas a pessoas, locais, obras culturais, crenças, raça, cor, sexo, além daquelas protegidas por direitos autorais, ou que não se refiram ao tema acima especificado. Qualquer resposta que, a critério da Comissão do Concurso, seja considerada inapropriada, será automaticamente desclassificada.

4.4 A frase deverá ser trabalho original do participante e não deverá haver sido previamente publicada ou premiada. Os participantes não poderão copiar o trabalho de terceiros para redigir sua resposta.

4.5 Escritores profissionais (definidos como aqueles indivíduos que recebem pagamento pelos seus trabalhos literários) não poderão participar no Concurso.

4.6 Caso mais de um participante escreva frase idêntica, o desempate entre estes será feito tomando-se por base a data e hora de envio mais antiga.

4.7 Em momento algum poderá a Editora RICA ser responsabilizada por inscrições não recebidas por quaisquer motivos, entre eles, atrasadas, incompletas, incorretas ou inválidas.



5. MECANISMO DE AVALIAÇÃO

5.1 Todas as inscrições recebidas serão analisadas por um Conselho Editorial formada pela equipe da Editora RICA, a qual utilizará os seguintes critérios: (I) Criatividade; (II) Originalidade; (III) Clareza de expressão e utilização de gramática; (IV) Adequação da resposta ao tema do concurso.

5.2 O Conselho Editorial selecionará 10 (dez) frases finalistas para votação pública que ocorrerá na Linha do Tempo da Fan Page www.facebook.com/asaventurasdasabida no período descrito no item 2.3 deste Regulamento. Todo e qualquer cidadão poderá votar na frase que desejar e compartilhar entre seus amigos para que acessem a Fan Page e participem da votação.

5.3 A VOTAÇÃO PÚBLICA SERÁ APURADA E CONSIDERADA O EQUIVALENTE A 1 (UM) VOTO NO PROCESSO DE SELEÇÃO DAS 3 (TRÊS) FRASES GANHADORAS.

5.4 A DECISÃO FINAL NA ESCOLHA DOS 3 (TRÊS) GANHADORES SERÁ PELA SOMA DE VOTOS DO CONSELHO EDITORIAL E O VOTO PÚBLICO.

5.5 Na hipótese de constatação de uso de qualquer método fraudulento ou que a Editora RICA possa julgar fraudulento, com o objetivo de determinado participante obter qualquer vantagem em relação aos demais, a Editora RICA poderá a seu exclusivo critério alterar e/ou anular a mecânica e/ou desclassificar aquele que obteve a vantagem, sem que seja devida qualquer explicação para tanto.

5.6 Todas as decisões do Conselho Editorial serão soberanas e irrecorríveis.



6. PREMIAÇÃO

6.1 Serão premiados os autores das 3 (três) melhores frases eleitas conforme o item 5.

6.2 O 1º (primeiro) colocado receberá, além da premiação descrita no item abaixo, a assinatura gratuita das próximas 6 (seis) edições do gibi As Aventuras da Sabida, a partir da edição 17.

6.3 Os autores das 3 (três) melhores frases receberão a seguinte premiação:

1 kit material escolar contendo:

• 1 mochila

• 1 estojo

• 1 lápis

• 1 borracha

• 1 apontador

• 3 canetas esferográficas na cor azul, vermelha e preta

• 1 conjunto de giz de cera com 6 cores

• 1 conjunto de lápis de cor com 12 cores

• 1 conjunto de canetinhas hidrocor com 12 cores

• 1 caderno com 96 folhas

• 1 bloco de folha de fichário com 96 folhas

1 foto com a moldura da Sabida;

A frase ganhadora publicada junto com a foto na Fan Page e na edição 17 do gibi As Aventuras da Sabida;

3 últimas edições do gibi As Aventuras da Sabida.

6.4 Os ganhadores serão informados via e-mail e telefonema. A premiação é individual e intransferível. O prêmio será entregue ao beneficiário em sua residência a partir da comprovação da veracidade das suas informações cadastrais, podendo ser retirado na Editora RICA pelo ganhador domiciliado na cidade de Taubaté, com data previamente agendada para visita à produção do gibi As Aventuras da Sabida.

6.5 - A Editora RICA responsabiliza-se pelo custo de entrega dos prêmios aos ganhadores, desde que a mesma coincida com o endereço domiciliar especificado no cadastro do Concurso, hipótese em que a entrega será feita até 30 (trinta) dias após a data de divulgação dos ganhadores, descrita no item 2.4.

