"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Entrega de kit pedagógico

Entrega de kit pedagógico para nossos alunos a pedido da Prefeitura Municipal de Cachoeira Paulista, todos ficaram felizes!!!








 

 
 

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Entrega de kit pedagógico para os alunos


 A Secretaria Municipal de Educação nos proporcionou hoje a entrega dos kits pedagógicos para os alunos da Fase 1 de nossa escola. Pais e alunos ficaram muito felizes !!! A escola recebeu também bolas . Agradecemos a todos da  equipe que nos ajudou na montagem dos kits: Neuza, Kete, Luciane, Fátima, Angela e Lúcia.





I HTPC-2014

10 de fevereiro de 2014,I HTPC na Escola " Maria Zélia Freitas Lorena": estou feliz por receber toda a nossa equipe: Mirella, Odete, Cláudia, Fátima, Magda, Fátima, Luiza, Lúcia, Mariane, Angela, Márcia, Gustavo, Solange e Valter.
O caderno do HTPC deste ano tem uma coruja na capa- símbolo da sabedoria, que a professora Cláudia Macedo fez para mim!!! Amei!!
Iniciamos com a dinâmica: A rede, que fala sobre a importância da troca, que estamos ligados um ao outro, podemos ensinar e aprender e que tem sempre um espaço para outros chegarem acrescentarem seus conhecimentos!






domingo, 9 de fevereiro de 2014

I Roda de Leitura no bairro do Embaú

No dia 8 de fevereiro de 2014, a convite da idealizadora da Roda De Litura do Embaú, Camila fui convidada para dar início a este lindo projeto com a contação de história: Conto da menina leitora que escrevi para este evento e que fala um pouquinho dos autores cachoeirenses, Jurandir Fábio, Izabel Fortes e Jurandir Rodrigues. Nossa escola Maria Zélia fez a doação do livro de Rita Elisa Seda: Fábulas para Seishum e muita de suas fábulas foram lidas durante este momento. Foi um encontro fascinante, amei!! As crianças do bairro fizeram o teatro da cigarra e a formiga, gostei muito!!!
Segue o conto:


 

Conto da menina leitora

 

Por Renata de Castro Camargo

 

Era uma vez uma menina que andava perdida, perambulando pela rua sem saber para onde ir. Em seu coração tinha uma vontade, tinha uma sementinha que queria nascer, mas, ainda não sabia o que era!!!
Até que um dia achou uma sacola e curiosa foi ver o que tinha lá dentro: ah e antes de abrir começou a imaginar muitas coisas que poderia encontrar lá dentro: poderia ser uma passagem para viajar para um lugar distante, poderia ser um chocolate delicioso, um bolo saboroso, um brinquedo divertido ,ah tantas coisas foram surgindo em sua mente... até que resolveu abrir aquela sacola encantada e de dentro dela algo fantástico saiu de lá: um livro!!!! UM LIVRO!!! Ela nunca tinha tido um livro... já tinha visto muitos ,mas, nunca pode ter um seu . Sentou-se e começou a olhar com cuidado: o expectador da vida de Jurandir Fábio , Jurandir Fábio... era seu amigo... e ela percebeu que a vida é cheia de surpresas, ela começou a ler as palavras de alguém que estava pertinho dela. E se empolgou porque assim como rir e coçar é só começar, para ler e se apaixonar pela literatura é só abrir um livro e viajar por cada página. Abriu sua sacola e achou não mais um livro, mas, dois livros: a Ubá do Curumim, da autora Izabel Fortes, Izabel , era professora, contadora de histórias para os netos,hoje esta cachoeirense conta histórias para o Brasil inteiro!!!! Nossa quem escreveu este livro, mora pertinho de mim, de você e me fez lembrar do início da história do nosso Brasil, quando os índios viviam livres por todo o nosso país, foram eles que contribuíram com a formação de nossa cultura! E o livro " os tantos cantos da memória, quantas memórias Izabel nos conta e nos faz perceber o quanto é importante fazemos coisas boas, lermos muitos livros para guardamos nos cantinhos de nossas memórias!
Não consigo parar de ler e agora vou ler  mais um livro: Tessituras, de Jurandir Rodrigues, ele é professor no nosso bairro do Embau, vejam um educador escrevendo livros e vocês alunos também podem escrever , que tal?
Estes livros são de autores aqui do nosso município de Cachoeira Paulista!!! Nossa cidade possui muitos autores precisamos ler os livros deles !!! A cada dia eu leio mais !
Vejam cada livro é como um brinquedo, nos diverte, nos ensina muito. É como comer um bolo, pois, suas palavras nos deliciam a cada letra lida. É como o bilhete de uma passagem,pois, nos faz viajar à muitos lugares extraordinários!!!!
Cada leitura , cada contação de história feita é uma sementinha plantada. Que  muitas flores possam florescer nesta praça encantada!!! Hoje entrego alguns livros para o baú ambulante de vocês , em especial gostaria de recomendar a doação de nossa escola " Maria Zélia Freitas Lorena " e da autora de São José dos Campos, Rita Elisa Seda, o livro Fábulas para Seishum, quem sabe semana que vem alguém irá nos presentear com a leitura de uma de suas fábulas, fica o desafio!!!