6.6 O prazo para reclamação do prêmio é de 180 (cento e oitenta) dias, contados a partir da divulgação oficial dos resultados.



7. CONSIDERAÇÕES GERAIS

7.1 Os participantes deste concurso declaram, ao se inscreverem, que concordam com os termos deste Regulamento, declaram serem os autores das frases encaminhadas e que as mesmas não constituem plágio ou qualquer outro tipo de violação de direitos de terceiros, ao mesmo tempo em que CEDEM E TRANSFEREM À EDITORA RICA, SEM QUALQUER ÔNUS PARA ESTA E, EM CARÁTER DEFINITIVO, PLENA E TOTALMENTE, TODOS OS DIREITOS AUTORAIS SOBRE O REFERIDO TRABALHO, PARA QUALQUER TIPO DE UTILIZAÇÃO, PUBLICAÇÃO, REPRODUÇÃO POR QUALQUER MEIO OU TÉCNICA.

7.2 AO ENVIAR SUA FRASE, O PARTICIPANTE AUTORIZA AUTOMATICAMENTE À EDITORA RICA A USAR SUA IMAGEM, NOME, VOZ E DADOS PESSOAIS EM: FOTOS, CARTAZES, FILMES E/OU EM QUALQUER TIPO DE MÍDIA E PEÇAS PROMOCIONAIS.

7.3 As frases recebidas, premiadas ou não, não serão devolvidas.

7.4 Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste regulamento serão apreciadas e decididas pelo Conselho Editorial.

7.5 A Comissão do Concurso se reserva o direito de, a seu exclusivo critério, alterar os termos deste Regulamento, informando previamente os participantes e sempre buscando assegurar a legalidade desse concurso.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Fortes na Tribulação

Hoje ouvi o audio-book Fortes na Tribulação, de Padre Fabrício Andrade da Canção Nova. Este presente ganhei de minha querida e especial amiga Iva. Amei ouvir cada palavra e que mais do que nunca me mostrou que com fé em Deus e Nossa Senhora fui forte nas tribulações e juntamente com meus amigos e familares superei os obstacúlos e quero sempre ter força e fé para quando receber a dona tribulação , ser forte e  ter a paz para seguir em frente !

Deixo aqui algumas frases marcantes que ouvi:

"De vez enquando recebemos uma visita inesperada, a dona tribulação. E não é fácil, mas, somos convidados a fazer uma viagem e superá-la!
É duro e triste saber que ouvindo mentiras e por diversas pessoas, acabamos por acreditar nelas! Mas , o bom é você ,buscar  na palavra de Deus,as direções seguras para superar os problemas.Ele nunca mente!
Creia em Deus, Ele cuidará de você!
.Mantenha seu coração firme e seja constante!
Saiba distinguir uma provação de uma tentação!
Ter paz significa que Deus está conosco e nós com Ele.
Em Deus encontramos a força para a superação dos obstáculos!
Quando a tribulação chega parece que o tempo pára e esquecemos de tudo o que ainda podemos viver!

E hoje ainda li em outro livro que gosto muito: " Viva o tempo que você tem, com paz e tranquilidade no seu coração. Lembre-se que o seu presente é sempre um presente precioso!"

O senhor teu Deus é teu guia ."


A Iva é uma pessoa muito especial em minha vida. Aprendo muito com ela, que sempre me traz alegrias, tranquilidade, apoio, esperança e tudo de bom!
Também postei meu comentário no blog do padre, conheçam:http://blog.cancaonova.com/padrefabricio/um-homem-em-conversao/#comment-68131

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Deixe as preocupações de lado

Hoje li : Deixe as preocupações de lado e viva em harmonia. Anselm Grun. ed. Vozes.
Recomendo os livros deste autor.
Deixo aqui alguns trechos interessantes deste livro que acbei de ler:



" " O que nos intranquiliza, a nós seres humanos, não são as coisas , mas o julagmento que fazemos delas."


Um caminho eficaz é olhar as preocupaçoes de frente , com coragem , e recomendá-las a Deus.

Faça suas coisas sempre com confiança. em vez de me torturar com preocupações, devo simplesmente fazer o que é exigido de mim hoje.

Quando me perturbo é porque meu coração está apertado. não estou comigo mesmo, mas com os outros.
Todo aquele que o aborrece, vence-o.

Soltar é uma arte libertadora. segurar as coisas pode nos prender e criar bloqueios em nós.