 
1º de fevereiro de 2014.

 

 













sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Primeira reunião de pais e mestres-2014

     1ª Reunião de Pais - Fevereiro/ 2014.
ACOLHIMENTO.
APRESENTAÇÃO DA DIRETORA DA  ESCOLA>
APRESENTAÇÃO DA COORDENADORA PEDAGÓGICA
APRESENTAÇÃO DOS PROFESSORES.

Mensagem : a história do lápis:

O menino olhava a avó escrevendo uma carta e perguntou:
     - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E, por acaso, é uma história sobre mim?       A avó parou a carta, sorriu, e comentou:       - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele!       O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.       - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!       - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo. 
"Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à sua vontade".       "Segunda qualidade: de vez em quando preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor."       "Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça".       "Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você."       "Finalmente, quinta qualidade,ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação".
  Fonte: desconheço o autor.

 
         - Assiduidade: a presença dos alunos todos os dias na escola é fundamental para o desenvolvimento deles.

- Realização diária das atividades em sala de aula.

- Fazer as tarefas , sempre que solicitado pelo professor. Pais, olhem sempre o caderno dos  seus filhos.

- Participação dos pais nas tarefas dos filhos (como auxiliar- não fazer por eles).

- Todas as tarefas são propostas de acordo com os conteúdos trabalhados em sala de   aula.

- Alguns professores solicitam que o cabeçalho venha feito de casa . Ajude seu filho a fazer,mas, não faça por ele.

- Importância dos cuidados com a higiene pessoal.

- Observar a cabecinha das crianças constantemente para evitarmos o piolho.

- Necessidade do material escolar. Que as crianças não esqueçam em casa o lápis, borracha, caneta, cadernos.

- Olhar e assinar sempre o caderno de recados.

- Se possível, os alunos deverão vir de tênis quando tiver aula de Educação Física.

- Estimule seu filho, mostre a importância da escola, dê livros para ele ler, vejam seus cadernos.

- Alunos que frequentam Recursos Multifuncionais , as aulas já começaram. Incentive a presença de seus filhos às aulas.

- Este ano , a merenda da Prefeitura e Estado foram separadas em todo o município.

- Projetos 2014: Reforço Escolar, recuperação paralela, leitura.

- O que esperamos dos pais e responsáveis:

- Apoio;

- incentivo aos filhos;

- Parceria com a escola;

- Participação na vida escolar dos filhos.

OUTROS.
Observações: Foi uma reunião muito produtiva!!! Amei contar a história do lápis, alguns pais se emocionaram e muitos refletiram sobre a mensagem!





 

Recepção dos professores- 2014

Recepção dos professores na Escola " Maria Zélia Freitas Lorena" no dia 23 de janeiro de 2013!
Estou feliz com toda a equipe e com nossa diretora Dinair! Que Tenhamos um ano tranquilo, repleto de desafios e conquistas!



PAUTA- INÍCIO DO ANO.
 

ACOLHIMENTO.

DINÂMICA DE GRUPO: O elo.

MENSAGEM: Como está o álbum de sua vida?

ORGANIZAÇÃO DA 1º SEMANA DE AULA.

ENTREGA DE KIT DE MATERIAL ESCOLAR E LIVROS.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES.

CONTRATO PEDAGÓGICO.

REALIZAR JUNTAMENTE COM OS ALUNOS OS “ COMBINADOS”.

SONDAGEM- realizar nos primeiros dias.

DICAS:

1° e 2° ano: nome próprio; letras; ditado de lista semântica;
 Idade; data; números: escrita e quantidade;
Ditado para o 1° ano: 3, 0, 6, 9, 10, 13, 20.
Ditado para o 2° ano: 4, 6, 9, 10, 14, 41, 25, 30.

 
3° ano: nome e sobrenome; letras; ditado de lista semântica; texto que sabe de cor; escrita de um bilhete ou outro tipo de texto.
  Idade; data; números: escrita e quantidade; adição e subtração, antecessor e  sucessor;resolução de problemas.
 Ditado:9, 15, 20, 35, 40, 51, 77, 89, 100, 115, 200.


4° e 5° anos: nome completo; lista semântica;  bilhete; escrita de um conto ou outro gênero textual; interpretação  de texto;
Ditado de números; quatro operações; tabuada; resolução de problemas.
Ditado: 19, 27, 72, 105, 167, 202, 220, 300, 555,     980,  1000, 1300, 2000, 5000.

 

Educação Infantil: desenho do corpo humano( própria criança),nome, letras, ditado de lista semântica.
Idade, dia da semana, cores, números e quantidade( 0 à 10).
 

OUTROS.