"A conciência da minha insuficiência me mantém na simplicidade e evita que eu me torne ridículo. "Papa João XXIII.

"Muitos problemas resolvem-se sozinhos quando lhes damos o tempo necessário para isso." krishna Menon

E tudo oque realmente lhe pertence surgirá imediatamente na sua vida cono por um toque de mágica.a atençao é o caminho para viver em sintonia consigo mesmo.

Todas as manhãs trarao um novo ganho para aquele que todas as noites puder dizer eu vivi. Quando eu realmente vivo hoje, o dia de amanhã também será bem sucedido. viver a vida com leveza e sem leviandade, ser alegre sem ser irresponsável, ter ânimo sem ser eufórico, essa é a arta da vida. Theodor Fontane.

Não permita que seus desejos, por menores que sejam, perturbem seu coração.

Evite cobiçar tudo o que você vê, acreditar em udo o que você ouve, dizer tudo o que sabe e fazer tudo o que pode. quem quer tudo o que vê, nunca chegará a si mesmo.

Nada pode ter exito se naõ for realizado com alegria. quando faço as coisas a partir de uma alegriainterioe, elas terão êxito.

Aprenda a ser quem você é
e aprenda, calmamente,
a renuncir a tudo
o que você não é.

Na vivência da pergunta forma-se a resposta.

Falar com simplicidade sobre as coisas não é sinal de superficialidade,mas de profundidade."

Bebês felizes


Esta semana li o livro que comprei na Casa do Educador: Bebês feleizes com exercícios  jogos
e massagens. Claara María Munõz Gómez, ed.Paulinas.

São dicas de carícias, músicas, relaxamento e outras técnicas para que seu filho tenha um desenvolvimento pleno.E no caso, estas técnicas irei utlizar com minha sobrinha Manuela, aliás já estamos usando e ela reagindo muito bem , desenvolvendo cada vez\mais a cada dia.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Término de minha licença médica

Hoje, 15 de janeiro de 2013,   termina a minha licença médica e graças a Deus segunda-feira, 21 de janeiro,estarei de volta ao trabalho cheia de saúde, paz, energia, alegria e muita vontade de ser e fazer! Agradeço à todos os médicos, fisioterapeuta tia Inês, enfermeiros e queridos amigos e familares por todo apoio , cuidado e carinho que me deram e me fizeram superar tudo o que passei!Meu acidente foi no dia 29 de julho de 2012 e agora mais uma vez celebro a minha vida e de meu noivo!

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Mensagem de Fernando Pessoa

Fernando Pessoa


“Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Temque ter brilho questionador e tonalidade inquietante. A mim não interessam os bons deespírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo.
Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e aguentem o que há de pior em mim. Para isso, só sendo louco. Quero-os santos, para quenão duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças. Escolho meus amigos pelacara lavada e pela alma exposta. Não quero só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade.
Não quero risos previsíveis nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem a realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice.
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto e velhos, para que nunca tenham pressa.Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril”.

PS: PODE SER QUE O AUTOR DESTE TEXTO NÃO SEJA FERNADO PESSOA E SIM  OSCAR WILDE OU MESMO UM AUTOR DESCONHECIDO. SE ALGUÉM SOUBER, POR FAVOR ME INFORME.

O melhor conselho de um pai

Esta mensagem ganhei de minha amiga Valéria e dedico a ela e a todos os meus queridos amigos,mesmo aqueles distantes fisicamente,mas, tão pertos, pois nossa amizade tem a distância do coração.!


O MELHOR CONSELHO DE UM PAI

Um jovem recém casado estava sentado num sofá num dia quente e úmido, bebericando chá gelado durante uma visita à casa do seu pai.
Enquanto conversavam sobre a vida, o casamento, as responsabilidades,as obrigações e deveres da pessoa adulta, o pai remexia pensativamente os cubos de gelo no seu copo, quando lançou um olhar claro e sóbrio para seu filho, e disse:
Nunca se esqueça de seus amigos! - aconselhou
Serão mais importantes na medida em que você envelhecer.
Independentemente do quanto você ame sua família, os filhos que porventura venham a ter, você sempre precisará de amigos. Lembre-se de, ocasionalmente, ir a lugares com eles; divirta-se na companhia
deles; telefone de vez em quando... Que estranho conselho - pensou o jovem. Acabo de ingressar no mundo dos casados. Sou adulto. Com certeza minha esposa e minha família serão tudo o que necessito para dar sentido à minha vida! Contudo, ele seguiu o conselho de seu pai. Manteve contato com seus amigos e sempre procurava fazer novas amizades.
À medida em que os anos se passavam, ele foi compreendendo que seu pai sabia do que falava.
À medida em que o tempo e a natureza realizavam suas mudanças e mistérios sobre o homem, os amigos sempre foram baluartes em sua vida.
Passados mais de 50 anos, eis o que o jovem aprendeu:
O Tempo passa.
A vida acontece.
A distância separa...
As crianças crescem.
Os empregos vão e vêem.
O amor se transforma em afeto.
As pessoas não fazem o que deveriam fazer.
O coração para sem avisar.
Os pais morrem.
Os colegas esquecem os favores.
As carreiras terminam.
Mas os verdadeiros amigos estão lá, não importa quanto tempo nem quantos quilômetros tenham afastado vocês.
Um AMIGO nunca está mais distante do que o alcance de uma necessidade, torcendo por você, intervindo em seu favor e esperando você de braços abertos, abençoando sua vida!
Quando iniciamos esta aventura chamada VIDA, não sabemos das incríveis alegrias e tristezas que experimentaremos à frente, nem temos boa noção do quanto precisamos uns dos outros...
Mas, ao chegarmos ao fim da vida, já sabemos muito bem o quanto cada um foi importante para nós!

Ubuntu

UBUNTU




A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz,
em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo  na África chamada Ubuntu.
Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças,
que achou ser inofensiva.
Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Aí ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.
As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto.
Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.
O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.
Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma dennós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?
Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto
uma competição, certo?
Ubuntu significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós!"
Atente para o detalhe: porque SOMOS, não pelo que temos...

UBUNTU PARA VOCÊ!

Otimismo

Otimismo

"Psicólogos começam a entender o que faz o homem feliz", este é o título de reportagem publicada por um jornal americano de Boston.
"Martin Seligman, professor de psicologia da Universidade da Pensylvania, visto como o pai da psicologia positiva, acredita que uma atitude otimista é fundamental para a felicidade e que as pessoas podem aprender a ser assim...
Depois de trinta anos de pesquisas sobre o assunto, Martin afirma que as pessoas otimistas tendem a minimizar as causas de seus problemas e se acham responsáveis por todas as coisas boas que acontecem em suas vidas."
Diz ainda que "os pessimistas culpam a si mesmos por tudo que dá errado."
Portanto, o ideal é não alimentar tristezas, nem desencantos. Mesmo que os quadros de sofrimentos cresçam no caminho que estamos percorrendo.
Guardemos a certeza: quando tudo parece perdido, surge sempre uma solução inesperada, embora nem sempre do jeito que se pensava. Alimentar pessimismo de nada nos valerá. Sombras não se modificam com sombras.
É a luz que estabelece a claridade na paisagem e espanca as trevas.
O pântano somente se modifica quando drenado.
Estabeleçamos para nós mesmos a tarefa de abrir janelas de otimismo nas salas onde dominam tristezas.
Arejemos os cantinhos escuros do pessimismo com o aroma da esperança.
O pessimismo é doença que provoca doença grave porque se sofre por antecipação por alguma coisa, que muitas vezes nem chega a acontecer.
Não nos cansemos, pois, sob o peso da nostalgia. Nem nos permitamos entorpecer pelos tóxicos das frustrações que todos experimentamos. Entreguemo-nos a Deus e nos deixemos conduzir tranqüilamente.
Com otimismo guardaremos estímulo para o trabalho, vigor para a luta, saúde para a doença das paisagens espirituais e luz para a escuridão que se demora em nós e ao nosso redor.
Nas duas traves da cruz, quando tudo parecia perdido, Jesus nos deixou excelente lição de otimismo.
Morreu para ressurgir em gloriosa madrugada de imortalidade, que até hoje é o Canto Sublime e a rota segura, cheia de alegrias para todos nós.
***
Tenhamos em mente que a luz de Jesus é o clarão que nos aponta o futuro.
Por isso mesmo, não agasalhemos o medo em circunstância alguma.
Se as trevas em forma de calúnia, dor ou perda tentar nos envolver em suas malhas escuras, ergamos a lâmpada do otimismo.
Em nossas orações, aprendamos a pedir a Deus não uma vida sem problemas, mas sim ombros fortes para carregar o fardo bendito das obrigações que nos competem.
E quando o dia parecer muito escuro, recordemos os dias de luz que já vivemos, usufruímos e com os quais nos alegramos. Essas lembranças iluminarão as horas do nosso hoje.